Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
milton pastor machado

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


Introdução: O Programa de monitorias tem como finalidade aprimorar o ensino oferecido na graduação por meio do estabelecimento de práticas e experiências pedagógicas que permitam a interação dos monitores com o corpo docente e discente da instituição; auxiliar os professores no desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades de ensino e de aprendizagem; oportunizar aos monitores orientação e aprofundamento relativos aos conteúdo das disciplinas monitoradas, bem como a interação com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem; desenvolver nos monitores os conhecimentos e habilidades relativos à prática docente 1Objetivos: o presente artigo visa descrever minha experiência na monitoria da disciplina de semiologia em enfermagem, vinculada a escola de saúde do centro universitário do Norte Uninorte/Laureate. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado a partir da vivencia discente na monitoria da disciplina de semiologia em enfermagem, que no curso de graduação em enfermagem no centro universitário do Norte Uninorte/Laureate, é oferecido aos discentes do IV semestre. Tal experiência ocorreu no município de Manaus/Amazonas, no período de 31 de marco de 2015 a 11 de julho de 2015, correspondendo ao semestre 2015/01. Resultados e Discussões: em síntese, fora desenvolvido estudos teóricos, atuação pratica, estudos paralelos e analises especificas, além da troca de conhecimento e experiências contribuindo para a pratica futura docência. Sendo assim, o trabalho conjunto do monitor e professor orientador é um facilitador de processo, permitindo que o discente faça a articulação entre o “saber-fazer” de sua profissão competente, e aquilo que é construído de forma científica em sala de aula. Considerações Finais: essa experiência na monitoria foi de suma importância, pois me proporcionou um crescimento pessoal e profissional como acadêmico de enfermagem, além de me favorecer uma visão real da vivência e das atividades de docência.


Palavras-chave


enfermagem; monitoria; ensino em enfermagem