Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-27
Resumo
O trabalho trata dos resultados alcançados pelo curso FOCUS- Curso de formação para o cuidado em saúde bucal, que foi resultado da articulação ensino-serviço, envolvendo o Núcleo de Saúde Bucal Coletiva da Universidade Federal Fluminense e a Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde (ATSB) da Secretaria de Saúde do Estado (SES) do Rio de Janeiro, operacionalizado por meio de um projeto de extensão em apoio ao Projeto QualificaSUS, no âmbito da SES. Os participantes foram os coordenadores municipais de saúde bucal e profissionais das Equipes de Saúde Bucal da Estratégia Saúde da Família do estado. O FOCUS foi um curso de atualização de 40 horas, na modalidade online, com 5 encontros síncronos e um ambiente virtual de aprendizagem para as atividades assíncronas. Os objetivos foram: refletir sobre a organização do cuidado em saúde; fortalecer a gestão da atenção primária e fomentar uma rede colaborativa horizontal, para trocas e multiplicação do conhecimento. Foi estruturado em cinco eixos: atenção primária à saúde; saúde bucal na atenção primária à saúde; ferramentas para a produção do cuidado (fluxograma descritor e projeto terapêutico singular) e; ferramenta de mediação de conflitos (processo circular). Foram certificados 57 alunos dos 61 matriculados, representando cinco das nove regiões de saúde do estado, divididos em duas turmas no segundo semestre de 2021. 75% eram do sexo feminino, um terço atuava em município diferente daquele de moradia; 50% tinham mais de 20 anos de formado se ; 44% eram coordenadores ou da equipe de gestão. Na primeira turma, 75% dos coordenadores somava mais de 5 anos de experiência na gestão, enquanto na segunda turma 75% tinha menos de 5 anos. 92% dos municípios tinham no organograma a coordenação de saúde bucal e 57% tinham Centro de Especialidades Odontológicas. Ao final de cada turma foi enviado link de avaliação, via grupo de aplicativo. Responderam 47 de 57 concluintes. Os principais resultados apontaram que para 91,5% dos respondentes o curso atendeu as expectativas, 89,4% classificaram os temas como muito relevantes para a prática e 79% indicaram que a partir do desenvolvimento do curso houve mudança no cotidiano de trabalho. Foram algumas mudanças citadas: na condução e compreensão das visitas domiciliares; na atenção às necessidades dos usuários; na comunicação entre os membros da equipe e, na organização pessoal para continuar estudando questões relacionadas com o trabalho. Pelos resultados alcançados, pode-se considerar que cursos que discutem temas relacionados com o processo de trabalho no SUS tem adesão dos trabalhadores; que ofertas de curta duração podem significar altos percentuais de integralização e servirem como incentivo e fortalecimento para outras estratégias locais de educação permanente; que na integração ensino-serviço ambos aprendem e ensinam; que formar turmas mistas com profissionais da assistência e gestão de diferentes munícipios, promove trocas de experiências entre as redes, mas também reforça a ideia de que todos – do seu lugar de trabalho - fazem gestão e; que ofertas na modalidade da educação online são interessantes pela possibilidade de amplo acesso e custo oportuno.