Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
O exercício da monitoria acadêmica em tempos de ensino online: o caso das disciplinas de Saúde Bucal Coletiva II e III da Universidade Federal Fluminense.
Mônica Villela Gouvêa, Elisete Casotti, Luiz Carlos Hubner Moreira, Yuri Brasil Babinsky, Amanda Bessa Ribeiro de Lima, Nicole Martins Santos Mannarino, Raquel de Oliveira Mendonza, Fernanda Alves Bosco

Última alteração: 2021-12-16

Resumo


As disciplinas pertencem ao campo da  Saúde Coletiva e, no curso de Odontologia, são eixo estruturador do projeto pedagógico,  tendo  o compromisso de promover uma formação crítica e conectada às necessidades sociais. São disciplinas teóricas e práticas que reúnem diferentes estratégias educacionais, constituindo excelente espaço para a iniciação à docência. A SBCII  aborda as vigilâncias em saúde, com ênfase à epidemiologia e epidemiologia bucal e a SBCIII  trata dos modelos assistenciais em saúde, da política nacional de saúde e de saúde bucal e de ferramentas de gestão da clínica e do cuidado.   Com a pandemia da Covid-19 e a oferta das disciplinas na modalidade online,  a participação ativa de monitores foi central para a reorganização das práticas educativas. Trabalhamos com uma abordagem didático-pedagógica descrita por Édmea Santos, denominada Educação Online (EOL), que é o conjunto de ações de ensino-aprendizagem ou atos de currículo mediados por interfaces digitais que potencializam práticas comunicacionais interativas e hipertextuais. O  estudo dessa base conceitual,  a pesquisa de ideias e de aplicativos para um  aprender colaborativo e interativo, a organização do ambiente virtual de aprendizagem, o compromisso em  garantir a acessibilidade, a prospecção de materiais,  o suporte assíncrono monitor-turma via grupos de aplicativos e, o apoio síncrono aos docentes – são exemplos de ações em que a monitoria qualificou a oferta. As atividades da monitoria, portanto,  incluíram duas dimensões: a do apoio ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de práticas pedagógicas síncronas e assíncronas e; do apoio aos discentes  no processo de aprendizagem (estudo, tarefas). O exercício da monitoria, ao aproximar o aluno da prática docente, estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e intelectuais. A participação de monitores auxilia a construção do vínculo entre docentes e discentes, promove na sala de aula  um clima adequado para a troca de saberes,  favorece um espaço de aprendizagem mais interativo e a formação de pensamento crítico-reflexivo.