Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
ABUSO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS E MOTIVOS PELOS QUAIS USUÁRIOS BUSCAM TRATAMENTO
Gabriela Oliveira Parentes da Costa, Maria Valquiria Aguiar Campos Sena, Josué Alves da Silva

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO

 

As drogas estão classificadas de acordo com sua obtenção como, naturais, sintéticas, e semissintéticas. De acordo com os efeitos gerados, elas se classificam em estimuladoras, depressoras e perturbadoras. Estas drogas entram na classificação jurídica como legais, reguladas e permitidas por lei e ilegais, cuja sua distribuição e vendas são proibidas(1).

O interesse em realizar este estudo surgiu após a experiência da pesquisadora com os usuários de um centro de atenção psicossocial - CAPS AD.

É importante fazer uma análise sobre as características e o consumo dos dependentes químicos, e os motivos que os levaram a fazer o uso da droga, para entender sobre como realizar promoções de saúde para estes indivíduos.

Assim, os objetivos desse trabalho, é descobrir, através de dados primários, quais as drogas mais consumidas pelos usuários de uma unidade de atenção psicossocial, os principais motivos pelos quais buscaram tratamento da dependência e qual a prevalência de recaídas entre os mesmos.

DESENVOLVIMENTO

 

Trata-se de um estudo documental retrospectivo e análise quantitativa.

A pesquisa foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas III (CAPS AD 24 horas) na cidade de Fortaleza, Ceará.

Para desenvolvimento do estudo, foi realizado um levantamento do número de pacientes internados, no total de 50 indivíduos.

A coleta de dados foi realizada durante os meses de maio a julho de 2016. Os dados foram colhidos de prontuários e relatórios individuais que continham informações dos pacientes cadastrados e acompanhados.

Foi criado um formulário para preenchimento com os dados que os pesquisadores desejavam obter, ao final das coletas, estes foram colocados em gráficos e analisados à luz da literatura pertinente.

 

RESULTADOS

O local estudado trata-se de um centro de atenção integral e continuada às pessoas com necessidade em decorrência do uso de álcool e outras drogas, que atende nos três turnos do dia, onde os pacientes são agendados, dependendo da necessidade de cada um, podendo ser semanal, quinzenal, mensal, bimensal ou trimestralmente. O centro atende ainda, usuários em seus momentos de crise, oferecendo um acolhimento noturno por um período de 7 a 15 dias.

Esta instituição tem o objetivo de acompanhar sistematicamente o usuário de álcool e outras drogas, através de uma equipe multiprofissional de saúde como: assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, médico psiquiátricos, dentre outros.

A análise dos resultados foi representada, conforme o instrumento de coleta de dados.

A pesquisa foi realizada com dados de 50 homens que tinham entre 18 anos e 65 anos, sendo que, a maioria dos registrados, tinha idade entre 18 e 28 anos (40%), seguida dos que tinham entre 29 e 39 anos (26%), outros tinham entre 40 e 50 anos (20%) e maiores de 50 anos (14%) (Gráfico 1).

De acordo com os dados obtidos, sobre o tipo de drogas que os indivíduos internados faziam uso, percebeu-se que, com relação a classe das drogas lícitas, 100% deles utilizavam bebida alcoólica e que 68% dos mesmos, faziam uso de cigarro. Já em relação às drogas ilícitas, foi possível observar que a maconha foi a mais utilizada, por um total de 74% dos internados, seguida do crack com 46%, da cocaína por 36% destes, 20% usavam o ecstasy e 6% faziam uso de outros tipos de drogas ilícitas (Gráfico2).

Ao ser investigado o motivo pelos quais os usuários do serviço procuraram ajuda para deixar de usar drogas, é possível observar que 28% citaram arrependimento em ter iniciado, 28% tinham relatado alucinações, 22% problemas familiares, 8% por incentivo, 4% devido a problemas de saúde e 10% por outros motivos (Gráfico 3).

Em relação a quantidade de internações dos usuários, pode observar nos registros que, 24% deles passaram por uma única internação, 26% tiveram duas internações, 20% três internações, 60% foram internados quatro vezes, 12% por cinco vezes e outros 12% por seis vezes ou mais (Gráfico 4).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os dados colhidos para este estudo em questão possibilitou o conhecimento de algumas variáveis do perfil dos dependentes químicos. No tocante a idade, percebeu-se que as pessoas usam álcool e outras drogas cada vez mais cedo, e que os idosos são os que menos procuram atendimento especializado, o que torna necessário, mais pesquisas na área para entender os motivos pela não procura, assim como contribuir para que não hajam tantas recaídas no tratamento, como foi mostrado neste estudo.

 

 

 

 

 

 

 


Palavras-chave


Drogas ilícitas; Usuários de drogas; Etanol.