Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-20
Resumo
Vale ressaltar, posteriormente, que essa educação interprofissional e prática, a qual já possuía desafios naturalizados no âmbito universitário nacional, passou por sérios entraves durante a pandemia da COVID-19, que inviabilizou o contato dos estudantes com hospitais, laboratórios e sala de aula. Precarizando, dessarte, a qualificação dos alunos em áreas específicas e práticas como a Ginecologia e a Obstetrícia.
Dessa forma, o programa do PadrinhoMed, na especialidade supracitada, trouxe a oportunidade de conectar estudantes com um especialista na área, a fim de, juntos, trocarem conhecimentos do campo teórico profissional e, sobretudo, saberes no que tange a modernização do âmbito da saúde. No decorrer da mentoria, ligada ao eixo de educação interprofissional, o preceptor separou seus orientados em grupos, trazendo apresentações semanais para abordar temas que são comuns no dia a dia do profissional de ginecologia e obstetrícia, tais como: Rastreio do câncer de mama, Colpocitologia oncótica, Pré-natal, Anticoncepcionais orais, Síndrome do ovários policísticos, endometriose, abordagem na hemorragia aguda, Doença trofoblástica gestacional, leiomatose, gestação ectópica, DIU, Câncer de colo de útero, Implantes subdérmicos, Diabetes gestacional, Doença Hipertensiva específica da estação (DHEG), Vulvogaginites, Trabalho de parto, Imunohistoquimica, Hiperêmese gravídica, Interpretação de cardiotocos.
Além dos encontros semanais, o preceptor estava sempre ministrando sobre novas ocorrências em seu campo de atuação, trabalhos demonstrativos e, muitas vezes, situações que haviam sido vivenciadas recentemente em seus plantões. Promovendo, então, o debate entre os alunos e a troca de conhecimento e ponto de vista, de modo a enriquecer a formação e o currículo dos mesmos.
Nesse ínterim, o programa foi responsável por dar a possibilidade de acompanhar o preceptor em campo prático no período de recesso acadêmico, somando, assim, conhecimentos práticos acerca do que foi debatido durante o processo de apadrinhamento e garantindo o contato direto entre aluno e práticas médicas específicas, bem como com o mercado de trabalho, a rotina e a qualidade de vida dos médicos ginecologistas e obstetras.
É imperioso, portanto, salientar que esse processo de mentoria é responsável não só por agregar um conhecimento teórico aos afilhados, mas, principalmente, por habituá-los ao cenário profissional do ginecologista e obstetra, garantido experiências na área, o conhecimento sobre casos específicos e um contato direto com a realidade de futuros pacientes. Garantindo, por fim, uma maior probabilidade de bom desempenho e diagnóstico.