Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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"Oficinas do Cuidado”: Uma Experiência de Cuidado em Saúde Mental com Estudantes de Graduação de um Curso de Medicina
Alessandra Aniceto Ferreira de Figueiredo, Mônica Gomes de Andrade

Última alteração: 2018-01-02

Resumo


A proposta de desenvolvimento de um Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e da abertura de vagas para estudantes em várias universidade do país, tem possibilitado, cada vez mais, a entrada de jovens no ensino superior, em especial, com as propostas de inserção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que propicia o acesso às universidades públicas do país, e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior . Contudo, nesse processo também pode ser observado um número significativo de estudantes de graduação que tem queixas de intenso sofrimento psíquico. A necessidade de deslocamento desse(a)s estudantes para realizar sua graduação em outras cidades, em alguns casos, em centros urbanos distantes dos locais onde residem, contribui para a fragilidade dos laços sociais, conferindo extrema vulnerabilidade psicossocial a este grupo. Somado a isso, há ainda o processo de disciplinamento dos corpos e de incentivo a competitividade e a individualidade que o ambiente acadêmico, muitas vezes, propicia. Mediante o quadro descrito, estão sendo desenvolvidos grupos com estudantes de graduação do curso de Medicina da UFRJ, para construção de espaços em que esses possam falar sobre si e seu sofrimento, como também para funcionar como local que possibilite o fortalecimento de laços sociais e a construção de afetos entre aqueles que fazem parte do grupo. Esses grupos, denominados Oficinas do Cuidado, tiveram início em março de 2014, como uma atividade prática para o oitavo período do curso de Medicina da UFRJ, Macaé. Inicialmente, foram desenvolvidas como um grupo de reflexão voltado para o cuidado de si, que utilizava arte e filosofia como disparador para a conversa. A construção do diálogo se dava no “aqui e agora” do grupo, com as demandas que o(a)s estudantes apresentavam. Em agosto de 2016, com o interesse e entusiasmo dos professores da disciplina de Saúde Mental, o trabalho se expandiu. A partir então, estão sendo realizadas Oficinas do Cuidado no primeiro, segundo, terceiro, quarto, oitavo períodos e no internato do curso de Medicina, com encontros quinzenais, tendo uma duração média de uma hora e meia; o número de participantes em cada grupo varia entre cinco e quinze pessoas, por particularidades de cada turma. Em alguns desses encontros são utilizados recursos, como textos, músicas, canetas, lápis de cor, folhas em branco, filmes, dentre outros materiais que servem como disparadores para a realização do diálogo e da reflexão. Considera-se que a realização desses grupos contribui para o desenvolvimento de espaços de fala que os estudantes necessitam, os quais podem auxiliar na construção de estratégias coletivas para o enfrentamento das dificuldades do cotidiano, no fortalecimento de vínculos interpessoais, na produção de autonomia e na prevenção ao sofrimento mental. Nesse sentido, se constitui enquanto um importante espaço de cuidado, que pode servir como mobilizador para a construção de outras práticas de cuidado, para além do âmbito acadêmico.

Palavras-chave


práticas de cuidado; promoção a saúde; estudantes de graduação