Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Projeto Unificar: assistência voluntária a jovens com limitações motoras e/ou cognitivas no Distrito Caeté-Açu, Palmeiras, BA
Nathália de Mattos Santos, Barbara Duarte López, Hugo Nilo Alecrim Pinheiro

Última alteração: 2017-11-30

Resumo


O Projeto Unificar foi idealizado por uma terapeuta ocupacional e concretizado com apoio da equipe da Unidade Básica de Saúde do Distrito Caeté-Açu (popularmente conhecido como Vale do Capão), situado no município de Palmeiras (BA), com o intuito de promover a inclusão social de jovens com limitações motoras e/ou cognitivas. As atividades são direcionadas para três grupos: os referidos jovens, através do estímulo ao desenvolvimento de autonomia; seus familiares, por meio da informação acerca dos direitos constitucionais e dos cuidados adequados; e a comunidade em geral, com palestras que ajudem a romper estigmas e preconceitos e instruam sobre como conviver com as diferenças.

Inicialmente, foi realizado na UBS um mapeamento de crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência que vivem na região e, em seguida, os responsáveis por eles foram contatados e convidados para uma reunião de apresentação do Projeto.  Com aqueles que manifestaram interesse em participar, foram coletadas informações importantes para a ficha de avaliação – base para o planejamento de atividades que considerem as peculiaridades de cada indivíduo (perfil ocupacional, rotina, interesses, valores). A partir disso, foram confeccionados, pela terapeuta ocupacional e estagiários da UBS, materiais reciclados e adaptados às condições cognitivas e motoras de cada um.

Desse modo, as atividades com as pessoas assistidas pelo Projeto passaram a acontecer no salão da UBS, às segundas e quintas-feiras, contemplando estímulo à criatividade e à imaginação, prática de atividades rotineiras, exercícios sensoriais (aromaterapia, dança, expressão corporal e música) e saídas à comunidade. No primeiro mês, três adultos de 28, 30 e 34 anos estavam participando regularmente delas e a equipe responsável estava viabilizando junto a outras famílias a participação de seus entes que se encaixem na proposta. Já o trabalho educativo com a população local, acontece na sala de espera da UBS (por exemplo, uma dinâmica sobre os estigmas da loucura conduzida pelos estagiários), na escola municipal (como o combate ao bullying) e em outros espaços coletivos, com tema e metodologia extraídos a partir das queixas apresentadas nas reuniões mensais com os familiares.

Com o desenvolvimento do Projeto Unificar, foi possível observar a progressiva superação de limitações dos assistidos, a capacitação da equipe de saúde, a reivindicação ao poder público por parte dos familiares para o suprimento necessidades básicas (cadeira de rodas, insumos, medicamentos etc) e a mudança de olhar dos moradores da região acerca da inclusão social – um exemplo disso é o fato de alguns deles contribuírem com o transporte dos assistidos até a UBS. Além disso, algumas responsáveis pelo Projeto, como reconhecimento da atuação, foram facilitadoras do eixo de Inclusão Social na 4ª Conferência Municipal de Saúde de Palmeiras, fomentando a elaboração de políticas públicas para todos os grupos em vulnerabilidade social.


Palavras-chave


inclusão social; autonomia; trabalho educativo; vulnerabilidade