Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Biomedicina e a formação profissional para o Sistema Único de Saúde: uma análise dos planos curriculares dos Cursos de Graduação em Biomedicina
Renata Magro

Última alteração: 2017-12-06

Resumo


A formação dos profissionais da área da saúde com perfil adequado às necessidades e às políticas públicas de saúde do país se configura como uma importante estratégia para a consolidação do Sistema Sanitário Brasileiro e o fortalecimento do processo crescente de mudança do modelo de atenção biologicista, medicalizante e hospitalocêntrico - centrado nas técnicas biomédicas e nos procedimentos, com enfoque maior na doença que na saúde - para o de uma prática integrada e humanizada. No entanto, tal formação continua sendo um desafio nas Universidades brasileiras. Este estudo teve como objetivo identificar no processo formativo do profissional biomédico nas Universidades públicas brasileiras a existência de disciplinas específicas sobre Educação e Saúde, tendo em vista que contribuem para que o egresso/profissional possa “atuar com qualidade, eficiência e resolução, no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando o processo da Reforma Sanitária Brasileira”, de acordo com o objeto das diretrizes curriculares nacionais (DCN) dos cursos da área da saúde.  Para isso foram lidos e analisados os planos curriculares dos cursos de Biomedicina ofertados por 12 Universidades Federais brasileiras. As ementas que abordam o conceito de saúde, organização sanitária, saúde coletiva e saúde pública foram contempladas de maneira exclusiva em 11 disciplinas de seis diferentes Universidades e, associados a outras temáticas, em outras sete.  Ainda que a temática da Educação e Saúde com enfoque no SUS possa ser tratada de forma transversal no conteúdo programático dos cursos, a reduzida presença ou quase inexistência de disciplinas específicas voltadas ao aprofundamento do tema alerta para uma possível deficiência na formação dos futuros profissionais biomédicos.


Palavras-chave


Educação e Saúde; formação profissional; Sistema Único de Saúde.