Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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Aplicação do DMAIC em uma Unidade de Pronto Atendimento
Última alteração: 2021-12-27
Resumo
A superlotação nas unidades hospitalares de emergência representa um problema grave no sistema de saúde, e a grande demanda para o atendimento de casos simples influencia na qualidade do serviço oferecido. O método DMAIC propõe um direcionamento claro para a solução de problemas através da melhoria e reestruturação de processos em uma organização. O presente estudo, relacionado ao Projeto Lean nas UPAs 24h, tem como objetivo apresentar uma experiência exitosa da aplicação do DMAIC para a melhoria da assistência e cuidado ao paciente em 50 UPAS de 8 estados e o distrito federal do Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os colaboradores das UPAs tiveram capacitação e assessoria presencial em Lean Healthcare e DMAIC na qual foi aplicado no intuito de reduzir o tempo médio de permanência dos pacientes com classificação verde. DMAIC é um método utilizado para melhor processos, sendo composto das etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Na etapa Definir do método, destaca-se a utilização das ferramentas como voz do cliente (VOC) e SIPOC que significa suppliers (fornecedores), inputs (entradas), process (processo), outputs (saídas) e customers (clientes). Após esta etapa, foram definidas as metas, vale destacar a meta de reduzir o tempo de jornada do paciente classificação verde em 20%. Na etapa, Medir, foi elaborado um mapa detalhado das atividades tendo em vista os setores de recepção, acolhimento/classificação, avaliação clínica, procedimentos técnicos, observação e emergência. Foi utilizada, também, a matriz de causa e efeito, matriz de priorização de variáveis, matriz de coleta de dados e plano de ação ver e agir. Na fase Analisar, para as variáveis priorizadas e que se mostraram como problema, foram discutidas as causas através de diagrama de ishikawa para o tempo de permanência dos pacientes com doenças simples. Para as causas priorizadas, realizou-se análise através da matriz de 5 porquês ou pela matriz de esforço/impacto. Na fase Melhorar, ocorreu o desenvolvimento e implementação de plano de ação de melhoria, onde boas práticas (kaizens) também foram implementadas. Na fase Controlar, elaborou-se plano de controle e implementou-se a gestão à vista. Toda a aplicação do DMAIC foi realizada com base no formulário denominado relatório A3. O Projeto Lean nas UPAs 24h da Universidade Federal Fluminense, em 2020, teve como objetivo tornar o atendimento mais ágil, humanizado e qualificado nos serviços de emergência da rede pública de saúde, 43 das 50 Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h, verificou-se no monitoramento a redução de 39,5% no tempo médio de permanência de pacientes nas UPAs. A iniciativa melhorou o fluxo do cuidado com a população e organizou a rede de assistência para suporte aos hospitais mais próximos. Com isso foi possível ofertar os serviços com maior qualidade para quem procura atendimento nas UPAs 24h, otimizando, ainda, o trabalho dos profissionais de saúde na aplicação das melhores soluções apoiando o SUS. Palavras chave: Lean Healthcare; DMAIC; UPA; Humanização; Kaizen.