Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Aplicação do DMAIC em uma Unidade de Pronto Atendimento
Melissa Felix de Abreu, Milena Milena Estanislau Diniz Mansur dos Reis, Olavo Olavo de Oliveira Braga Neto, Saulo Cabral Bourguignon, Robisom Damasceno Calado

Última alteração: 2021-12-27

Resumo


A superlotação nas unidades hospitalares de emergência representa um problema grave no sistema de saúde, e a grande demanda para o atendimento de casos simples influencia na qualidade do serviço oferecido. O método DMAIC propõe um direcionamento claro para a solução de problemas através da melhoria e reestruturação de processos em uma organização. O presente estudo, relacionado ao Projeto Lean nas UPAs 24h, tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa da aplicação do DMAIC para a melhoria da assistência e cuidado ao paciente em 50 UPAS de 8 estados e o distrito federal do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os colaboradores das UPAs tiveram capacitação e assessoria presencial em Lean Healthcare e DMAIC na qual foi aplicado no intuito de reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes com classificação verde. DMAIC é um método utilizado para melhor processos, sendo composto das etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Na etapa Definir do método, destaca-se a utilização das ferramentas como voz do cliente (VOC) e SIPOC que significa suppliers (fornecedores), inputs (entradas), process (processo), outputs (saídas) e customers (clientes). Após esta etapa, foram definidas as metas, vale destacar a meta de reduzir o tempo de jornada do paciente classificação verde em 20%. Na etapa, Medir, foi elaborado um mapa detalhado das atividades tendo em vista os setores de recepção, acolhimento/classificação, avaliação clínica, procedimentos técnicos, observação e emergência. Foi utilizada, também, a matriz de causa e efeito, matriz de priorização de variáveis, matriz de coleta de dados e plano de ação ver e agir. Na fase Analisar, para as variáveis priorizadas e que se mostraram como problema, foram discutidas as causas através de diagrama de ishikawa para o tempo de permanência dos pacientes com doenças simples. Para as causas priorizadas, realizou-se análise através da matriz de 5 porquês ou pela matriz de esforço/impacto. Na fase Melhorar, ocorreu o desenvolvimento e implementação de plano de ação de melhoria, onde boas práticas (kaizens) também foram implementadas. Na fase Controlar, elaborou-se plano de controle e implementou-se a gestão à vista. Toda a aplicação do DMAIC foi realizada com base no formulário denominado relatório A3. O Projeto Lean nas UPAs 24h da Universidade Federal Fluminense, em 2020, teve como objetivo tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado nos serviços de emergência da rede pública de saúde, 43 das 50 Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h, verificou-se no monitoramento a redução de 39,5% no tempo médio de permanência de pacientes nas UPAs. A iniciativa melhorou o fluxo do cuidado com a população e organizou a rede de assistência para suporte aos hospitais mais próximos. Com isso foi possível ofertar os serviços com maior qualidade para quem procura atendimento nas UPAs 24h, otimizando, ainda, o trabalho dos profissionais de saúde na aplicação das melhores soluções apoiando o SUS. Palavras chave: Lean Healthcare; DMAIC; UPA; Humanização; Kaizen.