Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Compreensão do processo saúde-doença: bases para intervenções em enfermagem.
Elielson paiva sousa, jessica soares barbosa, dayana de nazaré antunes Fernandes, Jayme renato maia abreu cordeiro, leila gabrielle costa macedo, barbara Cybelle monteiro lopes, erika rego da cruz, Vera Lúcia de azevedo lima

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


A concepção acerca do processo saúde-doença é dinâmica e varia conforme a trajetória da história, oriunda de percepções relacionadas a fatores culturais, históricos, sociais, econômicos, ambientais e até políticos. Cada indivíduo tem uma percepção sobre os processos que envolvem o adoecimento e reestabelecimento da saúde, isso significa que conceituar saúde e doença é no mínimo complexo por existir diversas dimensões que vão muito além do significado das palavras. Nesse âmbito a epidemiologia tem papel relevante na construção do conhecimento acerca do processo saúde-doença no âmbito das populações, por meio do seu método de gerar dados concretos que podem fornecer apoio para a saúde pública de forma geral. Mas, é no âmbito do ensino das bases epidemiológicas na graduação dos cursos de saúde que se entende quão relevante é sua introdução quando se analisa a significação do processo saúde-doença no tocante a população e seu contexto, ou seja, o ensino da epidemiologia acomoda bases que proporcionarão aos estudantes de saúde, como por exemplo, futuros enfermeiros, a entender o significado de adoecimento e reestabelecimento da saúde em todas as dimensões existentes para aplicar intervenções futuras no que diz respeito à saúde do indivíduo e comunidade. Diante de tal contexto, propõe-se como questionamento: Como os indivíduos percebem o processo saúde-doença? Isso pode ajudar em futuras intervenções realizadas por parte de futuros profissionais de saúde? Objetiva-se, portanto, compreender as diferentes percepções sobre o processo saúde-doença e os fatores associados o determina a fim de instigar como o futuro profissional de enfermagem pode incluir as noções desse processo na assistência e intervenção. Método do estudo: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no período de 01 de outubro a 31 de dezembro de 2016, aplicando-se 12 questionários para com indivíduos residentes atualmente na cidade de Belém do Pará. As perguntas que nortearam a pesquisa e estudo foram: O que significa na sua concepção ter saúde? E o que contribui para que as pessoas tenham saúde? O que significa na sua concepção estar doente? E o que faz com que as pessoas adoeçam? Com bases nas entrevistas concretizadas foram incluídos todos os 12 indivíduos do grupo amostral, escolhidos de forma aleatória. A partir do questionário, as informações foram condensadas, analisadas pelo crivo matemático, utilizando estatísticas e porcentagens, e colocadas em forma de tabelas e quadros, utilizando o programa Microsoft Office Excel, para promover a leitura e a identificação de dados relevantes que incluíam iniciais do nome, idade, sexo, religião, renda, naturalidade, estado civil, escolaridade e profissão somadas às respectivas respostas dos entrevistados acerca do processo saúde-doença. Resultados: Este estudo verificou a avaliação das diferentes percepções acerca do processo saúde-doença que cada indivíduo dentro do grupo amostral pesquisado, apresenta, de forma a possibilitar que tais concepções do senso comum são importantes na prática dos futuros profissionais de Enfermagem. A maioria das pessoas entrevistadas no questionário aplicado citou a questão da atividade física, o que é um ponto positivo, mesmo elas não possuindo um aporte de conhecimento científico e visão profissional que correlacionasse manutenção da saúde e exercício físico. É importante frisar que os dois idosos entrevistados não citaram atividade física na concepção sobre saúde. Isso revela que é necessário promover esse ideal para com pessoas de tal faixa etária. No que diz respeito à outra correlação feita para com o processo saúde-doença, a nutrição adequada e correta foi um fator citado e lembrado pela maioria dos entrevistados, assim como no aspecto do que eles entendem por doença. A falta de certos nutrientes, assim como hábito alimentar incorreto, com excesso de gorduras é bem apreendida pelo senso comum como fator influenciador direto no processo saúde-doença. Os participantes deste estudo percebem também que a questão do bem-estar com si mesmo é relevante no que eles entendem por processo saúde-doença. Isso revela que âmbito psicológico merece atenção. Os entrevistados em sua maioria compreendem o quão a saúde mental, psique e autoconceito são importantes para uma pessoa. Exemplo disso, quando uma mulher sofre violência psíquica por não se enquadrar em determinado padrão de beleza, esta não se encontra em bem estar, logo não há totalidade em saúde. Já a questão da variável ambiente foi outro ponto abordado pelos participantes do estudo fazendo parte da concepção saúde-doença. Isso é importante, pois se o ambiente ao qual se encontra a pessoa é poluído ou é escasso o saneamento básico, as chances de ocorrência de doença são maiores. Evidenciou-se que apenas duas pessoas, dentro do grupo amostral do presente estudo, citaram diretamente o quesito renda quando se perguntou sobre a concepção saúde-doença, isso revela que nem sempre todo o dimensionamento que abrange tal processo é apreendido pelas pessoas. Ter renda satisfatória contribui para que os indivíduos tenham qualidade de vida, pois, em comunidades de baixa renda algumas doenças são mais prevalentes. Considerações finais: Nesse sentido, é necessário que o futuro profissional da enfermagem se prepare para entender as diversas percepções sobre saúde-doença e as variáveis envolvidas a elas, uma vez que as intervenções devem levar em consideração o indivíduo em suas peculiaridades e o ambiente ao qual se encontra. O futuro profissional de enfermagem deve captar durante a graduação aspectos que busquem entender o que cada pessoa pensa sobre processo saúde-doença a fim de oferecer assistência para com o indivíduo e compartilhar de percepções do mesmo processo com o intuito de orientar o usuário de saúde de acordo com suas peculiaridades dentro de todo um contexto social, econômico e cultural, e, na pesquisa realizada o grupo amostral pesquisado soube observar os vários determinantes que influenciam a saúde-doença, utilizando aporte do conhecimento oriundo do cotidiano, assim como seus conhecimentos provenientes dos mais variados níveis de escolaridade. As questões que envolviam sexo, renda, estado civil e religiosidade da pessoa entrevistada ajudaram a esclarecer se alguns desses aspectos influenciariam na concepção saúde-doença que as pessoas têm, mas de forma geral as respostas eram semelhantes, visto que tiveram percepção ampla sobre o processo saúde-doença, apesar de algumas ressalvas. Desse modo, é necessário que os indivíduos compreendam os fatores que afetam a saúde para manter esse estado, assim como o profissional deve entender isso a fim de orientá-los na promoção da saúde.


Palavras-chave


Processo saúde-doença; Compreensão; Enfermagem