Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A UTILIZAÇÃO DA ELETROMIOGRAFIA LOMBAR PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE PRODUTORES RURAIS COM A ATIVIDADE LEITEIRA
Nathália Arnoldi Silveira, Emanueli Broch Orsolin, Milene Almeida Ribas, Katieli Santos de Lima, Susana Cristina Domenech, Lincoln da Silva, Noé Gomes Borges Jr., Themis Goretti Moreira Leal de Carvalho

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


Introdução

A produção leiteira é uma das mais importantes atividades do setor agrícola, ela é responsável pela geração de renda principal ou complementar de muitas famílias. Para que se realize a ordenha, o produtor rural por muitas vezes acaba realizando grandes esforços para retirar a alimentação do silo e colocá-la em carrinhos de mão para transportá-la até o estábulo ou permanecendo em posições inadequadas, que demandam muito esforço de sua musculatura lombar, gerando estresse e desencadeando patologias, sendo a lombalgia a mais referida.

A lombalgia nada mais é do que dor na coluna lombar, desencadeada por posturas viciosas, inadequadas e que geram fadiga na musuclatura eretora da coluna lombar.

Para analisar o trabalho da musculatura lombar, utilizamos a eletromiografia, um exame que registra os potenciais elétricos que acontecem nas fibras musculares e desta forma podemos ver a função muscular.

Neste sentido, verifica-se a importância de conhecer a utilização da eletromiografia lombar para melhorar a qualidade de vida dos produtores rurais com atividade leiteira dando melhores condições para a realização das atividades de vida diária.

 

Descrição da experiência

Este trabalho é parte de um projeto guarda-chuva que busca a integralidade na saúde postural do trabalhador rural na atividade leiteira. É planejado e realizado pelo Centro de Ciências da Saúde e Agrárias - CCSA - Curso de Fisioterapia da UNICRUZ, Laboratório de Instrumentação – LABIN - Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e a EMATER - Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural e ASCAR - Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural, com o apoio do GT Social do Programa Rede Leite (Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Pecuária de Leite no Noroeste do Rio Grande do Sul).

Os dados foram coletados no Laboratório de Fisioterapia da UNICRUZ, localizado na cidade de Cruz Alta, no estado do Rio Grande do Sul/Brasil, no mês de maio de 2017. Contou com a participação de 26 trabalhadores na atividade leiteira de pequenas propriedades dos municípios de Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Bozano, Condor, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi e Salto do Jacuí, vinculadas a EMATER, e que realizam atividade de ordenha de leite há mais de cinco anos. Estes trabalhadores são selecionados pelos extensionistas rurais, técnicos da EMATER, de cada município participante. Em todas as atividades que aconteceram foram os extensionistas os responsáveis pelo acompanhamento dos trabalhadores rurais na atividade leiteira.

Para o atendimento a Resolução 466/2012, denominadas Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa Envolvendo Seres Humanos, o projeto é aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICRUZ – Número do Parecer: 1.100982. Inicialmente, os produtores que aceitaram participar assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e após foram encaminhados à sala para aplicação do teste de eletromiografia.

Os participantes inicialmente passavam por tricotomia e assepsia da região lombar, após era feita a colocação de 5 eletrodos nos músculos multífidos direito e esquerdo ao nível das vértebras lombares (L4- L5) e sacral (S1).  Após eram posicionados na plataforma de MDF e afixados na mesma. Essa plataforma possui uma célula de carga, uma corrente e um puxador e foi desenvolvido pelo Laboratório de Instrumentação (LABIN) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A postura que deveriam permanecer exigia que ficassem com as pernas completamente extendidas e com o tronco levemente flexionado, para que houvesse uma contração isométrica da coluna lombar ao mesmo tempo em que tracionavam a célula de carga através do puxador.

Foram realizados 3 testes de 10 segundos com intervalo de 2 minutos em cada teste. A aquisição dos sinais de força e de eletromiografia (EMG) foi realizada com um eletromiógrafo de 4 canais Miotool 400 da marca Miotec. Para o registro do sinal eletromiográfico, foram utilizados pares de eletrodos de superfície de Ag/AgCl, pré-geleificado (Meditrace®), em configuração bipolar, com área de captação de 1cm de diâmetro e distância inter-eletrodos de 2cm, com adesivo de fixação.

 

Resultados

A amostra foi composta por 26 trabalhadores rurais com a atividade leiteira, onde constatamos que o músculo multifido esquerdo (3.58µV)  possui média mínima maior que o multifido direito (2.38µV). A média máxima de contração do músculo multifido obteve valor contrários a mínima, sendo o multifido direito com média (154.29µV) e o multifido esquerdo obteve média menor (132.63µV). Quando observamos a média e desvio padrão, podemos perceber que o multifido esquerdo (47.5±30µV), obteve valores menores que o multifido direito (49.5±35.1µV). Analisando os 3 testes, podemos constatar que o multifido direito obteve valores maiores em todos os testes em comparação com o lado esquerdo; observa-se ainda que o teste 1 obteve os melhores resultados ao ser comparado com os testes 2 e 3 isso se explica ao fadigamento muscular. No teste 1 os músculos estavam relaxados, não sofreram nenhum estresse antes do teste, o decréscimo dos valores se explica pela fadiga.

.

Considerações finais

A partir dos resultados encontrados podemos concluir que a eletromiografia é muito útil para analisar a musculatura da coluna lombar, pois constatamos que a musculatura do lado direito é mais utilizada e que quando são submetidos a estresse, a musculatura lombar fadiga e diminui sua atividade. Esta diferença nos valores eletromiográficos entre os lados direito e esquerdo pode sugerir um desequilíbrio no uso da força para realizar as atividades. Houve também importante diferença na ativação muscular entre homens e mulheres. Apesar da amostra ser pequena, os valores apresentados, tanto na eletromiografia como na dinamometria, poderão servir de base para novos estudos em populações semelhantes.

Para melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores com a atividade leiteira realizamos oficinas pedagógicas para reeducação postural, orientamos exercícios para serem realizados diariamente no domicílio para que haja alongamento e fortalecimento de toda musculatura corporal, principalmente a lombar. Ainda visitamos as propriedades dos trabalhadores rurais com a atividade leiteira e realizamos uma análise ergonômica do local de trabalho para melhorar as atividades nele realizado e melhorando assim a qualidade de vida dos produtores.


Palavras-chave


Trabalhadores rurais. Eletromiografia. Qualidade de vida