Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE E MICHEL FOUCAULT: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
Fernanda Carlise Mattioni, Cristianne Maria Famer Rocha, Michele Neves Meneses, Liliane Spencer Brochier, José Gabriel Leão

Última alteração: 2021-12-20

Resumo


A Promoção da Saúde (OS) é um dos pilares de sustentação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Por estar inserida nos territórios de vida das pessoas, a Atenção Primária em Saúde (APS) se constitui como espaço privilegiado para a realização de práticas de Promoção da Saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar as práticas de Promoção da Saúde na APS, a partir de algumas das teorizações de Michel Foucault.

Desenvolvimento:

Realizou-se uma pesquisa de campo, descritiva, qualitativa, com inspiração genealógica. Foram entrevistados 23 trabalhadores da APS para a coleta dos dados empíricos.

Resultados:

A análise dos dados deu origem aos seguintes resultados: 1) foi identificado um campo heterogêneo de práticas de PS, que se constitui por meio da circulação de diferentes saberes e poderes; 2) as práticas são permeadas por discursividades que se alinham à governamentalidade neoliberal e práticas que se colocam como contraconduta a tais discursividades; 3) a análise das emergências e proveniências das práticas de PS na APS explicita as condições de possibilidade de sua construção histórica; 4) o principal efeito das práticas de Promoção da Saúde na APS está associado à diminuição da medicalização e à adoção de elementos da Clínica Ampliada. Já as principais dificuldades decorrem da precarização das políticas públicas, oriundas das medidas de austeridade fiscal adotadas nos últimos anos, no país. São descritas, como possibilidades a serem exploradas para potencializar a PS na APS: o fortalecimento das atividades formativas no âmbito das unidades de saúde; a problematização dos Determinantes Sociais da Saúde e os métodos de fomento à participação; a coletivização das demandas em saúde; a valorização e o reforço das conquistas e das ações coletivas; o resgate da cultura e de hábitos comunitários locais; e, o advocacy pela Promoção da Saúde na APS.

Considerações Finais:

Aponta-se a possibilidade de construção de subjetividades, capazes de se constituírem como resistências e contracondutas à governamentalidade neoliberal, na micropolítica do trabalho realizado pelas equipes. Embora existam práticas hegemônicas, que representam os regimes de verdade da contemporaneidade, resistências e contracondutas à governamentalidade neoliberal também podem ser identificadas e têm potência para produzir outras práticas e diferentes modos de (re)existência na APS.

PALAVRAS-CHAVE: Promoção da Saúde. Atenção Primária em Saúde. Michel Foucault.