Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Educação para promoção a saúde das mulheres: Um relato de experiência em assentamento de reforma agraria, mosqueiro – PA.
Adriana do socorro uchoa da silva, Fabiolla de cassia soares cardoso, Cintia evelyn pessoa dos santos, landara furtado de brito, Marcos Valerio Santos da silva

Última alteração: 2018-03-30

Resumo


APRESENTAÇÃO: O trabalho relata a experiência vivida após o VI Estagio Interdisciplinar de Vivencia (EIV), que ocorre nos assentamentos do estado do Pará, no ano de 2015.  Tem o intuito de integrar os discentes, de varias áreas de conhecimento, com as barreiras e a realidade vivida pela reforma agraria nos assentamentos e ocupações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). Ademais, contribuir para a formação política e profissional destes, com seu processo de conscientização em relação às possibilidades de práticas relativas com o cuidado da saúde nas áreas. Diante da formação e da experiência vivida, o presente trabalho objetiva mostrar as intervenções ocorridas após o VI EIV-PA, no assentamento Mártires de Abril em mosqueiro – PA, e a importância da educação para a promoção a saúde da mulher, dentro das áreas de reforma agraria. DESENVOLVIMENTO: O projeto de extensão, VI EIV-PA, tendo caráter observacional, foi dividido em três etapas: a formação, onde os estudantes passavam por construções politicas; a vivência, quando os discentes foram divididos e deslocados para áreas do MST, onde puderam conviver com as famílias que estavam organizadas nos movimentos sociais e observar as necessidades da comunidade; e a retomada, nessa ultima fase, os discentes, se reuniram para compartilhar suas experiências durante os dias de vivência no seu assentamento , pontuar as necessidades e avaliar o estagio como um todo. Após a retomada, diante das necessidades da comunidade e a falta da atenção a saúde adequada, foi planejada uma intervenção para levar educação e promover à saúde as mulheres. RESULTADOS E IMPACTOS: Levantamentos feitos em 2010 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA), mostra a realidade da qual vivenciamos no VI EIV-PA, da qualidade de vidas dessas famílias. Dos grupos que residem no norte, 65% relataram que as condições das vias de chegada às comunidades são precárias, o que acarreta dificuldade no acesso, para 77% , a unidades de saúde ou hospitais. A pesquisa mostra que 46,22% das famílias assentadas em todo o Brasil são compostas por pessoas do sexo feminino, sendo que mais de 50% dessas estão na faixa etária de 25 a 60 anos de idade, a qual é recomendada os exames de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero (PCCU). Diante da precariedade do acesso e da importância em promover os cuidados à saúde. Retornamos a comunidade Mártires de Abril, onde ministramos palestras às mulheres, sobre a relevância do PCCU e dos cuidados a saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O VI EIV proporcionou levar a essa comunidade conhecimentos a cerca do câncer de colo uterino e propagou os cuidados a saúde. Oportunizando, ainda, uma educação mais humanizada contribuindo para a formação pratica de um profissional diferenciado, com uma visão critica-reflexivo da realidade dos movimentos sociais e das suas necessidades.


Palavras-chave


saúde da mulher; promoção a saúde; Câncer de colo do útero