Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-05-27
Resumo
Apresentação: À tecnologia produzida tão rapidamente pela ciência tem gerado mudanças nos paradigmas da formação nas diversas áreas do conhecimento, sobretudo nas áreas de ciências da saúde. A simulação pode ser considerada uma dessas mudanças, uma vez que como estratégia de ensino-aprendizagem rompe com o modelo da pedagogia da transmissão colocando o discente no centro de ensino aprendizagem. No decorrer dos cursos de graduação os graus de complexidade aumento conforme as exigências das disciplinas. Para atender aos objetivos dessas disciplinas a simulação usa de técnicas metodológicas para ampliar experiências reais por experiências guiadas e planejadas de forma a transmitir sensações em uma situação real. A simulação de alta fidelidade permite interações e se aproxima de praticamente todos os aspectos humanos seja com simuladores robóticos ou com o uso de paciente-padrão, desenvolvendo o pensamento crítico-reflexivo, competências psicomotoras e cognitivas. Nesse sentido, objetiva-se analisar o uso da simulação realística no contexto do ensino de tópicos em Atenção Primária à Saúde enquanto estratégia de ensino e aprendizagem no contexto da formação em Enfermagem. Desenvolvimento do trabalho: Estudo descritivo com abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que teve como foco o ensino a partir da simulação realística de alta fidelidade no âmbito da formação em saúde e, especificamente, em Enfermagem. A pesquisa foi realizada no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no componente curricular de Atenção Integral à Saúde II do curso de graduação em Enfermagem, objetivando preparar o discente para os diversos cenários de atuação na Atenção Primária à Saúde. Resultados: Ao serem submetidos à simulação realística, os discentes relataram maior autoconfiança em prestar assistência de enfermagem, aumento da destreza e da motivação, mais competência em avaliar e colher dados do paciente, melhor desempenho do pensamento crítico e tomada de decisões na imunização de adultos e no atendimento e manejo de paciente hipertenso na atenção básica, que foram conteúdos trabalhados no componente curricular. Os discentes consideram que a simulação integra conhecimentos em ambientes de baixo risco em várias áreas (competências laboratoriais e prestação de cuidados ao usuário). Através da reflexão sobre a ação puderam ter uma compreensão maior na tomada de decisões e a constatação de como essa análise consciente é importante no processo de aprendizagem, de pensamentos críticos sobre o que é ser enfermeiro e como desenvolver as capacidades cognitivas a partir das experiências práticas guiadas. Considerações finais: É possível concluir que a metodologia da simulação mostra ser um método de ensino-aprendizagem de grande eficácia e relevância, tendo em vista que prepara os discentes para situações futuras estimulando o seu raciocínio clínico, aliando os conteúdos teóricos aos práticos. Ressalta-se a importância da metodologia ativa de simulação realística, tendo em vista que se mostrou eficaz segundo os relatos dos discentes participantes, que também relataram a necessidade de frequências maiores de aulas com uso da simulação. Portanto, faz-se necessário que os docentes ampliem a visão sobre as metodologias utilizadas e busquem constantemente fomentando o conhecimento como forma de incentivar o desenvolvimento e envolvimento dos discentes no campo da Enfermagem.