Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Arte e saúde mental nas redes sociais: a experiência de apoio psicológico à estudantes universitários
Carla Ribeiro Guedes, Paloma Domingues de Castro Grimaldi, Priscilla Fontes Ferreira, Priscila Santos Fonseca

Última alteração: 2021-12-13

Resumo


Este trabalho visa relatar a experiência de um projeto de extensão que tem como um dos objetivos produzir e divulgar material de apoio psicológico aos estudantes universitários nas redes sociais através da expressão artística.  A população universitária apresenta um elevado sofrimento psíquico com um significativo comprometimento de sua saúde mental. Em abril de 2020 com o advento da epidemia de Coronavírus, desenvolveu-se um projeto extensionista na Universidade Federal Fluminense (UFF) que oferece apoio psicopedagógico aos estudantes universitários através de um grupo remoto. Com o crescimento da demanda de participação, decidiu-se ampliar as formas de inclusão e foi criado um perfil no instagram com o propósito de produzir e divulgar material relacionado à saúde emocional, ao autoconhecimento, ao autocuidado e ao apoio psicopedagógico à comunidade universitária. Formou-se uma equipe que conta com algumas participantes do grupo de apoio, estudantes da área de saúde e pela coordenadora que é psicóloga e professora do Instituto de Saúde Coletiva. Optou-se por utilizar como forma de comunicação a expressão artística e a linguagem acessível. O @gapp.uff produz semanalmente conteúdo de promoção à saúde em forma de posts e vídeos a fim de provocar reflexão e troca com os participantes pelo uso da arte. Temas como descanso, foco, reconhecimento de limites, formas de organização nos estudos, autocuidado, psicoterapia, relacionamentos, dentre outros foram abordados em formato de poemas, tirinhas, desenhos, animações e pelo compartilhamento de performances de um sarau feito pelo grupo. Pela interatividade dos usuários, acredita-se que o projeto tem contribuído para a formação de uma rede de suporte emocional à comunidade acadêmica.