Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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O Estudo de Caso como recurso pedagógico para pensar a prática do Assistente Social em saúde: A construção de um roteiro para o campo da Oncologia
Claudia Domingues Guimarães, Ana Laura Borges Aranda, Eliane Figueiredo de Lima, Jessica de Jesus Kós, Sandra Corrêa de Almeida Diniz

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


Apresentação: O instrumento pedagógico, que é objeto deste resumo, foi construído envolvendo 5 Assistentes Sociais (4 residentes e 1 preceptora) do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. O objetivo do roteiro foi subsidiar o processo de preceptoria em Oncologia, fomentando a relação teoria-prática, na discussão de casos atendidos pelas autoras.

Desenvolvimento do trabalho: A elaboração do roteiro para estudo de caso em Oncologia ocorreu por meio de cinco etapas. A primeira consistiu em levantamento bibliográfico, utilizando-se as bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critério de inclusão referências em língua portuguesa sobre duas temáticas: estudo de caso como técnica de pesquisa e como estratégia de ensino em ciências sociais aplicadas, humanas e da saúde, excluindo-se obras com mais de 10 anos de publicação. A segunda etapa caracterizou-se pela leitura e discussão das referências bibliográficas, apresentadas pelas residentes em aula sob a forma de seminários, com produção de sínteses coletivas para apropriação da metodologia do estudo de caso e sua relevância para a pesquisa e o ensino. A última etapa consistiu na apresentação e discussão em grupo de casos atendidos pelas autoras, a partir da aplicação do roteiro construído coletivamente.

Resultados e/ou impactos: O roteiro para estudo de caso em Oncologia construído pelas autoras ficou composto por cinco eixos temáticos.

O primeiro deles, que denominamos “eixos norteadores do estudo caso”, destina-se à exposição do(s) motivo(s) que levaram à seleção do caso para a análise e discussão. Deverá ser respondido no início do estudo, de forma clara e objetiva, a fim de caracterizar a importância do caso para o ensino e a aprendizagem.

O segundo, denominado “identificação do caso”, objetiva apresentação dos dados considerados relevantes para problematização das questões de gênero, faixa etária, religião, territorialidade, escolaridade, estado civil, profissão e diagnóstico, bem como informações complementares, quando se fizer necessário para melhor discussão do caso.

O terceiro eixo temático refere-se aos “aspectos sociais” e visa caracterizar a realidade social do usuário atendido, bem como sua inserção em redes de proteção e apoio, acesso a políticas públicas e a direitos sociais, condições de moradia, trabalho e renda para enfoque dos determinantes sociais do adoecimento. Destina-se ainda a apresentação da trajetória na busca pela assistência à saúde, os entraves para acesso e garantia a esse direito nos cenários de prática. Também deve abordar o plano de cuidados, identificando se o mesmo foi construído a partir de um conceito ampliado de saúde ou pautado em um plano terapêutico individualizado; se houve construção de uma conduta pela equipe multiprofissional e entendimento do usuário como sujeito deste processo ou não. É fundamental para a compreensão da racionalidade que embasa a assistência à saúde desde o diagnóstico, passando pelo tratamento até a indicação de cuidados paliativos. Na problematização de todos estes elementos, o residente deverá buscar, nas fontes consultadas (prontuários, entrevistas, documentos, etc.), as informações do caso, refletindo sobre as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a intervenção profissional realizada, seus limites e possibilidades na garantia de direitos, permitindo a discussão sobre os entraves para inserção dos cidadãos nas políticas de saúde, assistência, habitação, educação, assim como os obstáculos por eles enfrentados no acesso ao diagnóstico precoce e tratamento das neoplasias malignas em tempo hábil, nos termos da legislação brasileira vigente.

Considerando que nenhum saber e nenhuma prática profissional são neutros, o quarto eixo temático denominado “fundamentação teórica”, destina-se à apresentação sobre o referencial teórico, ético e político que orientou não só a intervenção, mas também a análise sobre o caso estudado, com indicação dos autores e das referências bibliográficas que embasaram o estudo.

Por fim, o quinto eixo temático, denominado “discussão”, tem como objeto a abordagem dos fatores e circunstâncias facilitadoras ou que geraram dificuldades para a intervenção e os encaminhamentos, tanto no nível individual quanto no âmbito mais amplo, relacionado à esfera das políticas sociais. Objetiva a mediação entre a intervenção prática e o universo teórico, refletindo sobre habilidades adquiridas para o profissional, no caso estudado.

Considerações finais: A reflexão sobre o estudo de caso como instrumento pedagógico para a formação profissional em serviço, assim como a construção do roteiro, significou para as Assistentes Sociais incluídas nesta atividade (preceptora e residentes), mais do que a descrição de situações atendidas nos cenários de prática. Consistiu num recurso para o desvelamento da realidade, através do pensar reflexivo e crítico acerca das expressões da questão social subjacentes a cada caso de adoecimento e sobre as políticas sociais nas quais se encontram inseridos ou excluídos os cidadãos, tendo em vista os determinantes socioeconômicos e políticos.

Além disso, a realização de estudos de caso com o roteiro contribuiu para a formação profissional por ampliar a compreensão sobre adoecimento por câncer, os impactos objetivos e subjetivos do diagnóstico e do tratamento para o usuário, sua rede de apoio e para aqueles que exercem o cuidado em saúde, considerando as relações sociais de trabalho, de gênero, étnico-raciais, culturais, religiosas e as representações sociais sobre a doença e a morte. Esse exercício foi favorável ainda para aumentar a autonomia profissional em situações complexas, no trabalho em equipe multiprofissional e na tomada de decisões diante das demandas sociais apresentadas, sendo, por isso, instrumento facilitador para pensar e repensar a prática do Assistente Social no campo da Oncologia. Portanto, na correlação da teoria com a prática cotidiana, entendemos o estudo de caso como um importante recurso pedagógico, podendo-se afirmar que o roteiro contribuiu para:

• qualificar a formação do profissional de Serviço Social em saúde, especificamente nos cenários de prática em Oncologia;

• estimular o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes do residente na tomada de decisões diante de situações reais;

• pensar a importância da atuação em saúde, na perspectiva interdisciplinar, com vistas à atenção integral;

• refletir sobre limites e possibilidades de intervenção profissional no contexto da sociedade brasileira contemporânea.

A vivência da oficina sobre estudo de caso, que culminou com a elaboração coletiva do roteiro, foi uma importante experiência de ensino e aprendizagem para a equipe envolvida, iluminada pela concepção pedagógica problematizadora que muito contribuiu para relacionar a prática profissional às teorias que norteiam o trabalho do Assistente Social. Resultou na construção coletiva de um instrumento pedagógico para reflexão crítica sobre a atuação do Serviço Social no campo da Oncologia e também com aplicabilidade concreta para a discussão sobre as práticas em saúde de um modo geral. Destacamos a potencialidade desta experiência para as demais profissões integrantes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde no sentido de qualificar o processo de formação em serviço por meio de: (a) oficinas de estudos de casos em equipes multiprofissionais em que o roteiro possa contribuir para ampliar a concepção de saúde dos outros profissionais, fomentando a compreensão sobre os determinantes sociais do adoecimento; (b) atividades teórico-práticas multiprofissionais em que residentes e preceptores de diversas categorias profissionais possam trocar saberes na construção de metodologias coletivas de ensino, considerando a utilização das técnicas de pesquisa qualitativa como ferramentas úteis também para o ensino e a reflexão sobre práticas integradas em saúde.


Palavras-chave


Estudo de Caso; Serviço Social; Oncologia