Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
WORKSHOP EM SAÚDE MENTAL E HUMANIZAÇÃO: QUAL É A SUA LOUCURA?
Luciane Leite Grossklags, Antônio Carlos Bonanoni Filho, Rosecler Cazzonato Siqueira, Adelita Krambeck Bahr, Luiz Carlos da Silva

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


 

O Workshop em Saúde Mental e Humanização é um evento regional do SUS realizado pelo do Centro de Atenção psicossocial (CAPS I) de Indaial em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura Municipal de Indaial, no Estado de Santa Catarina, que conta com a participação dos usuários, familiares, comunidade, gestores, profissionais de saúde, da educação e da assistência social de vários municípios deste Estado.

 

Este evento tem como finalidade a integração de todos os atores envolvidos com a saúde mental e com a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), desmistificando o olhar tradicional da loucura e dos transtornos mentais através de uma linha de cuidado humanizada.

 

O evento objetiva propor o empoderamento dos usuários através de suas experiências exitosas promovendo espaços para apresentações artístico-culturais, de socialização, promoção da cidadania e do movimento da economia solidária.

 

A Região do Médio Vale do Itajaí, no Estado de Santa Catarina foi colonizada por imigrantes europeus, constituindo-se num ambiente cultural singular, representado em suas construções, na gastronomia típica, na religiosidade, nas manifestações artístico-culturais, nos hábitos e costumes.

 

O Workshop de Saúde Mental e Humanização consagra a integração das potencialidades tradicionais e culturais da região às diversas ações do cuidado em saúde mental. O evento, desta forma, divide-se entre dois eixos temáticos, o primeiro eixo sempre convida o participante a refletir: Qual é a sua loucura? Qual o sentimento, laço social, vivência ou fenômeno que nos sensibiliza? O segundo eixo temático ou subtema é proposto a cada ano pela equipe multiprofissional e usuários do CAPS I de Indaial.

 

No ano de 2017 o IV Workshop de Saúde Mental convidou os participantes a uma metáfora, qual seja: a retirarem suas máscaras e refletirem sobre os diversos papéis que consubstanciam a personalidade humana ao longo da nossa existência.

O evento assume a feição de um workshop por ser dinâmico, democrático e eclético, contando com a intensa participação do público em todos os momentos através de exposição de artesanatos e produtos confeccionados em grupos e oficinas terapêuticas dos serviços, apresentações artístico-culturais, especialmente danças, teatros e bailes típicos, além dos depoimentos dos usuários, familiares e profissionais acerca de suas vivências na saúde mental.


Para a realização desse evento articulamos a participação dos diversos atores envolvidos por meio da sensibilização dos usuários, gestores e profissionais do SUS, SUAS e da Educação com o intuito de fortalecer a Política de Saúde Mental na Região conforme preconiza as normas do Ministério da Saúde.

 

Considerando os múltiplos fatores contributivos para a dificuldade de adesão dos usuários nos serviços, tais como: isolamento social; preconceito; resistência ao tratamento; distâncias geográficas; uso de medicamentos psicotrópicos; baixa cobertura das estratégias de saúde da família e vínculos familiares fragilizados.

 

Considerando a necessidade de adaptação da metodologia ambulatorial clássica, baseada no binômio “queixa-conduta” na esfera de uma relação hierarquizada entre profissionais e usuários como pressuposto para uma atenção psicossocial efetiva por meio de redes de cuidado, inclusiva e estimulante da autonomia dos sujeitos.

 

A escolha do formato do evento é fruto de construção coletiva envolvendo as instituições inscritas, integrantes não só da RAPS, mas das diversas redes de cuidados, incluindo, conforme já exposto, dispositivos assistenciais, educacionais e artísticos.

 

O Workshop em Saúde Mental e Humanização realizado pelo CAPS I de Indaial já faz parte do calendário nacional da Rede HumanizaSUS do Ministério da Saúde, ocorrendo tradicionalmente no mês de maio em alusão ao dia da Luta Antimanicomial, comemorada nacionalmente no dia 18 de maio.

 

Por se um evento de grande importância e envergadura para a nossa região, os serviços que trabalham com saúde mental dos municípios já se organizam para participarem anualmente deste espaço de reflexões e vivências.

 

A cada ano observa-se o aumento de usuários e instituições presentes neste evento, sendo que a IV edição, realizada no dia 10 de maio de 2017 contou com a presença de 279 participantes.

 

A avaliação do evento faz-se por meio de pesquisa quantitativa dos participantes, serviços e instituições através das fichas de inscrição e pelo retorno espontâneo dos participantes através das redes sociais, depoimentos e divulgação na mídia.

 

Desde a primeira edição, ocorrida em 2014, conseguimos inserir diversos usuários num ambiente acolhedor, livre de preconceitos e propício a reflexão sobre as múltiplas potencialidades dos usuários tidos como sujeitos de direitos e deveres.

 

A participação dos usuários facilita a construção de vínculos terapêuticos duradouros e potentes, permitindo que o usuário se beneficie, individualmente ou em grupo, das estratégias terapêuticas destinadas a redução de danos ou de eventos críticos/agudos.

 

A interação não hierarquizada dos participantes também contribuiu para que inúmeros profissionais da saúde e agentes da comunidade se dispam da visão tradicional do usuário da saúde mental pautada num olhar sobre a doença/queixa e desabilitante das potencialidades implícitas dos sujeitos.

 

Por ser um evento já reconhecido na região, o Workshop em Saúde Mental e Humanização fortalece os vínculos entre as instituições, aproxima os familiares dos serviços facilitando a formação do cuidado em rede.

 

O Workshop em Saúde Mental e Humanização é uma ação exitosa que expõe um SUS de qualidade e diferenciado porque prestigia o trabalho em rede, o cuidado humanizado e compartilhado, o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais.

 

Contribui também para a reabilitação do sujeito, a reinserção dele na sociedade, o estímulo ao desenvolvimento autônomo e a ressignificação do usuário em relação à vida cotidiana. Além de ser um espaço de trocas de experiências entre os vários serviços e instituições das diversas redes de cuidado da região.

 

E por fim permite ao profissional ter um olhar diferenciado dos transtornos psicossociais, desprendendo da formalidade do cuidado acadêmico e tecnicista para um cuidado diferenciado, pautado na singularidade do sujeito e no vínculo terapêutico.

 

O Workshop em Saúde Mental e Humanização: Qual é a sua loucura? Demonstra que a atenção psicossocial no SUS pode prestigiar múltiplos saberes e múltiplas formas de cuidados que se amoldam às necessidades do sujeito em sofrimento psíquico, revelando-se um instrumento potente para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e para o fortalecimento da saúde mental na região da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI).

 

 


Palavras-chave


Saúde Mental e Humanização