Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VAMOS FALAR SOBRE PARIR? EXPERIÊNCIA DE RODA DE CONVERSA COM GESTANTES EM RECIFE-PE.
Francisco Jaime Rodrigues de Lima Filho, Francisco Jaime Rodrigues de Lima Filho, Maria Isabelle Barbosa da Silva Brito, Maria Isabelle Barbosa da Silva Brito, Leila Karina de Novaes Pires Ribeiro, Leila Karina de Novaes Pires Ribeiro

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


A gestação configura-se como um período de dúvidas para as gestantes, principalmente no que diz respeito ao momento de dar à luz e a qual tipo de parto escolher, desse modo, repercutindo nas experiências vivenciadas pelas mulheres. Nesse sentido, o presente resumo tem como objetivo descrever a experiência de educação em saúde sobre trabalho de parto desenvolvida com gestantes da cidade de Recife-PE. A narrativa dos acontecimentos desse relato acompanha as vivências de dois residentes em Saúde Coletiva acolhidos pela capital pernambucana e que foram convidados por uma instituição que presta serviços aos trabalhadores do comércio e a comunidade em geral, para conduzirem um encontro do grupo de gestantes mantido pela mesma. Optou-se por organizar o momento de educação em saúde no formato de roda de conversa, para isso, as gestantes sentaram em cadeiras organizadas em círculo. Deu-se início ao momento indagando as gestantes os seus nomes, suas gestações prévias e seus anseios com relação ao momento do parto. Em seguida, procedeu-se a exibição de um vídeo informativo a respeito do trabalho de parto, as formas de dar a luz e os direitos que são garantidos as gestantes nesse momento. Posterior a isso, a fim de facilitar a condução do encontro, utilizou-se apresentação de slides com perguntas norteadoras acerca de como identificar o trabalho de parto, como proceder nessa situação e quais as atitudes que podem facilitar o processo de parir. Verificou-se unanimidade entre as gestantes sobre a escolha pelo parto normal; os anseios relatados relacionavam-se a expectativas com relação as dores sentidas e a recuperação após o trabalho de parto. A escolha pela estratégia de roda de conversa mostrou-se eficaz justamente por propiciar a troca de experiências entre as gestantes, já que, as mesmas foram elevadas ao nível de sujeito, tendo os seus saberes considerados como essenciais no processo ensino-aprendizagem de todo o grupo. Assim, foi possível perceber uma intensa participação das gestantes durante a realização da atividade educativa. Aquelas mulheres que já haviam parido anteriormente puderam contribuir com as suas vivências, contando aquilo que sentiram e como agiram em determinadas situações. Assim, foi possível perceber uma intensa participação das gestantes durante a realização da atividade educativa demonstrada através da interação e interesse do grupo em expressar suas sensações. Conclui-se com o presente relato, que tal estratégia educativa configura-se como ferramenta valiosa no que tange aos aspectos relacionados às experiências vivenciadas em coletividade. O método adotado possibilitou a quebra de processos educativos formais que levam em consideração apenas os saberes dos profissionais de saúde, colocando-os no centro do procedimento. As gestantes tiveram a oportunidade de contribuir com a discussão, participando ativamente do processo educativo dos seus pares. A organização circular e a atitude dos facilitadores ao mostrarem-se no mesmo nível das mulheres, criaram um ambiente propício para a troca de saberes entre os envolvidos, que refletiu de maneira significativa na satisfação das gestantes, que verbalizaram terem gostado da estratégia utilizada, do mesmo modo que informaram terem sanado dúvidas referentes à temática abordada.


Palavras-chave


Educação em saúde; Roda de Conversa; Saúde Materna