Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Relato de Experiência de um Planejamento Estratégico Situacional em comunidade de assentamento agroextrativista no Oeste do Pará
Eluane Katriny Silva de Sousa, Bárbara Luanna Alves Lira, Juciane Silva Soares, Yasmim Thayná Ferreira Henn, Wilson Sabino

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma ferramenta de gestão participativa que tem como propósito a intervenção de um dado problema que emerge numa realidade, dessa forma, é parte integrante do componente curricular dos cursos de Farmácia e Saúde Coletiva da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), este permite aos discentes uma visão holística da saúde através de experiências na comunidade local. A partir da efetivação do PES nas mesmas é possível construir operações e ações, envolvendo diferentes atores (acadêmicos, docentes, comunitários e movimentos sociais) para a possível solução de uma problemática da comunidade. O PES é dividido em quatro momentos sequenciais: Explicativo, Normativo, Estratégico e Tático – Operacional. Tem como objetivo relatar a experiência da construção do Planejamento Estratégico Situacional em comunidade de assentamento agroextrativista no Oeste do Pará. Cada momento do PES, através das oficinas, foi realizado na Comunidade Agroextrativista do município de Santarém-Pará no Eixo-Forte, em diferentes dias, com a participação de representantes da comunidade, docentes e acadêmicos da UFOPA. Dessa forma, como o Momento Explicativo é destinado a identificação e priorização de problemas. Cada comunitário foi convidado a expor os problemas que trouxeram do território para a oficina, após o levantamento, iniciou-se a priorização. Nesse momento, foi utilizado a tabela de pontos denominada de “Matriz de Priorização”, a fim de que os moradores pudessem pontuar (0 a 4) individualmente cada um deles. Uma vez que, aplicou - se os seguintes quesitos de cada problema: Magnitude (Tamanho/afeta a quem?), Transcendência (Interesse em resolver), Vulnerabilidade (Tendo os recursos é fácil resolver?), Urgência (Espera) e Factibilidade (Existem recursos disponíveis?). Em uma nova oficina, dessa maneira, foi possível ser construído o Diagrama de Ishikawa devido a esse encontrar as causas e consequências convergentes do problema que mais afligiam os comunitários. Com isso, a Imagem Objetivo, onde se deseja chegar com a resolução do problema, pode ser tratada e visualizada não somente pela forma piramidal, mas construída de forma vertical.  Assim sendo, o Momento Normativo, pode construir a matriz da nova etapa do PES, onde se estabeleceram os objetivos gerais e específicos, operações e ações. Vislumbrando, tantos os atores que seriam envolvidos quanto o tempo que seriam realizadas. Já o Momento Estratégico, onde se trata da etapa de construir a viabilidade do plano operativo, uma nova oficina foi realizada. Essa, pode definir a viabilidade das propostas, analisando o poder de decisão, execução e manutenção das ações. Dessa forma, a análise da factibilidade foi feita através do levantamento dos recursos existentes e necessários, procedendo a elaboração de uma atividade estratégica para superar os déficits encontrados. No Tático – Operacional, é realizado um Plano Operativo, no qual é necessário o estabelecimento de indicadores de monitoramento e avaliação para o acompanhamento da execução. Estes indicadores são definidos por meio do protocolo de indicadores, após estabelecidos é possível realizar a elaboração da matriz final do Plano Operativo, inclusive com a inclusão das operações e ações estratégicas. Esse processo é importante para o monitoramento e avaliação para o planejamento. Resultados: Durante a reunião na comunidade, no momento explicativo, foi possível elencar os problemas imersos na mesma, dentre os quais foram priorizados três, sendo eles "Ausência de água tratada para atividades diárias", “A falta de coleta de resíduos sólidos na comunidade” e “Falta de saneamento para as águas das atividades domésticas e sanitárias”. Após a priorização, o problema mais pontuado foi a "Ausência de água tratada para atividades diárias", entretanto, a discussão sobre tal impasse já estava sendo tratada junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a prefeitura da cidade. Dessa forma, seguiu-se para o segundo problema “A falta de coleta de resíduos sólidos na comunidade”. Deu-se início, portanto, ao momento normativo e estratégico, no qual o objetivo geral instituído na matriz foi “Implantar a coleta de resíduos sólidos na comunidade, a fim de diminuir os gastos públicos com a recuperação da saúde de moradores de Vila Nova”. Em uma nova reunião, determinou-se com isso a elaboração de um plano de resíduos sólidos na comunidade, juntamente com uma avaliação da quantidade de resíduos potencialmente recicláveis. Após isso, construiu-se uma equipe técnica formada pelos acadêmicos dos bacharelados interdisciplinares do ICTA e Instituto de Saúde Coletiva, para a elaboração de um plano de coleta e análise dos resíduos sólidos da comunidade, com a finalidade de registrar valores qualitativos e quantitativos e expor em um relatório técnico, para que pudessem ser abordados também os impactos na saúde pública. E, posteriormente, levado às autoridades competentes que tratam desse assunto. Uma vez que, há o empoderamento dos comunitários ao solicitar políticas públicas adequadas ao território. Em virtude disso, para entendimento do assunto, a equipe passou pelo componente curricular gestão de resíduos sólidos ofertado pelo curso de bacharelado interdisciplinar em ciências e tecnologias das águas, com propósito de estudar conceitos sobre resíduos, cálculo gravimétrico e o que é o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, portanto, construído um conhecimento interdisciplinar aos discentes. Após a coleta, separação e classificação das amostras de resíduos, foi possível medi-los por categoria (plástico, vidro, metal, papel, tecido, medicamentos, orgânicos e outros). Com isso, ao observar a análise amostral de lixo, observou- se a possibilidade de fazer o tratamento adequado dos resíduos, dentro de cada tipo existente/apresentado, pois a comunidade possui potencial qualitativo para ações de reciclagem ou recolhimento dos dejetos. Muito embora, com esse relatório pronto, o momento final tático-operacional não foi realizado devido à falta de interesse dos órgãos públicos responsáveis pela realização da coleta de resíduos. O encerramento do projeto foi comunicado aos líderes de Vila Nova, pois sem o envolvimento de todos os atores competentes não há resolutividade. Considerações finais: Cada etapa do processo foi crucial para o desenvolvimento do planejamento, a escolha dos problemas foi feita com participação integral dos moradores e através da priorização foi elencado um impasse de maior urgência. Nesse sentido, ressalta-se a importância do PES para a resolutividade de um problema, pois este leva em consideração diferentes atores, em especial os que sofrem diretamente com as consequências da problemática. No mais, é claro o papel da universidade na saúde integral da região onde está inserida. Para que isso ocorra é necessária a intensa aproximação e interação da comunidade acadêmica com a população, a fim de que ocorram trocas de conhecimentos entre ambos os lados, construindo um trabalho conjunto, um currículo flexível de futuros atuantes profissionais da saúde, mais humanizados do que técnicos, comprometidos e respeitadores.