Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
UTILIZAÇÃO DO JÚRI-SIMULADO COMO FERRAMENTA DE PROCESSOS EDUCACIONAIS NA SAÚDE: RELATO DE PRÁTICA NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)
Roqueline Bárbara de Jesus Damasceno, Ítalo Ricardo dos Santos Aleluia, Lucas Toriyama Ribeiro, Angelo Augusto Passos Aragão, Kerollainy Madalena da Silva Duarte, Maria Eduarda Oliveira Rego, Anna Luiza Gonzaga Silva de Castro, Laryssa Monteiro Oliveira

Última alteração: 2017-12-15

Resumo


APRESENTAÇÃO

A formação médica para o SUS requer a construção de habilidades e competências que extrapolem o domínio técnico-científico e a aprendizagem mecânica. É preciso processos educacionais dinâmicos, com propósitos destinados à construção do conhecimento voltado para análise ampliada e resolução de problemas. O Júri Simulado destaca-se como uma estratégia pedagógica lúdica, que objetiva exercitar a reflexão e o julgamento crítico, além de canalizar a defesa de concepções e exposição de diferentes perspectivas sobre um determinado tema. Esse trabalho relata a experiência da utilização do júri Simulado como ferramenta educacional na disciplina “Gestão do Trabalho em Saúde” do curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

A experiência utilizou o Júri Simulado como ferramenta para problematizar a aprendizagem relativa aos impactos da reforma trabalhista e da terceirização irrestrita sobre o trabalho em saúde, especialmente no SUS. Essa atividade foi realizada com os alunos do segundo semestre do curso de Medicina da UFOB em etapas antes e durante o júri. Na primeira foram definidos papéis de cada ator na atividade - réu, juiz, promotor, testemunhas, advogados e jurados; todos realizaram pesquisas sobre as principais mudanças da reforma trabalhista/terceirização irrestrita e seus impactos sobre o trabalho em saúde e no SUS, além da disponibilização de situação-problema que subsidiaria o júri para leitura prévia dos alunos e construção de argumentos considerando sua posição de ator na situação e a pesquisa realizada. Na etapa de classe houve instalação do Júri Simulado propriamente dito, onde se organizou o ambiente em forma de um tribunal e cada ator deveria incorporar seu discurso, expressando argumentos e concepções, a partir do seu local de fala, informações pesquisadas e elementos da situação-problema. Ao longo de toda atividade o tempo de fala de cada ator era controlado, de modo que o debate era aquecido mediante expressão de opiniões, contra-argumentos, ponderações, conciliações, divergências, etc.

IMPACTOS

O desfecho do Júri Simulado foi surpreendente, dada sua riqueza mediante as múltiplas discordâncias entre os atores e a possibilidade de (re) construir concepções sobre um tema polêmico, de forma coletiva. A partir dessa ferramenta educacional foi possível trabalhar diferentes correntes prós e contra a reforma trabalhista/terceirização irrestrita e, sobretudo, seus impactos e ameaças ao trabalhador da saúde e do SUS. De forma criativa e dinâmica, proporcionou-se aos discentes momentos de reflexão crítica e dialogada sobre o tema, ao mesmo tempo em que favoreceu também a capacidade de argumentação dos participantes. Pôde-se perceber ainda, que a estratégia foi um importante disparador de formação para o SUS, uma vez que subsidiou a construção de competências relativas à capacidade de escuta, de tomada de decisão e de trabalho em equipe.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Júri Simulado mostrou-se como uma potente estratégia pedagógica de formação em saúde. A experiência favoreceu debates e pensamentos críticos sobre movimentos políticos-jurídicos-institucionais de desmontes contra o SUS, com participação ativa dos discentes. Isso foi fundamental para elucidar como aspectos da macropolítica influenciam diretamente a organização do Estado e, consequentemente, a gestão e organização social do trabalho em saúde.


Palavras-chave


SUS, Gestão, Júri Simulado, Metodologias Alternativas