Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Uma vivência do PET-Saúde/ Gradua SUS na construção da Jornada de Enfermagem.
Ruth Carolina Leão Costa, Samantha Pereira Caldas, Sávio Felipe Dias Santos, Thayná Maria Andrade Silva, Alice Dayenne Moraes, Lais Cristina Pereira da Costa, Victória Karolina Santos Santana

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Apresentação: O Programa de Educação pelo Trabalho (PET-saúde) é uma estratégia de formação de profissionais críticos e reflexivos para atender ao perfil socioepidemiológico das áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde tendo como principal norteador a integração de ensino-serviço- comunidade (MORAIS et al, 2012). Regulamentada pela portaria interministerial - Ministério da Saúde e da Educação- o programa tem como principais objetivos estimular a formação de acadêmicos, docentes e profissionais com perfil adequado as necessidades das políticas de saúde do País, implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) dos cursos de graduação em saúde, fomentar a articulação ensino-serviço- comunidade e lançar editais temáticos no âmbito do Pet-saúde que visam suprir as diferentes necessidades e especificidades da secretaria e/ou órgão do Ministério da Saúde (BRASIL,2010). Atualmente, o edital vigente é denominado de Gradua SUS que contempla projetos, atividades e ações que se proponham a desenvolver mudanças na matriz curricular alinhada às DCN’s dos cursos em saúde. Refletir e (re) pensar uma nova matriz curricular para a Enfermagem é imprescindível, pois a saúde é uma área em constante evolução, suas teorias sempre são questionadas e renovadas a partir de novas evidências científicas e, tendo como pressuposto os preceitos de Paulo Freire, hoje aprender não se limita apenas a tornar o indivíduo adaptado à sua realidade, mas criar um sujeito com proatividade, capaz de se inserir nela e transforma-la positivamente.  Dessa forma a organização de eventos que fomentem o debate sobre o SUS, amplie o conhecimento da comunidade discente e profissional sobre a política de saúde vigente os transformando em protagonistas dos espaços de reflexão sobre ensino-serviço e comunidade é necessário para se atingir as metas do programa e recriar o “fazer” na saúde. O objetivo deste resumo é relatar a experiência dos acadêmicos de Enfermagem membros do PET- Saúde na construção da  Jornada de Enfermagem e evidenciar suas contribuições para o Programa de Educação pelo Trabalho edital Gradua-SUS. Desenvolvimento do Trabalho: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido pelos membros do Pet- Gradua SUS de Enfermagem UEPA do edital temático N°13 Gradua/SUS. O grupo é composto por 8 acadêmicos de Enfermagem, sendo 4 bolsistas e 4 vonluntários, 5 preceptoras, 1 tutora voluntária e 1 coordenadora do PET Enfermagem. Estes trabalharam na construção do evento denominado “Jornada Enfermagem do PET-Gradua SUS: Vivências e Reflexões” realizado no dia 22 de Setembro de 2017 no auditório da Escola de Enfermagem Magalhães Barata das 8:00 horas da manhã às 18:00 da tarde. O evento contou com 70 participantes, sendo eles acadêmicos e profissionais de Enfermagem e, portanto as palestras e rodas de conversa foram: Sistematização da Assistência de Enfermagem (S.A.E) na Atenção Básica; Sistemas de Informação em Saúde; Fluxo das Redes de Atenção à Saúde e Roda de Conversa sobre o PET. Resultados e/ou impactos: O espaço foi idealizado no mês de junho, durante planejamento semestral no qual os membros do PET debatem e elencam metas a serem alcançadas durante 6 meses de atividade. Iniciamos a construção do evento pela escolha do público-alvo e sua temática. Deliberamos que o evento teria como público-alvo a comunidade acadêmica de enfermagem e profissionais da área pois nossa temática seria a vivência e reflexão dos membros do PET Enfermagem, principalmente no que se tratava das dificuldades encontradas na associação da teoria apresentada na graduação e prática supervisionada pelos preceptores; com público alvo e temática selecionadas, elencamos o formato de jornada, pois queríamos que o evento comportasse um ciclo de palestras, rodas de conversa e que ocorresse periodicamente, sendo esta a primeira jornada realizada. Durante todas as etapas de planejamento do evento houve protagonismo dos acadêmicos, porém destacamos o momento da escolha dos temas das palestras como espaço fundamentalmente construído pelos discentes do PET, uma vez que se buscava abordar assuntos em que estes sentiram déficit de conhecimento durante o desenvolvimento do trabalho nas práticas supervisionadas, diante disso foram elencados como temas das palestras: S.A.E na Atenção Básica, Sistemas de Informação em Saúde; Fluxo das Redes de Atenção à Saúde e sentiu-se a necessidade de uma roda de conversa sobre o PET com o intuito de apresentar o programa, as atividades realizadas pelos membros e metas já alcançadas com isso a programação final foi: 08 às 08:30 credenciamento dos paticipantes; 08:30 às 09 horas mesa de abertura; 09 às 10:30h roda de conversa sobre PET; 10:30 às 10:45h intervalo; 10:45h às 12:00h S.A.E na Atenção Básica; 12:00 às 14:00h dinâmica e intervalo;14:00h às 15:30h fluxo das Redes de Atenção à saúde; 1:30h às 17:00h serviços de informação em saúde e de 17:00 h às 18:00 dinâmica de encerramento. Com este primeiro momento da construção do evento finalizada, iniciamos a designação das tarefas e divisão dos membros do PET em subcomissões: subcomissão de comunicação, responsável pela arte da jornada e divulgação do evento nas instituições de ensino e serviço; subcomissão de secretaria, incumbida de convidar os palestrantes; subcomissão de logística, designada para conferir e organizar o local do evento e subcomissão financeira que realizava as inscrições. No dia 22 de setembro ocorreu a “Jornada Enfermagem do PET-Gradua SUS: Vivências e Reflexões”; os espaços da programação foram momentos de rica construção e debate, com ativo envolvimento dos participantes da jornada nas perguntas e esclarecimentos, o que possibilitou a estes maior conhecimento sobre os temas, como eles se associam com a prática profissional e funcionamento do tripé ensino-serviço-comunidade. Destacamos a participação dos que se encontravam na jornada durante as dinâmicas: foi solicitado aos participantes que escrevessem situações vivenciadas no SUS que não foram previamente abordadas nos componentes curriculares do curso, inúmeras ocorrências foram colocadas sendo uma delas a insegurança durante atendimento e assistência a comunidade LGBTQ+. A Jornada foi considerada um importante momento de reflexão sobre a matriz curricular, dissociação entre a teoria e prática e para se repensar o “fazer” da Enfermagem, assim sendo o evento foi finalizado com o encaminhamento de que os membros do PET- Enfermagem produziriam um documento com propostas de alteração da matriz curricular de maneira ascendente a ser entregue para a coordenação do curso. Considerações Finais: A construção de um evento apesar de extenuante traz inúmeros benefícios para aqueles que vivenciam as etapas de seu planejamento, perpassando pela aprendizagem dos formatos de eventos acadêmicos e científicos, aperfeiçoando as práticas de democracia através de debates para deliberações em grupo, aprimorando o senso de responsabilidade dos organizadores, estimulando o senso crítico e a criatividade dos envolvidos para a elaboração dos espaços. Por sua vez, a Jornada foi um momento fundamental de educação em saúde e para a saúde, auxiliando na formação de profissionais competentes, com conhecimento científico e senso crítico que são fundamentais para uma assistência de qualidade que supre as demandas da população. Evidenciamos também que esta jornada só foi possível devido ao programa educação pelo trabalho que proporciona o desenvolvimento de atividades que sensibilizam e preparam profissionais para a realidade biopsicossocial da população brasileira, e propõem reflexões para a mudança do quadro educacional brasileiro visando fortalecer a articulação entre o tripé ensino-serviço-comunidade.

 


Palavras-chave


Enfermagem; Educação em Saúde; Sistema Único de Saúde