Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO CONTINUADA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS: experiência de processos educativos em enfermagem.
Thais Aleixo, Anderson Aragão, Lisandra Barbosa, Geyse Dias

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


Apresentação: A qualquer momento de nossas atividades do cotidiano podemos nos deparar com situações que podem afetar a nossa integridade física e/ou de outrem, as quais podem por em risco nossas vidas, um exemplo que podemos citar são as quedas, muitas vezes agravadas em fraturas e/ou hemorragias. Grande parte dessas situações acidentais ou mesmo provocadas podem ser evitadas, porém, quando infelizmente ocorrem, alguns conhecimentos sobre as técnicas de primeiros socorros são fundamentais, visto serem cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Desse modo, saber prestar primeiros socorros possui vital importância à prestação de atendimentos emergenciais. Observou-se durante as experiências acadêmicas nas atividades de prática, que a população carece de conhecimento a respeito da propedêutica adequada a serem realizadas em situações de emergência. Diante da importância que as Técnicas Primeiros Socorros possuem, nos foi solicitado por funcionários de um estabelecimento filantrópico a execução de uma atividade que abordasse o assunto em virtude de ter havido diversos acontecimentos que demandou tais saberes parcialmente desconhecidos por eles. Desse modo, identificou-se a necessidade de orientar e treinar uma equipe de funcionários a respeito dos primeiros socorros, por meio de uma oficina educativa que objetivou instruir o público-alvo acerca das ações a serem realizadas diante das situações acidentais que venham a ocorrer no local, bem como em qualquer outro ambiente. Esta oficina foi ministrada seguindo pressupostos metodológicos presentes nas concepções pedagógicas, humanista e cognitivista, sendo a primeira relacionada ao fato dos executores serem facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando ao público melhor compreensão do tema abordado por meio da comunicação, interação e valorização de seus conhecimentos prévios. A segunda, por sua vez, refere-se a interação em equipe a fim de incentivar a troca de experiências e a cooperação entre os participantes com seus saberes e/ou acontecimentos já vivenciados, ou mesmo que já tenham ouvido falar sobre a temática proposta. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, requisito avaliativo da atividade curricular Processos Educativos em Enfermagem I, da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal do Pará. O local de realização da atividade educativa foi um estabelecimento filantrópico que atende famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e econômica. O público alvo foram os funcionários dessa instituição, que já haviam se deparado em situações acidentais que demandaram conhecimentos de primeiros socorros. Para a realização da atividade foram utilizados os seguintes recursos: projetor multimídia, computador, e objetos que simularam os utilizados para atendimento profissional de urgência e emergência. A oficina ocorreu por meio de uma simulação de acontecimentos voltada para três situações, sendo a primeira, o engasgo, a segunda, queda, resultando em hemorragias e fraturas, e a terceira, choque cabeça com cabeça implicando em desmaio, parada cardiorrespiratória e convulsões. No primeiro momento buscou-se a partir de cada situação problema conhecer quais as prováveis ações tomadas por cada envolvido com o intuito de prestar o socorro imediato a vítima, bem como quais ações de primeiros socorros ou tentativa do mesmo eles já haviam presenciado. Subsequentemente foi explanado de forma clara e objetiva com o auxílio da projeção de slides as devidas ações a serem executadas em cada situação baseada em evidências científicas. Por fim, com o intuito de treinar os envolvidos, bem como avaliar o entendimento sobre a temática, foi simulado o atendimento imediato a vítimas, de cada situação mencionada anteriormente, e por meio dessa interação o conhecimento foi construído. Vale ressaltar que enfatizamos a importância da aplicação prática do aprendizado apenas nos casos em que se sentir apto e seguro, bem como antes de iniciar o socorro avaliar a cena e certificar-se de que os riscos são mínimos, assim como, orientar alguém próximo a chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para atendimento especializado principalmente em situações de fraturas, hemorragias graves e parada cardiorrespiratória. Ressalta-se ainda que nessas situações em primeiro lugar deve-se procurar manter a calma, verificar se a prestação do socorro não trará riscos para o socorrista, visando presta-lo sem agravar ainda mais a saúde da(s) vítima(s). Resultados: Como esperado, observamos diferentes equívocos no que concerne a compreensão sobre as técnicas de primeiros socorros, visto que inicialmente o público socializou diversas situações de tentativa na prestação de primeiros socorros, que não colaboravam com a manutenção das funções vitais e elevavam o agravamento de futuras complicações a vítima, como por exemplo: bater com as mãos nas costas de vítimas de engasgo e se for possível sacudi-las preferencialmente de cabeça para baixo; carregar imediatamente vítimas de traumas e hemorragias levando-as ao estabelecimento hospitalar mais próximo sem avaliar o grau das lesões, sem estancar a hemorragia e sem imobilizar as partes lesionadas; aproximar álcool ou outra substância com odor forte próximo as narinas de vítima de desmaio, iniciar a reanimação cardiopulmonar com técnica ineficaz, conter bruscamente o indivíduo em convulsão, entre outras. Todavia, durante a explicação expositiva-dialogada, a respeito da propedêutica da técnica de primeiros socorros indicada para cada situação apresentada, bem como na demonstração prática mediante a simulação de cada situação problema, observou-se por parte do público uma atenção especial ao que estava sendo exposto, somada a uma participação efetiva e contínua que resultou em uma compreensão satisfatória da temática, sendo oportunizado um processo reflexivo sobre os equívocos cometidos ou já presenciados em decorrência do desconhecimento do assunto, o que contribuiu muito para o aprendizado. Considerações finais: Considera-se notória a importância da experiência vivenciada, pois despertou ainda mais o nosso interesse como acadêmicos, em entender e propagar conhecimentos por meio da prática educativa em enfermagem, além de ser fundamental à construção de um aprendizado significativo através da educação continuada em saúde, visto que a temática abordada é importante no que se refere à prestação de cuidados imediatos mínimos a vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, sendo uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar assistência mais minuciosa e definitiva. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitando complicações futuras e podem, em muitos casos, salvar vidas.


Palavras-chave


Educação continuada; Enfermagem; Primeiros Socorros.