Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA SOBRE A APLICAÇÃO DE KAIZEN EM SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR
ANA CAROLINA ZEFERINO, SANDRA MARIA CHAVES, ALEXANDRE BERALDI SANTOS, OLAVO BRAGA NETO, ROBISOM DAMASCENO CALADO, SAULO CABRAL BOURGUIGNON

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


O kaizen é um método que permite baixar os custos e melhorar a produtividade, além de reconhecer e eliminar os desperdícios existentes numa empresa. O uso da mentalidade Lean nos ambientes de saúde aparece em diferentes países, inclusive incentivado e financiado em programas públicos. Porém, pouca informação se tem sobre a forma da aplicação do programa de kaizen nos serviços de emergência, ambientes cada vez mais desafiados devido a superlotação, dado o envelhecimento da população mundial e a degradação das condições humanas em diversos países. Metodologia: Este trabalho buscou identificar os tipos de programas kaizen que tem sido aplicado nos serviços de emergência com superlotação. Para cumprir este objetivo realizou-se buscas de artigos, publicados nas bases de dados Pubmed, Web of Science e Scopus, entre os anos de 2011 e 2021 (até 27 de maio), utilizando-se os termos descritores de pesquisa “kaizen”, “hospital” e “healthcare”. Quanto aos resultados e discussões, nesta pesquisa obteve-se 370 artigos. Dentre os 370 artigos, restaram 11 elegíveis. E, desses, apenas 7 apresentavam o modelo de trabalho utilizado quanto ao uso de kaizen. A literatura apresenta uma abordagem para um programa kaizen em 3 frentes: (1) kaizen orientado para gestão, (2) kaizen orientado para o grupo e (3) kaizen orientado para o indivíduo. Os kaizen do tipo (1) focam em projetos com abordagem sistêmica e estratégica. Os kaizen do tipo (2) focam em problemas a serem tratados pelos times de controle de qualidade e os kaizen do tipo (3) focam em sugestão de melhorias dadas por qualquer profissional. A análise dos artigos mostrou predominância de uso das abordagens (1) e (2). Os autores apresentam diferentes formatos, porém, existe um padrão entre todas as estruturas apresentadas que engloba 3 fases: 1) preparação, 2) execução e 3) sustentabilidade. A fase de preparação refere-se à definição do objetivo da iniciativa. Essa fase pode envolver engajamento das equipes, treinamento, mapeamento da oportunidade e definição de times. A fase de execução refere-se ao desdobramento do objetivo principal. Identificou-se que a maioria dos programas kaizen são no formato de workshops, denominados workshops kaizen. Na fase de sustentabilidade os resultados são acompanhados de forma a identificar os ajustes necessários para a garantia da sustentabilidade dos resultados enquanto rotinas. A partir da síntese dos artigos destacou-se a abordagem em times de projetos de melhoria nos serviços de emergência. Assim conclui-se, esta revisão da literatura mostra a viabilidade e oportunidade de ampliar a aplicação dos projetos kaizen nos serviços de emergência hospitalar e SUS, particularmente com o foco na sustentabilidade.