Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PET-SAÚDE/GRADUASUS: VIVÊNCIAS COM A IMPLANTAÇÃO DO TEMPO PROTEGIDO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DA FAMÍLIA N24
JARDEL VELOSO, Fabiana Manica Martins, Gracivone Lima da Silva, Nayara de Oliveira Bitencourt, Karoline Gomes Broni da Silva, Maria Amanda Duarte Pinheiro, Karla Ferreira de Lima, Ida de Fátima Castro Amorin

Última alteração: 2018-06-14

Resumo


INTRODUÇÃO

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde tem como um dos seus eixos norteadores o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade, caracterizado como instrumento para a qualificação em serviço dos profissionais de saúde e vivências direcionadas aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Um dos objetivos do PET SAÚDE é contribuir para a formação de profissionais de saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas de saúde do País (BRASIL, 2010).

Neste contexto de vivências no Sistema único de Saúde - SUS, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma proposta ético-político-pedagógica que visa transformar e qualificar a atenção à saúde, os processos formativos, as práticas de educação em saúde, além de incentivar a organização das ações e dos serviços numa perspectiva intersetorial (BRASIL, 2014).

A EPS pode ser entendida como aprendizagem-trabalho, ou seja, ela acontece no cotidiano das pessoas e das organizações. Ela é feita a partir dos problemas enfrentados na realidade e leva em consideração os conhecimentos e as experiências que as pessoas já têm (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2015)

Desse modo, em Manaus o Tempo Protegido faz parte do trabalho de implantação da Política Municipal de Educação Permanente em Saúde, instituída por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Município no dia 26 de abril de 2016, como estratégia do SUS para a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

A Unidade básica de saúde da família N24 (UBSF N24), localizada no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus, foi selecionada para participar da estratégia “Tempo Protegido”, que representa uma das ferramentas de Educação Permanente desenvolvida pela SEMSA. Nela, as equipes de saúde das unidades reservam um tempo livre para a análise de processos do seu ambiente de trabalho que visa melhorar o desempenho do pessoal em todos os níveis de atenção e funções do respectivo processo de produção. Portanto, o objetivo desse trabalho é relatar a vivência da implantação do tempo protegido, ou seja, da Educação Permanente em Saúde Unidade de Saúde da Família N24, na visão de um aluno do PET GRADUA-SUS.

METODOLOGIA:

O PET/SAÚDE está em ação na unidade já faz 6 meses e durante esse período foi realizado um diagnóstico situacional do território de abrangência e da própria UBSF, com o resultado obtido dessa análise surgiu a necessidade da implantação da EPS. Para que ocorresse a implantação foi necessário um processo interno, só depois dessa ação foi possível dá início a implantação do tempo protegido.

O tempo protegido onde todos os profissionais estão presentes sempre ocorre na sala do dentista por ser o local maior da Unidade que acontece em média a cada 15 ou 30 dias, no período matutino ou vespertino e varia de acordo com a necessidade em sanar as adversidades encontradas ao longo do decorrer dos dias na unidade. O dia do encontro é sempre na sexta-feira, pois é o dia em que a unidade tem um menor fluxo de usuários.

As ações são intermediadas por um facilitador e pautados de acordo com as necessidades identificadas pelos profissionais uma vez que a política de educação permanente considera que se deve articular as necessidades dos serviços prestado para saúde.

Os tópicos apresentados são trabalhados primeiramente de forma teórica, através de filmes, leituras, e apresentações no PowerPoint. Logo após ocorre um debate que tem como intuito estimular o envolvimento entre os profissionais, propiciando assim, a troca de informações e opiniões que possam melhorar a qualidade dos trabalhos da equipe e consequentemente na execução dos serviços prestados para comunidade. Em seguida realiza-se uma dinâmica que visa contribuir e incentivar a interação social e profissional, assim mantendo o espírito de equipe.

Por fim, o atual facilitador da reunião estimula os outros integrantes a expor novas sugestões para serem abordadas e discutidas nos próximos encontros juntamente com as quais poderão ser encontradas no dia a dia até o próximo encontro e, então nomeia um dos membros para ser o facilitador da reunião sucedente. Durante as reuniões os temas debatidos variam desde as atualizações sobre área específica, oficinas, e às melhorias destinada ao atendimento dos usuários que procuram o atendimento do sistema único de saúde -SUS disponível através da unidade.

É importante enfatizar que os encontros estão diretamente ligados aos princípios e diretrizes do sistema único de saúde como a integralidade, equidade e os outros 11 princípios existentes na Constituição Federal. Sendo esse um momento valoroso para fortalecer tais elementos que são os pilares da saúde pública em todo território.

 

RESULTADOS

Nas semanas subsequentes ao primeiro encontro a respeito do tempo protegido integrado à UBSF- N24, ao qual teve como principal pauta a ser trabalhado: a importância do acolhimento. Fora evidenciada pela equipe a necessidade e o significado da compreensão para com o usuário, para que assim pudessem compartilhar de uma melhora na qualidade dos atendimentos e serviços prestados, e assim expandir o atendimento humanizado, ao qual visa compreender e ouvir melhor o indivíduo, sendo assim, caracterizando-se como ponto chave para que ambos vivenciassem a interação serviço-comunidade com êxito.

O resultado obtido de um atendimento mais humanizado está ligado diretamente com o que a Política Nacional de Humanização preconiza, que é o atendimento acolhedor que busca fortalecer iniciativas de humanização, valorizando o trabalho na saúde.

Além de acrescentar e propiciar melhorias ao atendimento e a própria interação interpessoal entre os profissionais da unidade, as reuniões serviram como momentos de reflexão e aprendizados vinculados as melhorias adquiridas mediantes aos debates expostos pelos integrantes da equipe. Sendo assim, após a introdução do tempo protegido, notou-se uma melhoria da interação serviço-comunidade relatada pelos próprios funcionários, e isso foi uma conquista causada pelos pontos que foram solucionados após as pautas trabalhadas e desenvolvidas em formas de dinâmicas, debates e exposição de sugestões direcionadas as falhas encontradas diariamente pelos profissionais da unidade.

A vivência na implantação tem um forte impacto na minha formação como acadêmico e futuro profissional da saúde, me mostrando a importância do atendimento humanizado, do trabalho em equipe e do quão é necessário ter políticas públicas que atentem para atenção primária sempre focando na melhora do processo de trabalho.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O PET-Saúde possibilitou a oportunidade de formação acadêmico-profissional na linha da integralidade da atenção e do cuidado, além do conhecimento da Política Nacional de Educação Permanente e com isso a vivência da implantação do tempo protegido. Estas vivências para futuros profissionais da saúde que desejam atuar na saúde pública necessitam ser multiplicadas para o fortalecimento dos princípios do SUS na atenção básica.

Contudo o tempo protegido se mostrou uma estratégia eficaz através da EPS para formação e desenvolvimento da equipe. E é importante para promover o encontro onde todos possam expor suas críticas e assim trabalharem em equipe em cima das pautas para melhorem o seu processo de trabalho, assim beneficiando os usuários do serviço que a unidade pode oferecer.

Para que outras unidades tenham acesso a essas estratégias é necessário profissionais comprometidos e que estejam dispostos a lutar contra as dificuldades diárias encontradas em uma unidade, assim mostrar aos demais os pontos positivos de ações que beneficiem, tornando a saúde um bem de todos.

 


Palavras-chave


PET-SAÚDE; EDUCAÇÃO PERMANENTE; TEMPO PROTEGIDO