Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
TERRITORIALIZAÇÃO DA SAÚDE RURAL: RELATO DE COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PARA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NO OESTE DA BAHIA
Lucas Toriyama Ribeiro, Bianca Sampaio, Ângelo Passos Aragão, Roqueline Bárbara, Amanda Andrade, Ítalo Ricardo Santos Aleluia, Helen Ingrid V Barreto, Viviane dos Santos Patrocínio

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO

Ações que extrapolam limites dos campi universitários são fundamentais para integrar acadêmicos, serviços de saúde, a gestão e a comunidade na constituição de sujeitos para o SUS. Sua operacionalização curricular permite aproximar a formação acadêmica da realidade contextual do processo saúde-doença-cuidado e da gestão do sistema de saúde. Dessa forma, objetiva-se relatar a experiência da territorialização da saúde rural, a partir da cooperação interinstitucional de integração ensino-serviço-comunidade no oeste da Bahia.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Trata-se de uma ação de integração interinstitucional entre alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), o apoio institucional (AI) da Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e a Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Rio Preto-Ba.  A experiência ocorreu articulada com a disciplina “Prática em Saúde Coletiva: a comunidade” e consistiu em uma cooperação técnica para elaboração de Cartografia comunitária da Vila Parnambi (zona rural do município). Participaram da atividade cinco discentes do curso, um docente da instituição, uma residente de Saúde da Família da UNEB, três AI e profissionais do município.

A atividade consistiu nas seguintes etapas: (1) oficina sobre o processo de territorialização; (2) divisão de grupos de trabalho e realização de cadastramento domiciliar e individual dos usuários da vila, das fazendas e comunidades periféricas. (3) Reunião de trabalho com toda gestão municipal para avaliação do processo; e (4) construção de mapa territorial da vila com a atualização populacional e sinalização da distribuição dos agravos.

IMPACTOS

Foram cadastrados 308 usuários, sendo 175 residentes e 53 domicílios na Vila propriamente dita e 133 residentes e 41 domicílios entre as fazendas e comunidades periféricas. No entanto, foi encontrado um número expressivo de residências fechadas, impossibilitando o cadastramento, além do difícil acesso às fazendas, dada grande extensão territorial do município e sobretudo da vila.

Dos cadastros realizados, observaram-se muitas famílias em grande vulnerabilidade social, sem acesso à energia elétrica, sendo muitas das finalizações dos cadastros realizadas à luz de velas - saneamento básico e difícil acesso aos serviços de saúde e educação. Havia um grande número de jovens não alfabetizados, além de residências de taipa, representando situação de vulnerabilidade para incidência de doença de Chagas. Esse quadro foi fundamental para compreensão da importância de ações intersetoriais que extrapolem os limites da saúde e promovam a articulação interinstitucional.

A experiência permitiu uma construção coletiva e cogerida entre os discentes e profissionais envolvidos, sobretudo na compreensão contextual da situação social e de saúde que permeia a Atenção Primária na zona rural, a qual representa um cenário muito heterogêneo e desafiador para o SUS, na busca de uma atenção com perspectiva territorial, integral e equânime.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A vivência na realização da territorialização na saúde rural possibilitou a qualificação não somente dos alunos, mas da gestão municipal a partir de uma ampliada leitura situacional de saúde e seus determinantes sociais, trazendo um panorama realístico para elaboração de estratégias de intervenção a curto, médio e longo prazo condizente com a realidade desta população.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Mapeamento Geográfico; Saúde da População Rural; Educação Médica