Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
HOTELARIA HOSPITALAR COMO DIFERENCIAL ENTRE ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE: PERSPECTIVA RECENTE DE QUALIDADE HOSPITALAR
Bárbara Conceição Vilas Bôas Marques, Diego Costa Da Cunha Ferreira, Samylla Maira Costa Siqueira, Daniele D Ramos Rosa da Silva, Lorena Alves Dantas da Silva, Flávia Maria Magalhães da Paixão Queiroz

Última alteração: 2017-12-12

Resumo


Hotelaria hospitalar é uma recente tendência de prestação de serviços hospitalares que influencia diretamente na experiência e satisfação do cliente, funcionando como uma estratégia de fidelização ao ambiente de assistência à saúde por conta da excelência no atendimento concomitante ao conforto e segurança no serviço. Descrever a hotelaria hospitalar como diferencial entre estabelecimentos de assistência à saúde e evidenciá-la com uma perspectiva recente de qualidade hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada em dezembro de 2017 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando-se o indexador “ Hotelaria Hospitalar”. Os critérios de inclusão foram: apenas artigos, com disponibilidade de texto na íntegra e publicados em Português, em qualquer recorte temporal, dada a escassez de publicações acerca desta temática. Após aplicação dos filtros supracitados, foram selecionados, inicialmente, 3 artigos. Estes tiveram o título e resumo lidos para identificação de compatibilidade com o objetivo proposto. Assim, ao final, foram selecionados 2 artigos. A hotelaria hospitalar foi evidenciada como um diferencial para os estabelecimentos de assistência à saúde que se utilizam desta modalidade de serviço devido ao conforto e segurança proporcionados ao cliente e acompanhante. Foi destacado que há neste tipo de serviço um potencial de humanização no atendimento, que proporciona um ambiente acolhedor e agradável, atendendo a um novo perfil de exigência dos clientes atuais, que desejam realizar o tratamento médico e também desfrutar das tecnologias e equipamentos oferecidos pelo hospital. Conclui-se que a hotelaria hospitalar serve como um importante marcador de qualidade hospitalar e um diferencial entre as instituições de saúde, figurando como um serviço vantajoso aos hospitais que o utilizam, devido ao fato de facilitar a adaptação dos serviços ao perfil de cada cliente.


Palavras-chave


Qualidade da Assistência à Saúde; Satisfação do Paciente; Comportamento do Consumidor