Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
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A IMPORTÂNCIA DO TERMO DE REFERÊNCIA (TR) PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UM PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2022-01-16
Resumo
Apresentação:
O termo de referência (TR) é uma das peças principais do processo de formação de profissionais de saúde. O programa de qualificação da atenção primária (Qualifica APS) criado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI) utiliza essa ferramenta essencial para o planejamento e condução do processo de docência, ensino e aprendizagem para os profissionais de saúde atuantes no provimento nas unidades de saúde dos municípios capixabas. As informações contidas no TR têm o objetivo de que as informações e temas de estudo sejam replicados ao longo do processo de docência e visa a eficácia do ensino e aprendizagem, bem como a utilização de informações unificadas por todos os docentes, de forma a replicar para os profissionais lotados nos diversos municípios capixabas, equânime e sincronicamente, onde versa sobre a importância dos assuntos a estudar. Objetiva, ainda, definir formalmente e de maneira clara o objeto de ensino pactuado para que todo o processo possa ser conduzido de maneira coerente, eficaz e transparente.
Desenvolvimento do trabalho:
A mudança do conceito saúde e a introdução de modelos de atenção produziram transformações na formação e exigiram que profissionais de saúde estejam em formação permanente e participem dos serviços sob forma de supervisão, preceptoria e de educação para o trabalho.
O conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a docência, são elaborados mensalmente, com definições claras dos temas, textos, estudos dirigidos, intencionalidades, dinâmicas, momentos, base nas indicações dos estudos que assegurem a viabilidade e que possibilite a avaliação e a definição dos métodos, estratégias e do prazo de sua execução.
Resultados:
Os termos de referência para as supervisões docentes assistenciais do programa Qualifica APS são utilizados na formação para o trabalho em saúde no Espírito Santo, devido às atividades e características dos docentes serem heterogêneas e trazerem uma dimensão docente-pedagógica primaz e presente nos processos formativos explícitos nos TRs mensais.
O perfil de competências dos profissionais de saúde foi contemplado nos TRs, que associaram debates entre grupos, oficinas de trabalho, reuniões e interações virtuais, promovendo a integração profissional-equipe de saúde.
Os TRs mensais expuseram claramente o perfil e as atividades dos supervisores e foram pactuados previamente aos encontros. Pensar a formação dos supervisores e dos profissionais foi fundamental para garantir a transformação da educação em saúde com o provimento profissional do ICEPI nos municípios capixabas.
Considerações finais:
É importante que o TR tenha descrito o objeto, os temas, as atividades, a intencionalidade, a forma e o tempo de execução de forma precisa, suficiente e clara para corresponder a necessidade real do docente e do discente. No planejamento do TR deve ser observado o princípio da padronização de verificação, viabilidade, replicabilidade, critérios de avaliação e garantia da qualidade do ensino e aprendizagem.
O termo de referência (TR) é uma das peças principais do processo de formação de profissionais de saúde. O programa de qualificação da atenção primária (Qualifica APS) criado pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPI) utiliza essa ferramenta essencial para o planejamento e condução do processo de docência, ensino e aprendizagem para os profissionais de saúde atuantes no provimento nas unidades de saúde dos municípios capixabas. As informações contidas no TR têm o objetivo de que as informações e temas de estudo sejam replicados ao longo do processo de docência e visa a eficácia do ensino e aprendizagem, bem como a utilização de informações unificadas por todos os docentes, de forma a replicar para os profissionais lotados nos diversos municípios capixabas, equânime e sincronicamente, onde versa sobre a importância dos assuntos a estudar. Objetiva, ainda, definir formalmente e de maneira clara o objeto de ensino pactuado para que todo o processo possa ser conduzido de maneira coerente, eficaz e transparente.
Desenvolvimento do trabalho:
A mudança do conceito saúde e a introdução de modelos de atenção produziram transformações na formação e exigiram que profissionais de saúde estejam em formação permanente e participem dos serviços sob forma de supervisão, preceptoria e de educação para o trabalho.
O conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a docência, são elaborados mensalmente, com definições claras dos temas, textos, estudos dirigidos, intencionalidades, dinâmicas, momentos, base nas indicações dos estudos que assegurem a viabilidade e que possibilite a avaliação e a definição dos métodos, estratégias e do prazo de sua execução.
Resultados:
Os termos de referência para as supervisões docentes assistenciais do programa Qualifica APS são utilizados na formação para o trabalho em saúde no Espírito Santo, devido às atividades e características dos docentes serem heterogêneas e trazerem uma dimensão docente-pedagógica primaz e presente nos processos formativos explícitos nos TRs mensais.
O perfil de competências dos profissionais de saúde foi contemplado nos TRs, que associaram debates entre grupos, oficinas de trabalho, reuniões e interações virtuais, promovendo a integração profissional-equipe de saúde.
Os TRs mensais expuseram claramente o perfil e as atividades dos supervisores e foram pactuados previamente aos encontros. Pensar a formação dos supervisores e dos profissionais foi fundamental para garantir a transformação da educação em saúde com o provimento profissional do ICEPI nos municípios capixabas.
Considerações finais:
É importante que o TR tenha descrito o objeto, os temas, as atividades, a intencionalidade, a forma e o tempo de execução de forma precisa, suficiente e clara para corresponder a necessidade real do docente e do discente. No planejamento do TR deve ser observado o princípio da padronização de verificação, viabilidade, replicabilidade, critérios de avaliação e garantia da qualidade do ensino e aprendizagem.