Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PET/GRADUASUS– UMA VIVÊNCIA POTENTE DE FORTALECIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE POR MEIO DA INTEGRAÇÃO ENSINO- SERVIÇO-COMUNIDADE
Maria Amanda Duarte Pinheiro, Fabiana Manica Martins, Jardel Veloso, Sabrina Mayumi Melo Taniguchi, Nayara de Oliveira Bitencourt, karoline Gomes Broni da Silva, Rina de Freitas Soares, Karla Ferreira de Lima

Última alteração: 2018-06-05

Resumo


Apresentação

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso de medicina preconizam para o acadêmico uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. Visam capacita-lo para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, tendo como principal foco a saúde integral do ser humano, de modo transversal. Para isso, busca articular conhecimentos, habilidades e atitudes que se desdobram, dentre outras, na área da Atenção à Saúde. Desse modo, a participação do acadêmico no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde se faz oportuna e imprescindível objetivando que o acadêmico vivencie, por meio das vivências na Atenção Primária, práticas relacionadas à gestão em saúde, ensino, serviço e comunidade, por meio de uma visão interdisciplinar, nas Unidade Básicas de Saúde de Manaus-AM.

Desenvolvimento

As vivências dentro do PET-Saúde percorrem todos os âmbitos da Atenção primária, oportunizando ao acadêmico a visualização e experimento das práticas e programas ali desenvolvidos. Durante sua realização, iniciada em junho de 2015, o acadêmico pode percorrer desde o espaço físico das Unidades Básicas de Saúde até a participação dos atendimentos ambulatoriais e domiciliares junto aos profissionais da estratégia saúde da família (ESF) bem como participar de forma ativa do diagnóstico situacional, planejamento, procedimentos e ações realizados na UBS.

Resultados

As novas DCN’s ainda estão em processo de implantação e muitos cursos ainda não adequaram as grades curriculares conforme o determinado. Assim, como estratégia de fomento à mudança e para a formação plena do acadêmico de medicina, a participação deste em um programa como o PET-Saúde conduz à experimentação de um contato mais próximo com o serviço realizado pela atenção primária, bem como o contato mais intrínseco com o universo que a permeia, provocando sua aproximação com a comunidade e suas particularidades. Nesse contexto, o acadêmico participa proativamente de todas as ações desenvolvidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), envolvendo-se de forma direta nos processos de Promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários do serviço.

Considerações finais

Vivenciar a Atenção primária por meio do PET-Saúde tem sido uma rica experiência para a percepção da sua importância,  que deve ser explorada e potencializada durante toda a graduação. Tais práticas possibilitam ao acadêmico a visualização da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e da necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar para atingir de forma integral o pressuposto pela Atenção Primária e o almejado pelas novas DCN’s para o curso de medicina.


Palavras-chave


GRADUASUS; Integração; PET-Saúde; Educação; Serviço;