Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
A mudança nos paradigmas do cuidado do homem influenciado pelas atividades de educação permanente do Programa Qualifica APS do ICEPi.
mauricio ubiratan da silva freire, marianna moura siqueira

Última alteração: 2022-01-10

Resumo


Sabe-se que a mortalidade masculina é muito maior que a feminina comparativamente, e o novembro azul traz para o homem a responsabilidade do seu cuidado para prevenir o câncer de próstata. Entretanto, por meio da cartilha da PNAB (política nacional de atenção básica) encaminhada durante as atividades do ICEPi em novembro, conhecemos a política nacional de atenção integral à saúde do homem (PNAISH). Nesta, é retratada a auto responsabilidade do homem quanto ao seu cuidado, tanto na prevenção de doenças quanto ao tratamento. As atividades, por meio do boletim epidemiológico de doenças e agravos não transmissíveis (DANT’s), mostraram a alta taxa de mortalidade de homens por causas externas (5-49 anos) e por doenças cardiovasculares (> 49 anos), sendo maiores do que a mortalidade por câncer de próstata. Assim sendo, mostra-se que a saúde do homem não deve ser resumida somente ao mês de novembro ou ao câncer de próstata propriamente dito, mas sim, a importância do acesso e acolhimento desse público na atenção primária, juntamente com a sua educação em saúde, a fim deste assumir a responsabilidade do seu cuidado. Motivados pelas atividades do ICEPi, fizemos uma palestra interativa contando com a presença de homens da área da unidade de saúde de Jardim Itapemirim, no município de Cachoeiro de Itapemirim-ES, que ocorreu no dia 25/11/2021. Nessa palestra, foram abordados vários assuntos sobre a saúde do homem e a necessidade de sua longitudinalidade, e fomos surpreendidos positivamente, por muitos feedbacks positivos, tanto dos homens que lá estavam, quanto dos profissionais das equipes da unidade que participaram da atividade, pois acreditavam que saúde do homem se resumia apenas a prevenção do câncer de próstata. Diante dos conhecimentos adquiridos, nos comprometemos a realizar um trabalho diferenciado quanto à saúde do homem, tentamos sensibilizar a equipe quanto a mudança de estratégias para cuidar desse e outros públicos, e principalmente, disseminamos nos usuários presentes a importância e a segurança que o autocuidado integral e longitudinal gera em suas vidas.

Palavras-chave: saúde do homem, ICEPi, autocuidado, autonomia, longitudinalidade, integralidade, atenção primária, novembro azul.