Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO FERRAMENTO PARA O GERENCIAMENTO DO CUIDADO A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Elielson Paiva sousa, jayme Renato Maia Abreu Cordeiro, Erika Rêgo da Cruz, Amanda sthefpanie Ferreira Dantas, stelacelly coelho toscano de brito, Barbara Lima santos

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


Apresentação: A promoção a saúde e a prevenção de doenças são os meios mais eficazes para a manutenção da saúde, já que elas previnem ou fazem as doenças surgirem de forma mais branda nos indivíduos. Por isso, os profissionais da área da saúde ao fazerem uso de ações educativas direcionadas a população proporcionam aos mesmos a construção de um Ser protagonista no gerenciamento do autocuidado, principalmente para as populações que se enquadram em situações de risco para desenvolvimento e/ou propensão em adquirir patologias. Nesta perspectiva, foi desenvolvido uma ação educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), destinada a moradores de rua. Sendo assim, este trabalho objetiva relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, na realização de uma atividade educativa referente a infecções sexualmente transmissíveis direcionada à população em situação de rua. Descrição da experiência: trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem e a docente da matriz curricular atenção integral a saúde do adulto e idoso da Universidade Federal do Pará, no dia 13/06/2017. Que surgiu pela necessidade de levar informação sobre as patologias para pessoas que frequentam o centro de referência especializado para pessoas em situação de rua em Belém, Pará, Brasil, buscando por meio da exposição dialógica e o lúdico, promover o autocuidado.   Para a ação proposta os materiais utilizados foram: fotos de sinais clínicos de diversas IST’s, uma folha de isopor, fita adesiva, ilustrações do vírus do HIV entrando em contato com anticorpos, uma garrafa com suco de repolho, uma garrafa de limpa alumínio, copos descartáveis, água, preservativo, dois pepinos e brindes para os participantes. A ação educativa foi dividida em dois momentos principais. O primeiro ocorreu uma exposição dialógica por um dos acadêmicos de enfermagem, na qual foi explanado sobre as IST’s de modo geral, mais trabalhando com foco principal em sífilis, gonorreia e HIV, já que atualmente são as infecções sexualmente transmissíveis mais incidentes na atualidade. Para a melhor interação com o público e avaliar o conteúdo discutido, foram distribuídas, aos participantes, fotos com formas clínicas das doenças a cima referidas, para que eles visualizarem de modo mais real possível os sinais da doença e desenvolver da ação eles foram identificando e relacionando cada sinal com a doença a qual pertenciam, ao final da exposição dialógica, as fotos foram coladas no isopor pelos participantes, nos locais respectivos das doenças. Durante a ação, ao abordar as especificidades e a relação do vírus do HIV com as células de defesa do nosso organismo, foi demostrado de modo prático e lúdico. Assim, foi confeccionado um “vírus” com material de isopor e diversos receptores celulares, de tamanhos variáveis, com o intuito de demostrar as especificidades que o vírus apresenta. Ao final do primeiro momento, foi pedido que um voluntário demonstrasse como se faz o uso do preservativo masculino. Posteriormente o acadêmico realizou a demonstração correta da técnica em questão. No segundo momento, se organizou um momento lúdico e descontraído, para isso os acadêmicos encheram copos com água, que desse para todos os presentes e destes copos, uma minoria foi misturado com limpa alumínio, e colocado sobre a mesa sem haver diferencia entre os líquidos. Para iniciar o momento lúdico foi simulado uma pequena festa entre todos os presentes no local, em que cada um pegou um copo que estava na mesa, os participantes foram orientados a trocar os líquidos dos copos com aqueles que lhes passava confiança, depois de um tempo que demos para a festinha foi pedido que eles colocassem os copos em uma mesa que estava à frente de todos, e logo após foi adicionado nos copos suco de repolho, que quando entra em contato com o limpa alumínio deixa a solução de cor rosada e as que não tinha o limpa alumínio ficavam na cor lilás. Com isso percebeu-se que a maioria dos copos ficaram da cor rosa, mostrando que teve muito contaminação durante a brincadeira. E assim buscamos fazerem refletir que ISTs não possui rosto, qualquer pessoa pode vim a se contaminar, e por isso a melhor solução e o uso de preservativo. Resultados e impactos: Durante a exposição dialógica os participantes fizeram muitas contribuições e puderam interagir com os estudantes, expondo assim suas dúvidas e curiosidades. Alguns deles relatarem já ter realizado tratamento para alguma IST e ausência do uso de preservativo durante a relação sexual. Percebemos que os participantes estavam muito interessados na temática trabalhada, pois fizeram muitas perguntas e questionamentos a respeito dos assuntos abordados, principalmente sobre os sinais e sintomas e tratamento das doenças. Também percebemos que a maioria relatou não fazer uso de preservativo durante as relações sexuais, seja, por desconhecer sua importância, por vergonha de solicitar no posto de saúde, ou simplesmente por desconhecer os locais onde são estes são distribuídos gratuitamente. Um fator de risco observado foi que eles desconhecem a técnica adequada de uso do preservativo masculino, pois quando mostramos a técnica certa muitos deles ficaram supressos por existir uma maneira adequada de colocar o preservativo, isso mostra a importância das educações em saúde, pois, técnicas que muitos acham obvias são desconhecidas por algumas pessoas ou grupos específicos.  Também foi nítido a importância dos materiais para facilitar o entendimento deles sobre assuntos complexos, que com a tecnologia utilizada eles entenderam facilmente. Durante o segundo momento após a ação lúdica ficou visível que todos ficaram surpresos com o que tinha acontecido e logo após começaram a buscar, entre si, o culpado por terem sido contaminados. Isso é uma ação típica do ser humano que sempre busca saber a causa ou o porquê de ter acontecido certas coisas em sua vida. Considerações finais: foi nítido perceber a importância da aplicação de ações educativas com o público em questão, onde a mesma possibilitou reflexões acerca do processo de saúde e doença, bem como a construção e ressignificação particular do autocuidado. Com isso ressaltamos a necessidade de os profissionais de saúde exercitarem um olhar mais sensível a valorização e aplicação das práticas educativas como fomento do empoderamento do usuário por ele assistido. Os profissionais devem ter um olhar mais sensível para pessoas em vulnerabilidades já que são uma população de risco para o desenvolvimento de patologia, logo ações educativas como essas são fundamentais para a prevenção e promoção da saúde.


Palavras-chave


educação em saúde, enfermagem, população de rua.