Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Papo Reto: educação social e em saúde com adolescentes na UBS Caeté-Açu (Vale do Capão), Palmeiras, BA
Nathália de Mattos Santos, Hugo Nilo Alecrim Pinheiro, Raimundo Cirilo Marques Neto

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


O Projeto Papo Reto foi desenvolvido na UBS Caeté-Açu como contribuição do estágio em Saúde Preventiva de dois estudantes de medicina da Universidade Federal de Sergipe. A partir do diálogo com a equipe de saúde e da análise da dinâmica local, identificou-se que os adolescentes da comunidade, em geral, acessam esse serviço apenas em demandas urgentes, acompanhamento obrigatório para beneficiários de programas sociais ou realização de pré-natal. Desse modo, visando estabelecer um vínculo entre eles e a Unidade através de atividades educativas, com temas de caráter social e/ou de saúde pertinentes à faixa etária, idealizou-se o referido projeto – posteriormente, denominado Papo Reto pelos participantes.

Inicialmente, os estagiários responsáveis reuniram-se com o corpo docente da escola municipal do distrito Caeté-Açu – via escolhida para acessar o público-alvo – para apresentar a proposta e conhecer as principais demandas a serem trabalhadas com os estudantes. Para compreender melhor a realidade onde o projeto viria a adentrar, participaram de reuniões entre pais, professores e coordenadores da escola. Foi realizada, então, a primeira atividade: oficina sobre Gênero, Sexualidade e Educação Sexual, na escola, com as turmas do ensino médio. A partir desse contato, propôs-se encontros semanais na UBS semelhantes a esse e, conforme a disponibilidade deles, foi escolhida a tarde das segundas-feiras.

Sob a assessoria dos idealizadores, aconteceram seis encontros com os seguintes temas: Desafios da Adolescência, Machismo e Violência, Drogas – consumo e efeitos, Setembro Amarelo – cuidados com a saúde mental e prevenção do suicídio (dividido em duas etapas) e Desconstrução de Estereótipos e Preconceitos; o público atingido foi de 14 participantes, de 13 a 18 anos. As atividades foram construídas coletivamente, ao passo que os adolescentes sugeriam temas e outras ideias; com metodologia participativa, utilizando recursos como dinâmicas, músicas, vídeos, filmes e confecção de cartazes; condução sem avaliação moral e com linguagem acessível; e ampla divulgação, através de papeis informativos colados nos murais da escola e lembrete por parte dos professores em sala de aula. O Projeto foi registrado detalhadamente e disponibilizado tanto virtualmente quanto por escrito em um caderno para que outros estagiários dessem continuidade ao trabalho.

A partir da implantação do Projeto, a UBS Caeté-Açu passou a ter a realização de atividades educativas – de suma importância à promoção de saúde – como parte do cronograma semanal. Além disso, houve a consolidação do objetivo central: o fortalecimento do vínculo entre a UBS e os adolescentes, bem como com a escola municipal – um passo muito importante para a comunidade, visto que se trata de duas das principais instituições locais. Por fim, as discussões realizadas contribuíram bastante com a formação pessoal dos envolvidos, já que abordaram temas comumente tratados como tabus e/ou negligenciados nos ambientes escolar e familiar; também fomentaram neles o anseio de estender essas informações aos meios onde estão inseridos – conforme relataram por escrito na dinâmica de avaliação do Projeto –, compreendendo o papel social de educadores populares na construção de uma sociedade mais justa e equânime.

Palavras-chave


educação social; educação em saúde; adolescentes; vínculo; comunidade