Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Projeto de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): Compartilhando experiências sobre interprofissionalidade na Atenção Secundária
Patrícia Aparecida Baumgratz de Paula, Letícia Pereira Dias, Marina Ferreira Lima

Última alteração: 2021-12-19

Resumo


Apresentação
O presente trabalho descreve as vivências da equipe do PET-Saúde/Interprofissionalidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) campus Governador Valadares (GV), Minas Gerais, na Atenção Secundária deste município.O PET-Saúde instituído em 2008, pelo Ministério da Saúde, visa à promoção e qualificação da integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), em conformidade com seus princípios e diretrizes. Ele tem como objetivo fomentar grupos de aprendizagem tutorial na Atenção Primária à Saúde (APS), contemplando a integração com os demais níveis de atenção. Além disso, também são realizados estudos teóricos, reuniões semanais, ciclos integradores e portfólios.O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia utilizada para auxiliar o levantamento e enfrentamento das demandas da área da saúde, por meio de um Plano Operativo. Esse instrumento permite a identificação, descrição e priorização dos problemas; definição de objetivos específicos, operações e ações; análise dos recursos necessários e a programação da implementação das propostas. O processo se dá por etapas, as quais possibilitam a análise situacional de maneira abrangente. Dessa forma, é possível reconhecer a complexidade de tais problemas, bem como a relevância do diálogo entre os diferentes atores para a ação transformadora de determinada realidade.Desenvolvimento do trabalhoO PET-Interprofissionalidade na atenção secundária aconteceu de forma remota em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O processo de trabalho envolveu reuniões e atividades online entre alunos de diversas áreas de graduação (medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e educação física) e preceptores multiprofissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Além disso, aconteceram reuniões semanais com a tutora, preceptores e discentes, bem como, capacitações e ciclos integradores.Dentre os trabalhos realizados, destacamos o Programa Estratégico Situacional (PES) para priorização de problemas e planejamento da intervenção proposta no serviço referido.O problema priorizado foi a ineficiência da comunicação interprofissional e, por conseguinte, a intervenção teve como objetivo contribuir para a construção da comunicação interprofissional efetiva entre os profissionais do CEREST.As ações desenvolvidas foram: oferta de um curso de capacitação para os profissionais do CEREST na plataforma Moodle e a divulgação da unidade nas redes sociais da prefeitura.A primeira intervenção colocada em prática foi o Curso Online de Capacitação sobre interprofissionalidade para os profissionais do CEREST. A capacitação foi realizada por meio da articulação entre o Grupo Tutorial do PET-Saúde e o Centro de Educação à Distância (CEAD) da UFJF. O curso foi dividido em quatro módulos distribuídos ao longo de quatro semanas, com carga horária de 60 horas e emissão de certificados aos profissionais. O presente curso contou com materiais de grande qualidade desenvolvidos pelo grupo tutorial, resultando em potencial de replicação a outros CERESTs de Minas Gerais, assim como a disponibilidade do mesmo por tempo indeterminado para o acesso futuro pelos profissionais.A segunda intervenção foi a divulgação do CEREST, que além de apresentar para a população o que consiste a unidade, quais são suas atribuições e como utilizar o serviço, também proporcionou uma articulação com a prefeitura e a Secretaria de Comunicação, o que trouxe um maior alcance de público devido aos seguidores das redes sociais Instagram e Facebook.Resultados e/ou impactosA capacitação foi pensada e dividida em módulos que pudessem contemplar aspectos importantes no contexto da Educação Interprofissional, considerados inerentes à prática do serviço no CEREST. Entretanto, pode-se perceber que embora o curso tenha sido pensado e organizado para ser feito na modalidade EaD, a capacitação obteve uma baixa adesão dos profissionais do CEREST. Isto pode ser explicado pelo momento vivenciado na pandemia de COVID-19, que consequentemente diminuiu o quadro de funcionários, uma vez que houve afastamento de alguns profissionais nesse período, resultando numa sobrecarga de trabalho aos demais. Além disso, alguns profissionais demonstraram dificuldades com atividades à distância e com o formato remoto, fazendo com que a capacitação não fosse realizada por todos os profissionais, conforme planejado. Com isso, o grupo tutorial decidiu ampliar o período de oferta da capacitação. Esta ficará disponível na plataforma até dezembro de 2021, contando com o apoio dos integrantes desse grupo, uma vez que estes foram capacitados para atuarem enquanto tutores de Ead no referido curso.A divulgação do CEREST nas redes sociais foi feita em parceria com a SECOM da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, uma vez que as mídias sociais da prefeitura (Facebook e Instagram) somam, atualmente, mais de cem mil seguidores. Ela visou propagar as ações do CEREST, no que se refere à saúde do trabalhador. A temática abordada mostrou as ações deste centro para a população em relação ao trabalho desenvolvido e oferecido pelos profissionais de saúde, uma vez que, boa parte dos trabalhadores não têm conhecimento do que lhes é ofertado, deixando-os muitas vezes, perdidos dentro da Rede de Atenção à Saúde. O post resultou em curtidas, comentários e compartilhamentos, tendo uma repercussão positiva atendendo a expectativa inicial, que era disseminar informações importantes acerca dos serviços oferecidos pelo CEREST.A pandemia da COVID-19 foi um dos principais desafios para a condução do projeto, uma vez que todo processo precisou ser realizado através de reuniões e planejamentos remotos, bem como a implantação da intervenção. Por esse motivo, não houve contato presencial com os demais servidores da unidade, o que não colaborou para a efetiva inserção dos alunos no campo de atuação prática com os profissionais. Além disso, o contexto da pandemia gerou o afastamento de alguns profissionais, culminando na sobrecarga de trabalho de alguns profissionais atuantes na unidade e o afastamento destes por condições de saúde física e mental,Apesar dos desafios, os alunos tiveram a oportunidade de aprender e exercitar, nesse contexto, a criatividade e inovação em todo o processo de elaboração do planejamento das ações e a prática das intervenções, o que favoreceu a construção de conhecimento à respeito da interprofissionalidade e trabalho em equipe, com o auxílio dos preceptores e tutores.Considerações finaisO PET-Saúde/Interprofissionalidade tem contribuído para a inserção dos discentes nos cenários de prática, possibilitando uma troca de saberes entre estes, os profissionais de saúde e os usuários, com vistas à superação da racionalidade médica. Esse programa propicia uma formação mais humanizada dos estudantes, os tornando mais aptos para atuar no trabalho em equipe com ênfase na interprofissionalidade em saúde. Nesse sentido, o PET-Saúde encontra-se articulado com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de graduação na área da saúde, além de colaborar com as práticas de Educação Permanente, promovendo a integração ensino-serviço e comunidade. Por fim, ressalta-se a importante contribuição do PET-Saúde/Interprofissionalidade durante o momento de pandemia, para o empoderamento dos profissionais de saúde e para a criação de espaços de afirmação e reconhecimento dos direitos sociais, do direito à saúde enquanto de cidadania.