Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Plano de Intervenção: Consumo Inteligente do Açúcar
Tatiane Ribeiro Farias, Margareth Machado, Brenda Assafrão Rohr

Última alteração: 2022-01-19

Resumo


A cárie dental é a doença crônica mais comum da infância, consistindo em um grande problema para a saúde pública mundial. Um fator importante é que ela pode ser prevenida, controlada ou mesmo revertida. Hábitos alimentares inadequados, como a alta frequência de ingestão de açúcares se relacionam não só com o aumento da cárie, mas também com o aumento da obesidade e diabetes. Considerando que as estatísticas sugerem que 40% das calorias diárias de quem segue a dieta “comum” vêm das bebidas açucaradas o presente trabalho propõe-se a elaborar um plano de ação com embasamento teórico, com ênfase nas ações de prevenção e promoção da saúde e prevenção da cárie. As ações propostas consistem em divulgar informações, dados epidemiológicos, e estratégias de divulgação de mídias, na forma de um desafio “Não Bebo Açúcar”, a fim de obter melhorias nos índices epidemiológicos da cárie em crianças e demais grupos prioritários residentes no território coberto pela ESF Portinho, Piúma, Espírito Santo, bem como a melhoria da qualidade de vida da população, reduzindo riscos e trazendo todos os benefícios da redução do consumo do açúcar.

Para a elaboração da proposta do presente plano de intervenção, foram realizadas quatro etapas: a) Diagnóstico situacional em saúde; b) Revisão de literatura; c) Elaboração do plano propriamente dito; d) Plano operativo. O diagnóstico situacional embasou-se no método de estimativa rápida, através dos dados coletados foi possível conhecer os problemas e agravos mais comuns da população assistida e a necessidade de intensificar ações de prevenção e promoção de saúde, reforçando a autonomia do usuário em relação ao autocuidado. Notamos alto índice de cárie dentária em crianças que foi considerado um dos principais problemas a serem enfrentados e alto número de diabéticos e hipertensos. Os nós críticos foram selecionados: Hábitos e estilos de vida (hábitos alimentares e de higiene bucal inadequados) e Nível de informação deficiente. Por fim o plano operativo visando desconstruir a cultura do açúcar foi elaborado com base em ações estratégicas de capacitação da equipe e atividade educativa com pequenos grupos operativos: Crianças e pais, Gestantes e Diabéticos.

A proposta de um plano de intervenção para a prevenção e redução da doença cárie e redução do consumo de açúcar na forma de bebidas na população pertencente ao território da ESF Portinho, proporcionou um repensar das boas práticas em saúde bucal e geral e a necessidade de organização do processo de trabalho das equipes incluindo o planejamento, realização e monitoramento de ações de promoção e prevenção para além das atividades assistencialistas.

Apesar da existência de programas que atuem na prevenção da cárie dentária infantil, as ações ainda são consideradas incipientes quando verificamos os seus altos índices. Quanto mais precocemente for realizada a intervenção, mais satisfatórios serão os resultados futuros. Iniciando nas gestantes o despertar da preocupação em criar filhos saudáveis. O consumo inteligente do açúcar traz uma série de benefícios em todas as fases da vida. No público infantil, o controle e a moderação são ainda mais fundamentais, pois influenciam diretamente na saúde bucal.