Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Atendimento Psicopedagógico Com Pessoas No Transtorno Do Espectro Autista (TEA).
Tayna Felix Agra

Última alteração: 2017-12-09

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio neurológico caracterizado por comprometimento da interação social, comunicação verbalnão-verbal e comportamento restrito e repetitivo, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente. O crescimento de casos tem feito com que a população mundial tenha um novo olhar para as pessoas com TEA, no Brasil estima-se que existam mais de dois milhões de pessoas dentro do espectro. Com isso este artigo tem como objetivo geral, analisar a necessidade de um atendimento psicopedagógico especializado em pessoas no Transtorno de Espectro Autista (TEA) e como objetivos específicos descrever o TEA, discutir a necessidade da psicopedagogia no atendimento das pessoas no TEA e demonstrar a atuação do psicopedagogo para pessoas no TEA. A pesquisa seguiu a linha teórica baseada na fenomenologia e para obtenção dos objetivos propostos, empregou-se a pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer do desenvolvimento do trabalho optou-se por uma pesquisa qualitativa. Resultando na definição que a aprendizagem não se resume apenas as praticas pedagógicas, que para atingir as metas estabelecidas, o psicopedagogo deve atentar-se para a individualidade de cada autista, proporcionando a pessoa com TEA maior autonomia na realização das suas ações, oportunizando a ele aquilo que deseja aprender mais, que estão relacionados com suas habilidades, e não somente com seus déficits. Compreendendo que a aprendizagem pode ocorrer fora da sala de aula, promovendo condições para que sua maneira de expressão seja usada para auxiliar no processo, sempre se utilizando os interesses do individuo. Concluindo que é preciso avançar as barreiras que a aprendizagem está vinculada as práticas estritamente pedagógicas e fazer com que todos os espaços sejam privilegiados para que o autista se torne um aprendiz de fato.


Palavras-chave


Atendimento psicopedagógico; Psicopedagogia; Transtorno do Espectro Autista (TEA).