Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Plano de Educação Permanente dos Agentes de Promoção Ambiental
Keylane Barbosa Nogueira Viegas Gara, Caio Vilas Bôas Costa

Última alteração: 2021-12-16

Resumo


O plano de ação em Educação Permanente dos Agentes de Promoção Ambiental (APA) da Organização Social (OS) Associação Comunitária (AC) Monte Azul foi elaborado para favorecer e garantir um treinamento eficiente dos novos e antigos APAs, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS).

Os Agentes de Promoção Ambiental são profissionais contratados, com o critério de formação em ensino fundamental. Estes profissionais possuem muitas das vezes uma visão focada no meio ambiente e sua sustentabilidade, mas atuam em um serviço no qual o foco está na promoção da saúde. Com isso, torna-se de extrema importância a capacitação deste público  em temáticas como: a promoção de saúde, a importância da saúde ambiental e o aprendizado quanto a sua atuação, papel e atribuições.

O plano tem o objetivo de capacitar os APA do PAVS OS AC Monte Azul quanto as suas atribuições, funções e condições de trabalho de forma prática e conceitual; proporcionar novas aprendizagens sobre temáticas utilizadas no cotidiano; e incentivar o desenvolvimento em habilidades de liderança.

O plano de educação permanente, é realizado em três formas: Capacitação APA (recém admitidos), capacitações e cursos.

A Capacitação dos APA recém admitidos, possui a duração de cinco dias, tendo início no seu primeiro dia de trabalho. Com o objetivo de transitar por conceitos e práticas relacionadas ao PAVS na Atenção Primária, a rotina de trabalho de forma teórica e prática; em diferentes Unidades Básicas de Saúde.

As capacitações são realizadas nas Reunião Mensal dos APAs com os Gestores Locais onde são promovidas rodas de discussão e palestras, com temáticas voltadas a promoção da saúde e meio ambiente.  Os próprios APA também realizam mensalmente a apresentação de trabalhos de destaque, com o intuito de emponderá-los, retirar dúvidas e fornecer aos demais APAs ideias para ações.

Os cursos são disponibilizados aos APAs por e-mail, através de parcerias com outras instituições, podendo ocorrer bimensalmente.

A partir do desenvolvimento desse plano de ação, foi possível notar que os profissionais recém admitidos se sentem mais seguros ao ingressarem no serviço de saúde após a capacitação, estando empoderados para articular as equipes/ parceiros e direcionados a iniciar o diagnóstico socioambiental do seu território.

Nos demais profissionais, nota-se uma mudança em sua postura ao elaborar um projeto, organizar uma atividade/ação, realizar orientação das equipes e da população, obtendo um olhar voltado para saúde ambiental.

Dessa forma, consideramos que estes profissionais passam a desempenhar seus papeis de forma mais adequada quando contemplados por essas capacitações, não apenas pela compreensão conceitual dos conteúdos, mas especialmente pela melhor compreensão de seu papel enquanto profissional da saúde.