Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-06-05
Resumo
Apresentação
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para o curso de medicina preconizam para o acadêmico uma formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética. Visam capacita-lo para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, tendo como principal foco a saúde integral do ser humano, de modo transversal. Para isso, busca articular conhecimentos, habilidades e atitudes que se desdobram, dentre outras, na área da Atenção à Saúde. Desse modo, a participação do acadêmico no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde se faz oportuna e imprescindível objetivando que o acadêmico vivencie, por meio das vivências na Atenção Primária, práticas relacionadas à gestão em saúde, ensino, serviço e comunidade, por meio de uma visão interdisciplinar, nas Unidade Básicas de Saúde de Manaus-AM.
Desenvolvimento
As vivências dentro do PET-Saúde percorrem todos os âmbitos da Atenção primária, oportunizando ao acadêmico a visualização e experimento das práticas e programas ali desenvolvidos. Durante sua realização, iniciada em junho de 2015, o acadêmico pode percorrer desde o espaço físico das Unidades Básicas de Saúde até a participação dos atendimentos ambulatoriais e domiciliares junto aos profissionais da estratégia saúde da família (ESF) bem como participar de forma ativa do diagnóstico situacional, planejamento, procedimentos e ações realizados na UBS.
Resultados
As novas DCN’s ainda estão em processo de implantação e muitos cursos ainda não adequaram as grades curriculares conforme o determinado. Assim, como estratégia de fomento à mudança e para a formação plena do acadêmico de medicina, a participação deste em um programa como o PET-Saúde conduz à experimentação de um contato mais próximo com o serviço realizado pela atenção primária, bem como o contato mais intrínseco com o universo que a permeia, provocando sua aproximação com a comunidade e suas particularidades. Nesse contexto, o acadêmico participa proativamente de todas as ações desenvolvidas pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), envolvendo-se de forma direta nos processos de Promoção, prevenção e reabilitação da saúde dos usuários do serviço.
Considerações finais
Vivenciar a Atenção primária por meio do PET-Saúde tem sido uma rica experiência para a percepção da sua importância, que deve ser explorada e potencializada durante toda a graduação. Tais práticas possibilitam ao acadêmico a visualização da realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e da necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar para atingir de forma integral o pressuposto pela Atenção Primária e o almejado pelas novas DCN’s para o curso de medicina.