Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET-Saúde/GraduaSUS: Vivências e encontros como ferramentas de aprendizagem na formação profissional
Celly Paranhos Santos, Simone Mendes Carvalho, Walquíria Bahiense de Araújo Couto, Mary Ann Menezes Freire, Maria Helena Carneiro de Carvalho

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


Introdução: O PET-Saúde/GraduaSUS foi consolidado através do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, com a proposta de estimular a integração da orientação teórica com as práticas de atenção nos serviços públicos de saúde. O objetivo do programa é promover a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde de forma que os serviços produzam conhecimento e pesquisa em temas e áreas estratégicas do SUS. A Universidade foi contemplada no PET-Saúde/GraduaSUS , através de um projeto submetido em conjunto pelos cursos de Graduação em Enfermagem, Nutrição e Medicina. Objetivo: Relatar a experiência de imersão no território e as vivências da discente bolsista em um dos cenários de atuação do  PET-Saúde/GraduaSUS, relacionando tal experiência com o currículo pedagógico ofertado pela Universidade, no curso de  graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pela discente bolsista PET, a partir de sua imersão no território. A experiência foi desenvolvida durante o período de julho de 2016 à agosto de 2017 em um dos cenários de atuação do PET-Saúde/GraduaSUS, em uma unidade de saúde que se enquadra nos moldes da Estratégia da Saúde da Família localizada na comunidade da Rocinha - Rio de Janeiro. Resultados: A imersão em um território com inúmeras condições de vulnerabilidade social como a Rocinha, proporcionou à acadêmica uma visão diferenciada da produção do cuidado. Durante a graduação, muitas vezes, os discentes são orientados a seguir um modelo biomédico, reduzido à assistência hospitalocêntrica e curativa, onde o indivíduo é visto apenas como corpo, doença e cura. Entretanto, sabendo-se que saúde não é apenas a ausência de doenças e que muitos outros fatores a condicionam, a graduação deveria estimular a abordagem ao usuário de forma completa, considerando as particularidades do território em que se está inserido, aspectos econômicos e sociais. Nesse sentido, o PET-Saúde/GraduaSUS permitiu que a discente compreendesse o cuidado de forma integral, centrado no usuário, baseado nas demandas e nas necessidades de saúde da população in loco. A visão mecanicista proveniente da graduação engessada, deu lugar a uma perspectiva ampliada, onde a família, comunidade e o território que se está inserido são incorporados ao cuidado. Conclusão: A experiência no PET-Saúde/GraduaSUS, proporcionou uma integração do ensino-serviço para além dos conteúdos teóricos. As vivências no programa permitem que as necessidades dos serviços sejam fonte de produção de conhecimento e aprendizagem. A interdisciplinaridade, a humanização do cuidado e a integralidade da assistência vivenciadas no programa contribuem para uma formação profissional voltada para atuação no SUS.


Palavras-chave


Atenção primária à saúde; Saúde da família; Formação profissional; Ensino;