Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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PET-GRADUA/SUS e o empoderamento do saber e troca de experiências entre gestantes e acadêmicas de Fisioterapia no Hospital Universitário de Campo Grande-MS
Bianca Espinosa dos Santos, Micheli Silva Alves, Leila Simone Foerster Merey

Última alteração: 2017-12-30

Resumo


Apresentação: A Diabetes mellitus gestacional (DMG) pode ser descrita como a intolerância aos carboidratos diagnosticada primeiramente durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto. É o problema metabólico mais comum na gestação e tem prevalência entre 3% e 7% das gestações. O Programa de Educação pelo Trabalho - PET Gradua/SUS tem por objetivo a mudança na formação profissional por meio de vivências na realidade dos serviços de saúde em áreas prioritárias do SUS, onde o aluno se torna o centro do processo de formação profissional. Sendo o Diabetes Mellitus o tema escolhido pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande–MS, um dos territórios escolhidos para abordagem é a Maternidade do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, onde as ações são realizadas com as gestantes portadoras de DMG, visando o autocuidado e promoção da saúde. Desenvolvimento do Trabalho: As atividades realizadas pelas acadêmicas do PET acontecem nas quartas-feiras, dia em que as gestantes encontram-se internadas no Hospital para controle glicêmico. As ações são divididas em dois momentos sendo:  uma roda de conversa, palestra ou dinâmica para abordagem de assuntos visando a saúde da mulher, saúde da família e a saúde do bebê. No período de 2016/2017 foram abordados: amamentação, importância paterna, direitos da mulher, importância do exercício físico, como fortalecer o assoalho pélvico, doação de leite, parto humanizado, uso racional de medicamentos, oficina de shantala, desenvolvimento psicomotor da criança, entre outros. Em segundo momento, são realizados exercícios do método Pilates para melhora da qualidade de vida e incentivo ao auto-cuidado e prática de exercícios físicos. O empoderamento do saber feminino acontece por meio da troca de saberes das acadêmicas e convidados a palestrar juntamente com experiencias vividas pelas integrantes do grupo. Por meio dele, a mulher enriquece seu conhecimento a respeito da Diabetes Melittus e Qualidade de Vida possibilitando melhores possibilidades para enfrentamento de doenças. Impactos: As integrantes do grupo são participativas, empenhadas, dominam saberes populares e midiáticos. Quanto a novos conhecimentos questionam e expõem opiniões a respeito. É de grande valor ao acadêmico poder estar inserido na relação ensino-serviço-comunidade e participar destas troca de saberes. Por meio destas atividades, o aluno amplia habilidades e competências como melhora da comunicação e autonomia, ampliação dos conhecimentos sobre o SUS e as realidades vivenciadas pelo usuário do serviço de saúde. Considerações finais: A educação popular em saúde é uma ferramenta importante para o empoderamento do usuário e seu papel consciente e ativo no controle e no tratamento da comorbidade. A interação acadêmico-paciente é uma via de mão dupla, favorecendo os processos de aprendizagem, não apenas técnico-científico, mas também maior humanização do cuidado e ampliação das competências relacionadas às habilidades interpessoais. Proporcionar atenção à saúde nos níveis de prevenção e promoção à saúde é fundamental em grupos vulneráveis e a participação do fisioterapeuta nestas atividades contribui para a desmistificação da atuação profissional, do comprometimento social a respeito do adoecer e as formas de intervir na saúde coletiva, criando vínculos interpessoais e profissionais.

Palavras-chave


Diabetes; Atenção Primária; Gestação;