Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Arte-Educação: a prevenção de DST’s e a promoção da saúde
Raianne de Souza Rodrigues, Reidevandro Machado da Silva Pimentel

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência do projeto integral “Arte-Educação: a promoção da saúde e a prevenção de DST’s”, desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM Campus Parintins, que abordou as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), especificamente a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), Sífilis e Gonorreia em virtude do tempo exíguo, a partir da perspectiva da Arte-Educação. Consistiu num projeto na área de Atenção à Saúde, vinculado a Assistência Estudantil do Campus, que representa uma política educacional e um direito conquistado pelos estudantes da rede federal de ensino no sentido de garantir a permanência e o êxito do educando no instituto. Foi realizado com alunos dos cursos de nível técnico integrado e subsequente de Administração, Agropecuária, Informática, Meio Ambiente e Recursos Pesqueiros, entre os meses de agosto a novembro de 2016, contou com a colaboração de três bolsistas, selecionados via análise de perfil socioeconômico e desempenho escolar realizada pela assistente social do Campus e entrevista com os coordenadores do projeto, bem como registrou a participação de cento e quarenta e quatro alunos. É interessante esclarecer que no curso de nível integrado, o aluno estuda o ensino médio e técnico ao mesmo tempo, pois para ingressar nos institutos federais, o critério mínimo é a conclusão no ensino fundamental até a data de sua matrícula, ao passo que no curso de modalidade subsequente, o aluno estuda apenas o ensino técnico, haja vista que a conclusão do ensino médio é pré-requisito para o seu ingresso. A concepção de saúde como direito social encontra-se na Constituição Federal de 1988, art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. Sob essa perspectiva, o projeto surgiu a partir das inquietações dos coordenadores acerca da abordagem da temática em sala de aula a ser pensada e adotada de forma adversa aos moldes tradicionais com que é comumente tratada, haja vista que é tão arraigada de preconceitos e estigmas pela falta de informação. Teve como objetivo geral proporcionar conhecimento sobre as DST’s por meio de atividades lúdicas da Arte-Educação e como objetivos específicos trabalhar a Arte-Educação com enfoque na dialogia do riso e promover saúde e prevenir doenças. As DST’s denominadas atualmente de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s são adquiridas através de relações sexuais desprotegidas com pessoas infectadas por agentes microscópicos como vírus, bactérias, fungos e outros micro-organismos; envolvem tabus e causam estereótipos, acabando por serem negligenciadas no seio familiar, parte pelo desconhecimento dos pais e também pelo receio de se trabalhar esse tema com os filhos. A escolha pela abordagem da Arte-Educação como norteadora desse projeto delineou-se a partir do fato de que era necessário inovar na apresentação dos conceitos e os tipos das DST’s e imprimir a ludicidade e a interatividade, alicerçadas com informações seguras e confiáveis dos conteúdos expostos e desse modo estimular o envolvimento e a participação dos alunos, dirimindo as possíveis barreiras neste espaço de convivência social, desenvolvimento e aprendizagem, que é a escola. Nesse processo, buscou-se implicar a humanização na abordagem da temática como um fio condutor para a melhoria da qualidade de vida, prevenção de doenças e promoção da saúde através da prática da dialogia do riso. Foram realizados levantamentos bibliográficos e seleção de produções científicas e materiais de apoio no mês de agosto de 2016, que auxiliaram e embasaram o processo de desenvolvimento do projeto e, sobretudo permitiram uma apresentação clara e objetiva da temática.  Ressalta- se que as orientações às bolsistas ocorreram semanalmente e permitiram, de forma concreta e efetiva, a troca de saberes e vivências na Atenção Primária, que contribuíram para o desenvolvimento do projeto no sentido do planejamento, direcionamento e avaliação das ações executadas. As atividades realizadas foram à apresentação de três esquetes (peça de curta duração ou escrita de um pequeno texto, geralmente de caráter cômico) entre os meses de setembro a novembro de 2016, na forma de cordel com informações sumárias do espetáculo, teatro sobre a AIDS, fantoche acerca da Sífilis e paródia de uma toada de boi-bumbá abordando a Gonorreia, onde foi observada a participação efetiva dos alunos, cantando junto com a equipe, divertindo-se com a esquete e relatando estarem aprendendo com o espetáculo, quando questionados pelos coordenadores. A ideia de se utilizar uma toada como ferramenta educativa para a aprendizagem de novos conhecimentos se deu no sentido de enaltecer a cultura local, que se destaca pela apresentação das Associações Folclóricas Boi-bumbá Caprichoso e Boi-bumbá Garantido no mês de junho, cuja repercussão é mundial. É relevante citar que as atividades relacionadas à promoção da saúde e a prevenção de doenças no âmbito escolar são relativamente novas no IFAM Campus Parintins, haja vista que os profissionais, coordenadores do projeto, investiram nos cargos públicos no mês de fevereiro do ano de 2015, e, desse modo, passaram a observar a dinâmica escolar e propuseram através das atividades realizadas de forma positiva a instituição de uma cultura de Educação em Saúde no contexto escolar, levando jovens e adolescentes a serem multiplicadores das informações disseminadas nas apresentações, cumprindo assim os objetivos propostos. Pôde-se constatar que o projeto contribuiu, enquanto estratégia educativa que colocou em cena novas ações que fogem ao cotidiano das práticas escolares, para a promoção da saúde e a prevenção de doenças entre os adolescentes e jovens do instituto. Concluiu-se que abordar tais DST’s na sala de aula demonstrou ser um desafio aos profissionais responsáveis pelo projeto no sentido da proposição de práticas educativas que vislumbrassem a inovação, a criatividade e a democratização do conhecimento dos temas transversais, onde a forma utilizada para a produção de saberes sobre a temática pudesse agregar modos diferentes de pensar e agir no mundo e desenvolver um olhar amplo sobre a realidade cotidiana, construindo assim novos olhares e perspectivas relacionadas à prevenção de doenças e a promoção da saúde, implementando a humanização no trato de doenças tão comuns e ao mesmo tempo ignoradas à comunidade discente do IFAM Campus Parintins, que merecem a devida atenção e abordagem no espaço escolar.


Palavras-chave


Saúde; Arte-Educação; DST’s; Prevenção; Promoção