Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROJETO EDUCAÇÃO NUTRICIONAL E FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PARACAMBI-RJ.
Bruno Ribeiro da Mota, Rayane Siqueira de Matos, Isabele Sabino de Medeiros

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública e determina que pelo menos 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deve ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar. A Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE) de Paracambi-RJ por muitos anos vem conseguindo atingir esta meta, mantendo uma relação muito boa com estas famílias de produtores rurais sendo referencia em seu Estado federativo.

As unidades escolares tem como parceiros os agricultores familiares, que juntos fornecem um ambiente privilegiado para o desenvolvimento de ações de melhoria direta das condição de saúde dos alunos e seus familiares, além dos funcionários das escolas. Pois entendemos que estes são espaços para pensarmos na saúde dos mesmos através de incentivo ao consumo de alimentos produzidos por famílias de produtores locais e da educação nutricional. Sendo um setor estratégico para a concretização de iniciativas da melhoria do estado nutricional de todos os envolvidos, como o conceito da “Escola Promotora da Saúde”, que incentiva o desenvolvimento humano saudável e as relações construtivas e harmônicas entre alunos, funcionários e agricultores familiares.

A escola é propícia à aplicação de programas de educação em saúde em larga escala, incluindo programas de educação nutricional. Estes devem consistir em processos ativos, lúdicos e interativos, que favoreçam mudanças de atitudes e das práticas alimentares dos escolares e seus responsáveis, dos professores e outros funcionários. Através do matriciamento da equipe de nutrição (nutricionista responsável técnico e estagiárias) com os professores das escolas da rede municipal de Paracambi-RJ, foram realizados trabalhos multidisciplinares que abrangiam o estímulo do consumo de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar. Além das conquistas nutricionais nestes escolares, o consumo destes gêneros fortalece a rede social dos agricultores melhorando a economia através do aumento da produção destes alimentos.

 


Palavras-chave


Educação Nutricional; Saúde na Escola; Agricultura Familiar;