Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PERCEPÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO E SEUS INSTRUMENTOS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL NA ATENÇÃO INTEGRAL EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA.
Gabriela Amorim Barreto

Última alteração: 2018-01-21

Resumo


 

Apresentação: As Residências Multiprofissionais em Saúde são programas de pós-graduação de formação prática e teórica, onde o residente é inserido em serviços do SUS por um período de dois anos, com o auxílio e orientação de trabalhadores que atuam nesses espaços, os chamados Preceptores (ABIB, 2012).  As avaliações formais também fazem parte da atividade da preceptoria (RICER, 1998). A avaliação deve ser um processo reflexivo sobre a aprendizagem e impulsionadora de sua continuidade (ALONSO et al, 1992), sendo um processo dinâmico e construtivista permitindo ao avaliador agir da forma mais adequada possível, objetivando a aprendizagem efetiva por parte do educando (PERRENOUD, 1999). Em 2013, foi instalado pela Universidade do Estado do Pará a Residência Multiprofissional de Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia. O instrumento avaliativo em uso atualmente é o REGISTRO DE ATITUDES, uma tabela que lista as competências e habilidades à serem avaliadas no residente, atribuindo o preceptor notas de 0 a 10 para cada quesito. Diante deste cenário lançou-se a problemática: Qual a percepção de residentes e preceptores acerca da avaliação e seus instrumentos utilizados na Residência Multiprofissional? Desenvolvimento: Pretendeu-se com este estudo identificar a percepção dos preceptores e residentes da Residência Multiprofissional sobre o processo avaliativo vigente e seus instrumentos, criando a partir daí um novo instrumento avaliativo, mais dinâmico e objetivo para uso no programa de Residência. A amostragem foi composta por preceptores e residentes em atuação no HRBA que após tomarem conhecimento sobre o teor da pesquisa aceitaram participar e a assinaram do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo foi de natureza qualitativa no campo descritivo. Os participantes foram ouvidos em uma entrevista estruturada com quatro questões que detectou a percepção e opiniões sobre o processo avaliativo na residência. As entrevistas foram gravadas e transcritas gerando um corpus textual. A análise do corpus foi processada no software Iramuteq, obtendo-se uma estatística textual e a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) sob forma de dendograma, uma impressão gráfica das falas dos entrevistados.  A análise dos dados gerados pelo Iramuteq foi realizada seguindo os princípios da Análise de Conteúdo, onde as informações estão sendo tratadas por Categorização e Subcategorização e seguindo os princípios da Repetição e Relevância. A pesquisa segue as normas da Resolução CNS 466/12 e foi aprovada no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado do Pará – Campus XII, CAAE: 67572317.0.0000.5168. Resultados: O estudo demonstrou multiplicidade de saberes de residentes e preceptores sobre processo avaliativo e seus instrumentos, acusando dúvidas e insegurança no ato de Avaliar e ser avaliado, bem como desconhecimento de um número expressivo de sujeitos sobre os métodos e instrumentos avaliativos. Considerações Finais: Os resultados apresentaram muitas aproximações com estudos semelhantes. Sugere-se que mais programas sejam investigados, traçando assim uma realidade mais abrangente e identificando as dificuldades que podem e devem ser contornadas no que tange ao sistema avaliativo vigente.

 

 

 


Palavras-chave


Avaliação; Ensino; Aprendizagem.