Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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SIMULAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Nayara Cristina da Silva Bento, Soraya Maria de Medeiros, Fillipi André dos Santos Silva, Verônica Rodrigues Fonsêca Costa, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Marília Souto de Araújo, Bianca Calheiros Cardoso, Márcia Laélia de Oliveira Silva

Última alteração: 2018-05-27

Resumo


Apresentação: À tecnologia produzida tão rapidamente pela ciência tem gerado mudanças nos paradigmas da formação nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo nas áreas de ciências da saúde. A simulação pode ser considerada uma dessas mudanças, uma vez que como estratégia de ensino-aprendizagem rompe com o modelo da pedagogia da transmissão colocando o discente no centro de ensino aprendizagem. No decorrer dos cursos de graduação os graus de complexidade aumento conforme as exigências das disciplinas. Para atender aos objetivos dessas disciplinas a simulação usa de técnicas metodológicas para ampliar experiências reais por experiências guiadas e planejadas de forma a transmitir sensações em uma situação real. A simulação de alta fidelidade permite interações e se aproxima de praticamente todos os aspectos humanos seja com simuladores robóticos ou com o uso de paciente-padrão, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo, competências psicomotoras e cognitivas. Nesse sentido, objetiva-se analisar o uso da simulação realística no contexto do ensino de tópicos em Atenção Primária à Saúde enquanto estratégia de ensino e aprendizagem no contexto da formação em Enfermagem. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que teve como foco o ensino a partir da simulação realística de alta fidelidade no âmbito da formação em saúde e, especificamente, em Enfermagem. A pesquisa foi realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no componente curricular de Atenção Integral à Saúde II do curso de graduação em Enfermagem, objetivando preparar o discente para os diversos cenários de atuação na Atenção Primária à Saúde. Resultados: Ao serem submetidos à simulação realística, os discentes relataram maior autoconfiança em prestar assistência de enfermagem, aumento da destreza e da motivação, mais competência em avaliar e colher dados do paciente, melhor desempenho do pensamento crítico e tomada de decisões na imunização de adultos e no atendimento e manejo de paciente hipertenso na atenção básica, que foram conteúdos trabalhados no componente curricular. Os discentes consideram que a simulação integra conhecimentos em ambientes de baixo risco em várias áreas (competências laboratoriais e prestação de cuidados ao usuário). Através da reflexão sobre a ação puderam ter uma compreensão maior na tomada de decisões e a constatação de como essa análise consciente é importante no processo de aprendizagem, de pensamentos críticos sobre o que é ser enfermeiro e como desenvolver as capacidades cognitivas a partir das experiências práticas guiadas. Considerações finais: É possível concluir que a metodologia da simulação mostra ser um método de ensino-aprendizagem de grande eficácia e relevância, tendo em vista que prepara os discentes para situações futuras estimulando o seu raciocínio clínico, aliando os conteúdos teóricos aos práticos. Ressalta-se a importância da metodologia ativa de simulação realística, tendo em vista que se mostrou eficaz segundo os relatos dos discentes participantes, que também relataram a necessidade de frequências maiores de aulas com uso da simulação. Portanto, faz-se necessário que os docentes ampliem a visão sobre as metodologias utilizadas e busquem constantemente fomentando o conhecimento como forma de incentivar o desenvolvimento e envolvimento dos discentes no campo da Enfermagem.


Palavras-chave


Simulação. Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.