Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Experiência de inovação aberta do município de Teresópolis -RJ e da organização Impulso Gov. - Criação de um dispositivo de avaliação do Previne Brasil.
Luiza Aiglê Freitas, Edneia Tayt-Sohn Martuchelli

Última alteração: 2021-12-16

Resumo


Apresentação

Diante da nova portaria nº 2.979/GM/MS de 2019, e as mudanças trazidas nos modelos de custeio da APS no âmbito do SUS, as gestões municipais contemplaram um novo panorama de organização de processo de trabalho, de registro de informações e de adesão para expansão da rede, impulsionando-as a buscar novas ferramentas para processar as novas informações e impulsionar o município.

Em novembro de 2020, a organização sem fins lucrativos Artemisia e a Associação Civil sem fins lucrativos Umane, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID e o Instituto Arapyaú lançaram a plataforma de inovação aberta - Atenção Primária a Saúde, selecionando municípios com propostas que impactariam suas realidades, e disponibilizando. Neste sentido, a Startup IMPULSO e o município de Teresópolis ganham destaque com a proposta de um dispositivo ao qual traria dados atualizados dos indicadores, possibilitando a criação de estratégias em tempo hábil para o alcance das metas estipuladas pelo Programa Previne Brasil.

O processo de construção e implantação demandaram avaliação do perfil das equipes, a partir de entrevistas com diversos profissionais da rede, e diante das informações recolhidas, as unidades foram classificadas em personas, informações essenciais para intervenções no matriciamento sobre os indicadores do Previne Brasil. Com isso, a construção de uma rede sistematizada de informações partindo de pontos focais deram base para estratégias de manutenção das informações e do uso do dispositivo como ferramenta para novos processos.

Objetivo: Relatar o processo de qualificação e amplificação do acesso da Atenção Primária à informações atualizadas e facilitadas dos indicadores do Previne Brasil. Além de aproximar inovações focadas na atenção primária à saúde e o setor público.

 

Desenvolvimento do trabalho

A partir da seleção do município de Teresópolis e juntamente com a seleção da Impulso Gov, deu-se início a fase de criação e desenvolvimento do piloto no território. Iniciou-se com o Discovery e o aprofundamento sobre os processos de trabalho das profissionais de assistência da ponta, em especial da coleta, registro e uso de dados em suas rotinas.

Foram realizadas mais de 10 entrevistas com profissionais de funções e unidades diferentes da Atenção Primária do Município, com o ideal de exploração e entendimento da realidade no cotidiano dos profissionais de saúde.

Foram encontrados grandes desafios estruturais para o PREVINE BRASIL em Teresópolis. Dentre eles, o uso de dados que eram alimentados através de três vias diferentes, CDS no computador, CDS escrito e enviado posteriormente para digitação em outra unidade e Thrift, além do conhecimento dos campos necessários para preenchimento dos indicadores pelas equipes, em destaque.

A partir destes desafios, foi criado o Painel de Indicadores do Previne Brasil, que possui o intuito de ser parte principal na estratégia do município, para atingir as metas estabelecidas pelo programa no menor período de tempo. Foram aproximadamente 8 meses de co-criação, com reuniões semanais e imersão na temática. Fatores que trouxeram inúmeros benefícios para os gestores e profissionais de saúde de Teresópolis, no que acarreta na melhoria da qualidade da saúde pública do município.

O município multiplicou em uma primeira fase, as informações referentes aos eixos do PREVINE Brasil através de reuniões virtuais por macro áreas, as quais englobam um quantitativo de Unidades de Saúde (Micro Área), fomentando troca de experiências e possíveis dúvidas. Na segunda fase foi divulgado um kit de boas vindas de forma virtual contendo todas as informações pertinentes ao PREVINE Brasil, para que pudessem consultar sempre que necessário.

Também foram feitas visitas em cada micro área para sanar dúvidas quanto à prática da alimentação do sistema. Nesta fase, foram identificadas muitas divergências referente ao processo de trabalho e os itens necessários para atingir os indicadores do PREVINE BRASIL e fragilidades quanto à estrutura do sistema terceirizado contratado pelo município (Thrift), gerando um processo de educação permanente quanto a temática no processo de trabalho das equipes de atenção primária e uma reorganização de campos de preenchimento, informações disponíveis, fluxos de atendimento do sistema thrift do município.

Na última fase, foram realizadas oficinas de capacitação do PREVINE Brasil, trazendo significado do dispositivo do Painel de Indicadores no cotidiano da APS, diante da comunidade e da gestão. Em seguida foi repassado o link do dispositivo para todas as unidades de saúde, realizando algumas rodadas de treinamento.

Impacto

O painel de Indicadores, já apresenta os seus primeiros resultados. Através dos dados mapeados praticamente em tempo real, faz com que o município consiga  identificar quais são as estratégias de saúde que mais são palpáveis de celebração e quais deveriam ser substituídas. Diante disto, as 27 unidades básicas de saúde do município, possuem uma melhor transparência e retorno de suas ações.

Com o material desenvolvido, como vídeos trazendo o passo a passo do preenchimento em cada modalidade de sistema, seja o CDS, PEC ou Sistema Thrift para cada um dos sete indicadores de desempenho e também cartilhas para informação do Previne Brasil, trazendo os três eixos de financiamento, as equipes começam a entender o impacto que o registro correto, o atendimento de qualidade e como seu trabalho é importante para o alto desempenho do município.

Antes haviam grandes dúvidas e desinteresse por parte dos profissionais da ponta em entender e buscar colocar na prática, o planejamento que era desenvolvido pelos gestores. Atualmente, os profissionais compreendem e se sentem motivados, para que todas as Unidades que compõe a Atenção Primária, tenham desenvolvimento satisfatório, para que juntos possam alcançar os objetivos e metas do Previne Brasil. Mostrando assim, que é possível utilizar da inovação aberta para potencializar o setor público em saúde, com foco na atenção primária, que muitas vezes é subestimada, mas é tão importante para o tratamento de milhões de brasileiros. Iniciativa pioneira para o fortalecimento da saúde pública do país.

Considerações Finais

A experiência retrata o impacto que iniciativas de inovações em parceria com setores privados trazem à gestão pública. O processo de instrumentalizar em tecnologias leves a APS, potencializando a capacidade de alcance dos indicadores, e consequentemente o aumento do financiamento federal, qualifica e empodera a APS, expandido a rede e capacitando os profissionais para um cuidado longitudinal e integral da população.