Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DE ESTÁGIOS E VIVÊNCIAS NA FORMAÇÃO DISCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO VER-SUS ENQUANTO DISPOSITIVO ESTIMULADOR E FORMADOR NO CAMPO DA SAÚDE.
Robson Diego Calixto, Fernanda Farago Zanlorenzi, Julio Cezar Sandrini, Cesar José Campagnoli, Marilene da Cruz Magalhães Buffon, Rafael Gomes Ditterich

Última alteração: 2017-12-21

Resumo


Os estágios e vivências constituem importantes dispositivos educacionais que permitem aos discentes experimentar um novo espaço de aprendizagem. Viver as rotinas do cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, entendido enquanto princípio educativo e espaço para desenvolver os processos de trabalho no campo da saúde, colabora na formação de profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população. Esse trabalho relata a experiência vivenciada durante o mês de dezembro do ano de 2016 no estado de Alagoas, durante a participação no projeto VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde) do Ministério da Saúde. Este projeto tem como principal problemática a estimulação e a formação inter e multiprofissional dos discentes participantes do projeto, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais capazes de promover transformações no ambiente onde vivem. A metodologia consistiu em uma imersão teórica, prática e vivencial dentro do Sistema Único de Saúde da cidade de Maceió e seus territórios de abrangência, com estudantes de diferentes locais do país e de diversas áreas. Durante todo o período, ocorreram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências do dia a dia, seja através de oficinais e/ou a produção de materiais didáticos como recursos opcionais de ensino. Ao final do período de estágio, foi possível perceber que através do projeto, ampliou-se o conhecimento crítico acerca do Sistema Único de Saúde dos participantes, bem como facilitou a compreensão da lógica de funcionamento do SUS, seus princípios e diretrizes, junto à discussão de saúde em seu conceito ampliado em todos os seus âmbitos. Tal estágio e vivência se fez uma destacada ferramenta no que diz respeito à capacitação interdisciplinar e multiprofissional do estudante, onde, permitiu ao mesmo, uma integração ensino-serviço-comunidade-gestão de excelência, coisa que muitas vezes, não se consegue assimilar pela prática diária das Instituições de Ensino.


Palavras-chave


Saúde; Educação; Vivências; Formação; SUS.