Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relação entre Saúde e Educação como elementos fundamentais nas práticas de vida saudáveis
Louise Constancia de Melo Alves, Josilayne Medeiros da Silva, Thuanny Nayara do Nascimento Dantas, Rosimeire Fontes de Queiroz

Última alteração: 2017-11-23

Resumo


Os setores de Educação e de Saúde são fundamentados na universalização de direitos, oferecendo maior proximidade com os cidadãos nos diferentes cenários do país.  Neste contexto, a articulação da educação escolar à promoção da saúde fortalece a realização de uma política mais integrada, transversal e intersetorial, propondo uma melhor conexão entre os serviços de saúde, a comunidade e os próprios cidadãos. A educação em saúde é um processo útil para o incentivo de práticas de vida saudáveis, proporcionando um compartilhamento dos mais variados saberes para soluções de inúmeras problemáticas. Dessa forma, a escola tem como objetivo primário o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem, desempenhando um importante papel na formação e atuação de pessoas em todas as áreas da vida social. Sendo assim, torna-se um local para ações de promoção da saúde para crianças, adolescentes e jovens adultos. O Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação foi instituído em 2007, visando contribuir para o fortalecimento de ações em desenvolvimento integral e proporcionar à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem a saúde e a educação, no tocante ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens. Portanto, o trabalho executado teve como objetivo desempenhar ações de educação em saúde sobre alimentação saudável vinculado ao Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em uma escola pública localizada próxima a Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro de Cidade Nova, zona Oeste de Natal, RN. A ação foi desenvolvida por alunos do 6º período do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) durante a aula prática do componente curricular Atenção Integral à saúde II, sob orientação da professora responsável e da enfermeira da USF. Inicialmente, realizou-se uma reunião com o diretor da escola para o planejamento de como a atividade seria desenvolvida, assim como a determinação da data e horário. Em seguida, foi determinado o público alvo - alunos do 6º ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 11 a 13 anos de idade. Posteriormente, os acadêmicos responsáveis pela ação, utilizaram parte do horário da aula prática para traçar as atividades que seriam desenvolvidas no dia e no horário marcado. Para isso, os discentes procuraram artigos que trabalhassem dinâmicas sobre o tema com as devidas adaptações para a idade do público alvo. Na abordagem do tema “Alimentação Saudável”, foi utilizada como base o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (2° edição), que apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre a alimentação para promoção da saúde de pessoas, família e comunidade.  A intervenção foi dividida em dois momentos, no qual o primeiro destinou-se a problematização do assunto, em que os alunos seriam indagados com perguntas do tipo: “O que é um alimento saudável?”, “Vocês consomem mais alimentos naturais ou mais alimentos industriais?”, “Quais as consequências de uma má alimentação?”, com uma linguagem adaptada à idade. Após as indagações, foi realizada uma breve exposição sobre os tipos de alimentos e a função de cada um para o corpo, assim como foi mencionado a quantidade diária necessária a ser ingerida. Além disso, houve a exibição de um vídeo sobre os 10 passos de uma alimentação saudável e, logo após, realizou-se perguntas a respeito do que eles conseguiram observar. No final do primeiro momento, ocorreu a explicação dos componentes de uma refeição com alimentos saudáveis e suas respectivas quantidades, com o intuito de que eles soubessem, posteriormente, construir um prato ideal na dinâmica realizada. No segundo momento, foi realizado um circuito de jogos com três estações, visando revisar todo o conhecimento adquirido no primeiro momento. A primeira estação continha representações de refeições preparadas e imagens de alguns alimentos e, de acordo com o que foi dialogado anteriormente, os alunos teriam que montar refeições proporcionando as quantidades diárias de nutrientes necessários para o corpo. Na segunda estação, havia representações de semáforos de trânsito e também figuras de alimentos diversos, onde os alunos tinham que separar da seguinte forma: no sinal verde separar os alimentos que devem ser consumidos diariamente; no sinal amarelo, os alimentos que podem ser consumidos, porém com moderação; e no sinal vermelho, os alimentos que devem ser evitados. Na terceira estação, estavam dispostos em uma mesa diversas figuras de alimentos e cada aluno deveria escolher algumas delas a fim de montar um lanche ideal e, a cada lanche montado, ocorreu uma breve discussão reforçando o que estava adequado e o que não estava adequado. A intervenção foi realizada com 43 alunos. Os materiais usados nas estações foram confeccionados pelos discentes no final de cada dia de aula prática, usando materiais como isopor, cartolina, caixa de sapato, tecido, giz de cera e impressões de alimentos saudáveis e os não saudáveis.Houve o envolvimento das crianças no momento da exposição, falando sobre seus hábitos alimentares e também sobre as consequências de uma má alimentação como, por exemplo, a obesidade, o aparecimento de doenças cardíacas e diabetes. Foi mencionada também a importância de uma associação entre alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares. Além disso, foi demonstrado como são conservados os alimentos industrializados e o quanto fazem mal quando consumido em excesso. É importante destacar que quando foram questionados sobre quem possuía familiares com hipertensão ou diabetes, cerca de 30% dos alunos se manifestaram. Dessa forma, realizou-se a sensibilização dos alunos em relação à importância de iniciar uma vida com hábitos saudáveis o quanto antes, pois tais doenças são também determinadas geneticamente. Diante da proposta aplicada, constatou-se que houve uma participação efetiva das crianças durante as dinâmicas e a maioria souberam responder os objetivos das estações. Sendo assim, a atividade realizada foi satisfatória, tendo em vista que a participação e a evolução dos alunos, no decorrer das atividades, demonstraram a relevância da Educação em Saúde e seu papel como possibilitador de melhorias na qualidade de vida. Portanto, a alimentação saudável é um fator fundamental para o crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de contribuir para o não aparecimento de doenças e suas comorbidades. Logo, é de grande importância trabalhar essa temática nas escolas, bem como em outros ambientes em que a educação em saúde tenha espaço ou se faça necessária. Diante disso, cabe aos profissionais da área da saúde, a responsabilidade de discutir amplamente e de forma horizontal o tema, adequando sempre às necessidades e realidade do público alvo.  
Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Programa Saúde na Escola; Educação; Programa saúde na escola. 


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Programa Saúde na Escola; Educação; Programa saúde na escola.