Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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ESTUDANTES DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA EM CENÁRIOS DO SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO CURRICULAR NA ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE
Leandro Ribeiro Molina, Fernanda Manzini, Thaiara Dornelles Lago, Maria Lidia Gonzaga Ribeiro, Marina Dutra Soncini

Última alteração: 2017-11-27

Resumo


APRESENTAÇÃO: A reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Farmácia reafirmou a importância da integração ensino-serviço, ao destacar que a formação deverá contemplar as necessidades sociais em saúde com ênfase no SUS. Partindo disso, vários cursos de graduação em Farmácia implementaram disciplinas de estágio e/ou vivência em cenários de práticas do SUS. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de estágio curricular, na perspectiva de vivências de três estudantes do último semestre do curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como de dois farmacêuticos supervisores locais vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de estágio curricular vinculado à disciplina Estágio Final em Ciências Farmacêuticas, com carga horária de 435 horas, realizado durante o segundo semestre de 2017 em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). A carga horária semanal foi organizada contemplando as atividades de dispensação e gestão da farmácia (60%); participação em reuniões de equipe, visitas domiciliares, atendimentos individuais/interconsultas e grupos de educação em saúde (20%),  planejamento das atividades, estudo e seminário semanal para discussão de temas relacionados à dispensação dos medicamentos dispensados na UBS (20%). Cada estagiária foi vinculada a uma equipe de Saúde da Família (ESF), sendo integrada ao processo de cuidado dos usuários e reconhecendo as possibilidades de atuação e articulação do farmacêutico junto à ESF. Também foram desenvolvidas atividades como territorialização, participação nas reuniões da UBS e elaboração de materiais educativos. RESULTADOS E/OU IMPACTOS: O estágio proporcionou o desenvolvimento de competências como a comunicação com outros profissionais de saúde e usuários, reforçando a importância do farmacêutico na rede de cuidado. A aproximação com os usuários no momento da dispensação mostrou, na prática, o impacto que a dispensação proporciona para o tratamento e cuidado dos mesmos,  demonstrando ser um serviço importante para o desenvolvimento das ações do farmacêutico dentro da Atenção Básica. A participação das estagiárias em uma ESF proporcionou, também, outras possibilidades: discussões de casos clínicos, onde conceitos técnicos e práticos de cuidado, principalmente relacionados à adesão e continuidade dos tratamentos, se mostraram necessários em diversos momentos. O reconhecimento das equipes com as estagiárias e  farmacêuticos responsáveis foi verificado pela demanda gerada, sendo realizadas consultas farmacêuticas/interconsultas e visitas domiciliares ao longo do estágio, além de dúvidas que eram discutidas cotidianamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O estágio proporcionou uma experiência de aprendizado em serviço, possibilitando a vivência do exercício profissional com autonomia e responsabilidade, bem como aplicação de conhecimentos, antes só adquiridos na teoria. As estagiárias puderam reconhecer o lado humano da profissão farmacêutica por meio do contato direto  e acolhimento dos usuários. Os farmacêuticos supervisores locais também avaliam a experiência como extremamente positiva, destacando o convívio com as estudantes e o contato com a academia como um fator importante de estímulo para educação permanente. Assim, este relato ratifica a importância da integração ensino-serviço na graduação em Farmácia, especialmente para formação de profissionais para atuarem no SUS.

Palavras-chave


Educação em Farmácia; Formação Profissional em Saúde; Atenção Básica à Saúde