Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AÇÃO EDUCATIVA COM USO DO LUDICO PARA CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Vaneska Tainá Pinto Barbosa, Fernanda Cruz de Oliveira, Claudiane Santana Silveira Amorim

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


APRESENTAÇÃO: O processo de hospitalização é visto como uma situação de sofrimento e estresse, causado por algum agente patológico que interfere nas funções fisiológicas do organismo tendo necessidade de tratamento e intervenção a partir dos cuidados de uma equipe multiprofissional.  A criança hospitalizada acaba vivenciando essa experiência de uma forma mais complexa ocasionando medo, insegurança e estresse devido todas as mudanças oriundas do processo de hospitalização, que afeta o contexto familiar, social e cultural da criança. O papel de ser criança torna-se sufocado pelas rotinas e práticas hospitalares que tratam a criança como paciente, que necessita apenas de cuidado e que precisa ficar imobilizado e isentos de participar dos acontecimentos ao seu redor. Atualmente, o uso da ludicidade no ambiente hospitalar tem ganhado grande expressividade com a finalidade de minimizar os problemas ocasionados pelo processo de hospitalização e passa ver a criança em seu aspecto biopsicossocial levando em consideração suas fases de desenvolvimento e crescimento. Na pediatria o uso do lúdico auxilia na recuperação da criança doente, minimiza o trauma psicológico da internação, reduz o tempo de internação e facilita o uso de ação educativa para efetividade no cuidado visando à recuperação, reabilitação e manutenção da saúde. A educação em saúde, legalmente, é uma atribuição da Enfermagem e pode abranger diversos temas, ela também deve ser inserida em lugares diferentes, com públicos diferentes, em forma de roda de conversa, palestras, brincadeiras entre outros métodos, mas jamais deve ser esquecida ou menosprezada, pois através de uma boa educação, bons hábitos são adquiridos e o conhecimento é dissipado, já que os ouvintes tornam-se multiplicadores do conhecimento adquirido, além de trocar experiências com os responsáveis pela educação, enriquecendo ainda mais os conhecimentos de ambos os lados. Um bom enfermeiro utiliza vários recursos para manter a educação em saúde no seu ambiente de trabalho, e pode contar com o auxilio dos demais membros da equipe multiprofissional para uma educação continuada e eficaz. As academias, atualmente, estão procurando cada vez mais incentivar esse interesse nos discentes, fortalecendo assim um assunto de alta relevância para a vida profissional e da saúde pública. OBJETIVO: (1) Discutir a importância da ação educativa através do lúdico para crianças hospitalizadas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por discentes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), a partir da vivência em um grupo de voluntários na região metropolitana de Belém. A ação foi realizada em um hospital público do município de Belém, capital do estado do Pará, na ala de pediatria, no ano de 2017. Utilizou-se o uso de fantoche como lúdico para realizar a ação educativa sobre higiene bucal e outras  atividades,  havendo a entrega de kits de higiene (creme dental, escovas de dente e toalha de rosto) aos pacientes envolvidos. A ação educativa foi realizada na área aberta da ala da pediatria onde existem cadeiras e mesas apropriadas para as crianças, o grupo de discentes levou os kits prontos de higiene oral e um cenário para encenação com o uso de fantoches. A encenação foi dinâmica, pois, além do uso dos fantoches foram utilizadas músicas infantis, brincadeiras e uma breve explanação sobre a importância da higiene oral dentro das atividades. Sendo assim, a ação educativa foi dividida em três momentos. O primeiro momento aconteceu o acolhimento das crianças onde foi realizada uma dinâmica para cada um se apresentar e começas a criação de um vínculo com os discentes, o segundo momento foi explicado o motivo da ação e qual seria o tema bordado, sendo que todo dialogo era feito com linguagem acessível às crianças e por fim, o terceiro momento foi realizado a encenação com o uso de fantoches e falas imitando a voz dos personagens criados. Posteriormente, as demais brincadeiras e a explanação sobre o tema escolhido. Após o terceiro momento foi realizado um feedback envolvendo as crianças e seus responsáveis a fim de perceber o envolvimento dos mesmo com a ação educativa e a sua compreensão acerca do tema abordado. RESULTADOS: A partir da ação educativa foi possível alcançar os objetivos esperados quanto à compreensão das crianças do assunto abordado pelo grupo e, através da estratégia do lúdico também foi possível salientar a importância da higiene bucal e o uso adequado dos materiais entregues ao final da ação. A prática educativa não só contribuiu para o apoio educacional de higienização bucal, mas também, para amenizar o estresse causado pela internação das crianças abordadas, de forma descontraída e com o uso de recursos correspondente para crianças, que causou descontração e contribuiu para uma melhora significativa no humor dos mesmos, reduzindo os choros causados pelo estresse que estavam bem evidentes antes da realização das atividades . CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pode-se concluir que o uso do lúdico no âmbito hospitalar, em conjunto com a educação em saúde, favorece para a efetividade do cuidado a fim de proporcionar uma assistência de qualidade e holística. Através da educação em saúde apresentada de forma lúdica, foi perceptível a interação das crianças hospitalizadas com o envolvimento em todas as brincadeiras, que eram de cunho educativo e ressaltavam a importância da higiene oral, utilizando uma linguagem acessível e compreensiva para a faixa etária, ouve maior liberdade das crianças durante a ação, que foi possível pelo vínculo criando no inicio da atividade e sua resposta emocional (altas gargalhadas). Os acompanhantes ao final da ação relataram de forma verbal a importância dessas atividades que dificilmente ocorrem no ambiente hospitalar. Após a atividade, houve uma roda de conversa entre os discentes da universidade fora do ambiente hospitalar, onde foi discutida a importância da adequação da educação em saúde a todo tipo de público e o quanto atitudes simples podem contribuir para a melhora do quadro clínico dos pacientes não apenas da pediatria, mas como de todas as clínicas do hospital. Através da atividade, houve um grande acúmulo de experiências e mais uma vez pode-se perceber o quanto a enfermagem pode ajudar na execução de atitudes importantes e ao mesmo tempo, simples, dentro de um ambiente que carrega consigo um olhar de dor e sofrimento pelos usuários e seus acompanhantes.


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em saúde; Pediatria