Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO NO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Silvia Letícia Gato Costa, Adailton de Jesus Gomes Costa, Wilson Sabino

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


A Educação Popular em Saúde é uma metodologia singular para o fortalecimento da atenção básica, pois pode proporcionar aos indivíduos que nela estão envolvidos o empoderamento por meio de conhecimentos construídos coletivamente, tornando-os protagonistas de suas ações e libertando-os de opressões vivenciadas rotineiramente na sociedade. Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas no curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde – EdPopSUS, para trabalhadores que atuam na atenção primária à saúde. Trata-se de um relato da experiência de educadores envolvidos em um projeto que foi realizado na cidade de Santarém – Pará e contou com a participação de 35 educandos e educandas, sendo 17 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 07 Agentes de Combate às Endemias (ACE), 07 Indígenas, 03 Técnicas de Enfermagem, 01 Técnica em Saúde Bucal e, para mediar os encontros, contou-se com a atuação de 03 educadores. Foram realizados 17 encontros, no período de maio a outubro de 2017. Nesse ínterim, realizaram-se atividades de compartilhamento de saberes e exposições de trabalhos de diferentes formas, incentivando a criatividade do educando, que tinha total autonomia para desenvolver o tema debatido. Os resultados observados foram que, de maneira lúdica, os educandos se expressaram por meio de paródias, poesias, desenhos, rimas, danças e vídeos. O convívio com os educandos trouxe mudanças significativas na forma de pensar o processo de trabalho, ressignificando saberes e práticas e contribuindo para a quebra de paradigmas. Percebeu-se que a formação trouxe um sentimento de valorização a esses profissionais que se viram como peças fundamentais para a promoção de saúde na comunidade e que a implementação desse processo, por meio da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, aponta para mudanças objetivas que, possivelmente, fortalecerão o trabalho desenvolvido por esse seguimento de profissionais na atenção básica. A realização desse projeto contribuiu também para que se percebesse a importância e a necessidade de mais profissionais de atenção básica, tais como os ACS e ACE, pois são eles que têm o contato com a educação popular em saúde no oeste paraense. Por fim, ficaram claros os benefícios significativos, principalmente no que tange à valorização desses trabalhadores, que acabaram por (re)conhecer-se como fundamentais para o processo de promoção da saúde e prevenção de doenças na população de seus territórios de atuação.

Palavras-chave


Educação Popular em Saúde; Sistema Único de Saúde; Formação Profissional.