Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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O exercício da monitoria acadêmica em tempos de ensino online: o caso das disciplinas de Saúde Bucal Coletiva II e III da Universidade Federal Fluminense.
Última alteração: 2021-12-16
Resumo
As disciplinas pertencem ao campo da Saúde Coletiva e, no curso de Odontologia, são eixo estruturador do projeto pedagógico, tendo o compromisso de promover uma formação crítica e conectada às necessidades sociais. São disciplinas teóricas e práticas que reúnem diferentes estratégias educacionais, constituindo excelente espaço para a iniciação à docência. A SBCII aborda as vigilâncias em saúde, com ênfase à epidemiologia e epidemiologia bucal e a SBCIII trata dos modelos assistenciais em saúde, da política nacional de saúde e de saúde bucal e de ferramentas de gestão da clínica e do cuidado. Com a pandemia da Covid-19 e a oferta das disciplinas na modalidade online, a participação ativa de monitores foi central para a reorganização das práticas educativas. Trabalhamos com uma abordagem didático-pedagógica descrita por Édmea Santos, denominada Educação Online (EOL), que é o conjunto de ações de ensino-aprendizagem ou atos de currículo mediados por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais interativas e hipertextuais. O estudo dessa base conceitual, a pesquisa de ideias e de aplicativos para um aprender colaborativo e interativo, a organização do ambiente virtual de aprendizagem, o compromisso em garantir a acessibilidade, a prospecção de materiais, o suporte assíncrono monitor-turma via grupos de aplicativos e, o apoio síncrono aos docentes – são exemplos de ações em que a monitoria qualificou a oferta. As atividades da monitoria, portanto, incluíram duas dimensões: a do apoio ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas síncronas e assíncronas e; do apoio aos discentes no processo de aprendizagem (estudo, tarefas). O exercício da monitoria, ao aproximar o aluno da prática docente, estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. A participação de monitores auxilia a construção do vínculo entre docentes e discentes, promove na sala de aula um clima adequado para a troca de saberes, favorece um espaço de aprendizagem mais interativo e a formação de pensamento crítico-reflexivo.