Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Reunião Anual de Avaliação e Planejamento do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis - PAVS
Caio Vias Bôas Costa, Keylane Barbosa Nogueira Viegas Gara

Última alteração: 2021-12-17

Resumo


Apresentação:

Desde 2020, no primeiro bimestre do ano, os Gestores Locais do PAVS, as gerencias das Unidades Básicas de Saúde - UBS, os Agentes de Promoção Ambiental – APA, as Supervisoras de Enfermagem e os Apoiadores Técnicos de saúde das Unidades da Organização Social de Saúde Associação Comunitária Monte Azul – OS. AC. Monte Azul, reúnem-se para a realizar um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano e planejarem as ações do ano subsequente, em cada UBS. Esta reunião surgiu em resposta a necessidade de reavaliarem-se periodicamente os rumos das ações do programa e sua efetividade na atenção as problemáticas do território de cada UBS.

Desenvolvimento:

No último bimestre de cada ano, os Gestores Locais iniciam as articulações visando o agendamento das reuniões por meio de um e-mail para as gerentes do serviço. Posteriormente são enviadas orientações aos APA visando direcionar a elaboração de uma apresentação para nortear a discussão da reunião. O modelo conta com os seguintes itens:

· Destaques: ações exitosas do Programa que surgiram para atender a demandas espontâneas do território ou da Unidade de Saúde, ou seja, que não estavam previstas no plano de ação (5w2h);

· Objetivos atingidos: ações planejadas realizadas com êxito;

· Desafios: ações planejadas que não foram realizadas e a justificativa da não realização;

· 5W2H do ano anterior: inserir o quadro da ferramenta 5W2H; e

· Ações propostas para o próximo ano: propostas que serão discutidas na reunião.

Com este documento em mãos os participantes reúnem-se para avaliar as ações apresentadas. Além da apresentação mencionada, a ferramenta da Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) também é utilizada para subsidiar o debate. Baseados nesta discussão e nas pactuações realizadas os APA são orientados a produzir um 5W2H atualizado que será utilizado por ele, pelo Gestor Local e pela gerência da unidade para acompanhar o desenvolvimento das ações do programa.

Resultados:

Notou-se que o momento de avaliação tem sido muitíssimo importante para que haja reflexão do desenvolvimento do PAVS no território e na unidade.

Com a ferramenta FOFA foi possível identificar as fraquezas e potencialidades (internas/externas), fomentando uma discussão que oportunizou um planejamento consolidado, em cima dos pontos que precisavam ser trabalhados e aqueles que precisavam ser readequados.

O 5w2h apoiou o APA em sua organização e planejamentos das ações, levando o profissional a pensar: o que será feito, por que, onde, quando, por quem, como, e quanto custará.

Desta forma, foi possível perceber uma melhora na organização das atividades dos APA. Além, disso, estando pactuadas as ações com o Gestor Local e Gerência da Unidade, estes possuem melhores condições para apoiar o profissional na articulação de materiais, na mobilização da unidade de saúde e de parceiros.

Considerações Finais:

Constatamos que o formato da Reunião de Avaliação e Planejamento do PAVS se encontra incorporada à rotina das unidades, promovendo um espaço de reflexão, discussão, planejamento e readequação.