Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Liga Acadêmica de Saúde LGBT de Sergipe: educar para vencer o preconceito e assegurar a dignidade
Nathália de Mattos Santos, Lucas Feitosa de Souza, André Filipe dos Santos Leite, Brisa Miller Sobrinho Santos

Última alteração: 2017-12-06

Resumo


Apesar da implantação de políticas de atenção integral à saúde da população LGBT, pelo Ministério da Saúde, é notório que alguns dos agravos que acometem este grupo derivam dos estigmas, dos processos discriminatórios e da exclusão social. Desse modo, para superar efetivamente esta realidade, é necessário o empoderamento de profissionais e gestores da saúde quanto à compreensão de que identidade de gênero e orientação sexual são fatores determinantes no processo saúde-doença; entretanto, nesse aspecto, há uma profunda e histórica deficiência na formação profissional. É a partir desse contexto que surge a Liga Acadêmica de Saúde LGBT de Sergipe (LAS LGBT), em dezembro de 2016, vinculada à Universidade Federal de Sergipe, com 15 participantes. Possui os seguintes objetivos: fomentar o interesse dos estudantes da área da saúde em enxergar as peculiaridades da população LGBT e de outras minorias sociais, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão; promover ações educativas, com a mesma temática, em escolas da rede pública e outros espaços de contato com a comunidade.

No primeiro ano de existência, a LAS LGBT realizou reuniões organizativas internas e periódicas, simulações de atendimento profissional e sete aulas abertas ao público com os seguintes temas: Gênero e Sexualidade; Movimento Feminista: do histórico à conjuntura atual; Saúde de Mulheres Lésbicas e Bissexuais; Saúde da População Trans: vivências; Saúde da População Trans: aspectos clínicos; Saúde de Homens Gays e Bissexuais. Além disso, o grupo idealizou e executou o I Congresso de Saúde LGBT de Sergipe, com 45 inscritos, e oficina sobre Gênero, Sexualidade e Educação Sexual para estudantes do nono ano e ensino médio de duas escolas da rede pública. Outras contribuições: participação na construção da 1ª Semana Municipal da Cidadania LGBT de Aracaju – com palestra em escola da rede pública e em sessão especial da Câmara Municipal de Aracaju; reuniões de implementação do Ambulatório Trans de Aracaju; debates e manifestações junto a movimentos sociais em defesa dos direitos LGBT.

A LAS LGBT alcançou, de forma direta (aulas abertas, Congresso e participação em eventos) cerca de 500 pessoas e, de forma indireta, através de ações de educação e conscientização em redes sociais, em torno de 600. Conclui-se, portanto, que a Liga cumpriu seu papel de complementar o currículo acadêmico e combater os estigmas e preconceitos sociais e/ou institucionais, ao passo que compartilhou o conhecimento científico da área e a vivência dos sujeitos com os estudantes e a sociedade, através de metodologias interativas e linguagem acessível. Hoje, essa iniciativa é vista como referência nas diversas nuances da luta da população LGBT e dará sequência ao trabalho realizado, renovando anualmente os membros através de processo seletivo.

Palavras-chave


saúde LGBT; exclusão social; formação profissional; educação