Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O uso da Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano (MARES) na formação em saúde.
RICARDO HENRIQUE VIEIRA de MELO, ROSANA LÚCIA ALVES de VILAR, ANTÔNIO MEDEIROS JÚNIOR, ALEXANDRE BEZERRA SILVA

Última alteração: 2017-12-19

Resumo


Apresentação: Trata-se do relato da aplicação de um recurso pedagógico facilitador da reflexão-ação sobre problemas concretos. A integração precoce do discente, dos cursos da saúde, às realidades das comunidades e dos serviços, implica, necessariamente, em uma mudança na forma de refletir e escolher prioridades através de atitudes equânimes. A Metodologia de Análise de Redes do Cotidiano (MARES) vem sendo utilizada no mapeamento de práticas cotidianas, revelando a complexidade da sociedade. O objetivo desse relato é divulgar o uso da MARES como uma ferramenta pedagógica de aprendizagem significativa junto aos discentes das disciplinas de Saúde e Cidadania I e II, ofertadas no primeiro e segundo período dos cursos da saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Desenvolvimento do trabalho: A vivência aconteceu entre 2013 e 2017, nos Grupos Tutoriais: Cidade Praia; Monte Líbano; e Nazaré, em Natal (RN), durante a etapa de seleção de problemas para elaboração de um projeto de intervenção, após a realização de passeios exploratórios e visitas a equipamentos sociais da comunidade, feitos pelos discentes, preceptores e tutores. Após discussão sobre os determinantes macrossociais e micro sociais de saúde, foi desenhado um mapa (self), para identificação dos problemas compartilhados, dos mediadores colaboradores e inibidores, e meios de superação desses problemas. Foram utilizadas cartas temáticas, semelhante a um baralho, como recurso mobilizador da interação e debate.

Resultados: A partir dos portfólios de aprendizagem foi possível constatar que a experiência foi considerada interessante, envolvente, pertinente enquanto facilitadora de projetos de intervenção. Contribuiu para o desenvolvimento de uma postura interativa capaz de compartilhar poder, de induzir reflexões dialógicas para a mediação de conflitos. Combinou formas de pensamento e de ação onde as pessoas foram, ao mesmo tempo, nas discussões cotidianas, sujeitos e predicados. Bem como a oportunidade gratificante de ter noções sobre o trabalho em equipe, e saber ouvir, conversar, debater, em prol da comunidade. A vivência representa um campo para experimentação de alternativas metodológicas mais humanas que possam fortalecer os laços entre o ensino, pesquisa, extensão com potencialidades concretas de aplicação, dos aspectos teóricos e operacionais abordados, no mar de possibilidades da articulação entre academia, serviços e comunidade. Ainda foi capaz de ressoar no estilo de vida dos participantes, pelas aproximações dialogadas entre o saber científico e o senso comum, e que possam estimular a participação comunitária, o autocuidado e a autonomia.

Considerações finais: Este método foi adequado para identificação da problemática social e os meios para superação, valorizando a experiência do sujeito, as trocas e as regras que explicam os conflitos e as alianças, levando os participantes à reflexão de seu papel de mediador social. Favoreceu uma construção dialógica e compartilhada ao ampliar para os discentes uma visão crítica, tolerante, flexível de si e do outro.

Palavras-chave


Articulação Ensino-Serviço; Estratégia Saúde da Família; Redes Sociais em Saúde.