Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A ADAPTAÇÃO LINGUÍSTICA COMO FERRAMENTA PARA A DISSEMENAÇÃO DE INFORMAÇÕES ACESSÍVEIS SOBRE A COVID-19: uma análise da linguagem utilizada por sistema de telessaúde na divulgação de conteúdo durante a pandemia do coronavírus
Julia Macedo de Almeida Nunes

Última alteração: 2021-12-13

Resumo


A inovação trazida pela possibilidade de se fornecer acesso à saúde através da tecnologia fez com que surgisse o termo “telessaúde”, que envolve utilizar tecnologias da informação e comunicação para promover avanços nas esferas da saúde, cuidado e bem-estar GROYER; CAMPBELL, 2019). Dentre esses meios de intervenção à saúde através da tecnologia, estão os assistentes virtuais, ou chatbots, que têm desempenhado papel crescente na área, especialmente no auxílio a pessoas com doenças crônicas através da disponibilização de dados e na divulgação de informações essenciais ao público em geral. O presente resumo, refere-se a um trabalho em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujo objetivo é analisar a linguagem utilizada pelo assistente virtual “ANA”, elaborado durante a pandemia pela Faculdade de Medicina e Departamento de Ciência da Computação da UFMG, com o propósito de disseminar informações fundamentais sobre o vírus SARS-CoV-2 e a COVID-19 à população, englobando temas de prevenção, cuidados e recomendações, todos em conformidade com as orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde. Para a análise em questão, estão sendo conduzidas avaliações realizadas por participantes voluntários com diversos níveis de formação escolar em relação aos mecanismos linguísticos utilizados pelo assistente virtual. Essas avaliações foram elaboradas com base em diretrizes de adaptação da linguagem e avaliações em sistemas de interação homem-máquina, e têm como propósito obter relatos e opiniões críticas dos participantes acerca de suas experiências com o chatbot, enfocando em suas considerações quanto à compreensão do conteúdo e clareza da linguagem. Pressupõe-se que os textos fornecidos pelo assistente, por terem sido elaborados por estudantes a nível de graduação e pós-graduação em medicina, sem enfoque na adaptação e simplificação da linguagem, sejam de caráter demasiadamente técnico e formal, com número elevado de taxonomias concernentes à área da saúde, acarretando problemas para a compreensão efetiva de um público sem domínio na área, e que, porventura, esteja acostumado exclusivamente à um registro mais coloquial da linguagem. Os resultados obtidos até o momento, apesar de não representarem o resultado final por comporem apenas uma parcela das avaliações a serem conduzidas, confirmam a necessidade de adaptação da linguagem e conteúdo, uma vez que até mesmo o público que possui grau médio de instrução relatou problemas na compreensão de determinados trechos e insatisfação com o registro demasiadamente formal utilizado pelo assistente. Pretende-se, portanto, utilizar os dados obtidos através da condução das avaliações para orientar escolhas eficientes de uso da linguagem na produção de uma nova versão do chatbot ANA, que tenha caráter mais acessível ao público em geral. Dessa forma, espera-se contribuir para a consolidação de uma metodologia para a produção de futuros sistemas mais acessíveis no que tange à linguagem, que detenham, portanto, de um maior potencial de abrangência da população, sem se restringir a um público de grau instrucional superior.